13391
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Brincadeiras com sons do corpo

As crianças vão explorar novas brincadeiras envolvendo música e dança

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Wildes Gomes de Campos

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É fundamental que você experimente, previamente, extrair sons de seu próprio corpo. Pesquise na internet, buscando grupos e artistas que realizam este trabalho, como o Barbatuques, entre outros. Seguem indicações:

- Bate o Monjolo - Livro Brincadeiras cantadas de cá e de

- Canal Barbatuques no YouTube:http://www.youtube.com/barbatuques

- Palavra Cantada - Como fazer sons com a boca - bolinha de sabão (Paulo Tatit)

- Brincadeira musical Yapo - DVD Brincadeiras musicais da Palavra Cantada - volume

Áudios:http://www.mcd.com.br/corpo-do-som/. Neste caso algumas adaptações serão necessárias nas etapas indicadas no Durante.

Materiais:

Equipamentos para reproduzir os vídeos (CPU ou notebook e data show ou TV e DVD) ou ao menos os áudios (até mesmo com o seu celular, se possível). Garanta um volume adequado ao ambiente.

É importante apresentar às crianças elementos da cultura para exercícios de apreciação, imitação e criação a partir de modelos. O uso da tecnologia também deve fazer parte da proposta pedagógica da Educação Infantil.

Para o trabalho com os vídeos, o ideal é baixá-los anteriormente para não ficar na dependência da internet. Veja as indicações apresentadas nas etapas 2, 4 e Para finalizar deste plano ou escolha outras canções que desejar. Teste previamente todos os equipamentos e os vídeos que serão utilizados para que a atividade ocorra sem imprevistos.

Espaços:

A atividade precisa ser realizada em algum espaço fechado, que favoreça uma boa acústica, livre de móveis e sem muita claridade, por conta dos vídeos - sendo ideal um pátio interno, uma biblioteca ou mesmo a sala.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 20 minutos, se forem seguidas todas as etapas, dependendo do interesse das crianças e da possibilidade de adequação à rotina da escola. Caso o professor não utilize alguma das canções propostas, esse tempo será reduzido.

Perguntas para guiar suas observações:

1.As crianças experimentam reproduzir os sons que ouvem e criam novos com os corpos?

2. As brincadeiras realizadas provocam novas descobertas na interação entre as crianças e o professor?

3.As crianças criam novas formas de brincar com o corpo, utilizando-se de diversas canções e explorando diferentes ritmos e movimentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

O brincar com sons do corpo pode ser realizado por todas as crianças, respeitando-se toda e qualquer limitação e acolhendo as diferentes formas de exploração e de criação do grupo e de cada criança, individualmente.

A utilização da tecnologia (imagem e som) também favorece a compreensão da proposta e estimula a participação de todas as crianças.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Antes de passar o vídeo, provoque a curiosidade das crianças e busque potencializar sua escuta e atenção. Organize as crianças no local em que montou a projeção para essa atividade que se desenrolará em grande grupo e contextualize a proposta falando para elas que poderão se divertir muito dançando e brincando com o corpo. É interessante uma organização em semicírculo para que, ao mesmo tempo, possam assistir ao vídeo e interagir com você e com os colegas. A princípio, as crianças ficam sentadas. Na medida em que assistem às canções, garanta a livre movimentação delas, de modo que possam interagir em pequenos grupos, aos pares, com os adultos presentes, ajudando-se mutuamente.

Possíveis falas do professor neste momento: Quem já viu um show musical? O que utilizam geralmente para fazer os sons? Há alguns grupos que usam alguns sons diferentes para cantar e tocar, sem usar instrumentos de verdade?

Possíveis ações das crianças neste momento: algumas podem se utilizar apenas de gestos para demonstrar seu conhecimento sobre os grupos musicais e como eles tocam, imitando, por exemplo, os gestos de tocar violão, guitarra, bateria etc. A partir disso, converse com as crianças sobre o som que esses instrumentos fazem.


2

Convide as crianças para ouvir o grupo Barbatuques e observar quais músicas vão cantar e tocar e o que usam para fazer sua apresentação. A opção no momento é de uma música que as crianças já conhecem para que percebam que a música é tocada e cantada, sem o uso da voz (letra da música).

Coloque o vídeo Peixinhos do Mar, dos Barbatuques

As crianças podem participar livremente da brincadeira cantada junto com o grupo Barbatuques, escolhendo os colegas, levantando, dançando, imitando os movimentos, cantando a música que já conhecem ou apenas assistindo ao vídeo.

Não interrompa ou direcione as ações das crianças, deixe-as livres, observe e brinque com elas. Respeite os diferentes modos de participação, apoiando-as.


3

Momento de falar sobre a experiência, pesquisar e explorar mais sons com o corpo.

Após o término do vídeo, converse com as crianças sobre o que acharam, o que os cantores usaram, que música que cantaram, que som acharam mais engraçado etc.

Proponha que elas repitam alguns sons e movimentos que observaram e peça que criem novos, usando outras partes do corpo.

Vocês podem cantar junto as canções Peixinhos do Mar e Marinheiro Só, que estão no vídeo.

Normalmente as crianças pedem para repetir o vídeo. É muito interessante que isso seja feito, a não ser você que perceba que não houve interesse por parte da maioria.

Durante a repetição, elas podem brincar mais ativamente, convidando os colegas que antes só assistiram ao vídeo e até mesmo utilizando sons e movimentos diferentes dos realizados pelos Barbatuques.

Possíveis falas do professor neste momento: Então crianças, como eles fizeram para cantar e tocar? Ah! Usaram algumas partes do corpo, não é? Quais? Vamos experimentar também?; Podemos usar outras partes do corpo?

Possíveis ações da criança neste momento: Eles fizeram assim ó! (imita o gesto, sem emitir o som).


4

Antecipe às crianças que irão assistir à outra música do Barbatuques e que vão brincar com eles!

Coloque o vídeo: "Que

Na primeira vez, a música é apresentada inteira e as crianças participam livremente da brincadeira. Em seguida, conduza a brincadeira sem o vídeo, com as crianças cantando, criando e copiando os sons inventados pelos colegas.

(texto da brincadeira)

Que som a/o (falar o nome de uma criança) agora vai fazer,

faça um som do corpo para que eu possa aprender.

É 1, é 2, é 3 e já:

(a criança cria seu som e movimento)

A brincadeira vai sendo repetida até que todos (que desejarem) participem. Experimente convidar duas crianças juntas, para que as que se revelam mais tímidas também entrem na brincadeira de criar sons com o corpo. Da mesma forma que a etapa 2, se desejar, repita a brincadeira, com o vídeo.


5

Proponha que todos sentem-se novamente na roda e converse com as crianças sobre a brincadeira anterior, para que exponham descobertas, digam o que gostaram ou não gostaram, o que acharam engraçado, ou que deu medo etc.

Retome alguns movimentos e sons realizados durante a brincadeira:

Que som diferentes vocês conseguiram fazer com as mãos? E com os pés?

E com a bochecha? E com o peito?

Há vários sons que podemos fazer com a boca? Qual você gostou de fazer?

É gostoso rir não é mesmo? Será que nossas risadas são iguais? Vamos ver?

Que outras partes do corpo vocês utilizaram? Como?

Outras provocações podem ser propostas na medida em que as crianças compartilham impressões e experiências.

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Aquele do grupo fez assim ó (e repete o movimento e/ou o som). Aquele outro caiu (a criança cai no chão e todos riem).

Para finalizar:

Convide as crianças para sentarem-se novamente em roda, para a finalização desta atividade em grande grupo.

Anuncie que irão fazer agora uma brincadeira com sons mais baixinhos, mais tranquilos e que vão ouvir o grupo Palavra Cantada.

Coloque o vídeo da música Ti Cutucá (Paulo

Acompanhe os movimentos e sons propostos na brincadeira apresentadas no vídeo, brincando junto com as crianças. Ao final da brincadeira, convide-as para um gostoso abraço coletivo! Diga que poderão repetir outras vezes as brincadeiras deste dia e conhecer outras em que se pode usar as partes do corpo para fazer sons.

Desdobramentos

Existem inúmeras brincadeiras cantadas que utilizam sons do corpo disponíveis na internet e que circulam na sociedade. As brincadeiras propostas nesta atividade podem ser repetidas e outras similares podem ser inseridas em seu planejamento. Outra proposta que pode ser realizada a partir dessas brincadeiras é a gravação dos sons que as crianças descobriram e criaram com o corpo. Em seguida, elas escutam e comentam a gravação.

Utilize, se possível, um microfone para amplificar os sons, ampliando as experiências das crianças com eles e com aparatos tecnológicos.

Engajando as famílias

Geralmente as crianças se divertem (e aprendem!) muito com estas brincadeiras com sons do corpo, pois o ritmo provoca envolvimento e possibilita movimentação ampla e espontânea delas. Sua turma pode escolher uma ou duas das brincadeiras realizadas na escola para fazê-las junto com os familiares, em um momento de reunião de pais ou evento com a comunidade. Havendo possibilidade, convide-os para participar algum dia de uma roda de música na escola, em horário de entrada ou saída, por exemplo. Sugestão de texto para convidar a comunidade:

Atenção, familiares! Na sexta-feira (dia X/X) faremos uma roda de música para brincar com os sons do nosso corpo. Venham brincar com a gente! Será logo no início/final da nossa manhã/tarde. Esperamos por vocês!


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano