13283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Interpretação de uma canção com o corpo

POR: Nadia Camargo 24/11/2018
Código: LPO1_01SQA03

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre interpretar corporalmente uma canção fazendo movimentos com o próprio corpo para acompanhar o ritmo, melodia e letra.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: aparelho de áudio, música gravada ou acesso à internet com caixa de som, espaço para que as crianças possam dançar.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos mais tímidos talvez tenham dificuldade em se expressar no início da atividade. Procure criar um ambiente em que a criança se sinta à vontade e não pressionada a fazer a atividade.

Referências sobre o assunto: SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. (Disponível em http://www.presencape-dagógica.com.br/capa6/artigos/52.pdf). LERNER,Delia.Ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed,2002. Sobre a importância da expressão corporal no desenvolvimento infantil: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/3023620 acessado em 14/10/2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Diga aos alunos que hoje aprenderão uma nova música e que essa é uma ótima música para ser acompanhada por mímicas. Diga que, todos juntos, irão escutar a música e pensar em quais movimentos poderão fazer para representar, fazendo mímicas, aquilo que está sendo dito na letra. E que após essa primeira etapa, vocês irão dançá-la.

A música sugerida para esta aula é Tumbalacatumba. Existem várias versões desta canção, segue o link de duas destas versões:

Versão Palavra Cantada - Pandalelê - Brinquedos Cantados

Versão Xuxa - Tumbalacatumba

ambos acessado em 14/10/2018.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em roda.
  • Desperte o interesse da turma dizendo que essa música tem um nome comprido e bem diferente. Diga o nome da música a eles e pergunte se alguém já ouviu esse nome antes.
  • Aguce a curiosidade questionando sobre o tema dessa canção. Você poderá dizer: Sobre o que será que essa música vai falar? Será que podemos encontrar alguma pista no nome desta canção? Permita que se expressem.
  • Em seguida, escreva o nome da canção na lousa de destaque a palavra que existe dentro do nome da canção - TUMBA. Diga: Vocês repararam que dentro do nome desta canção existe outra palavra - TUMBA, e que ela aparece duas vezes? No início e no fim? Alguém aqui sabe o que a palavra ‘tumba’ significa? Deixe que os alunos falem. Caso ninguém saiba o significado da palavra, diga que tumba significa cova, que nada mais é que um buraco que fazem no chão para se enterrar os mortos no cemitério. Então pergunte: Agora que vocês sabem o que é tumba, e que a música que vamos ouvir se chama Tumbalacatumba, sobre o que será que ela vai falar? Deixe as crianças comentarem brevemente.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Diga que você colocará a música uma primeira vez para tocar e que todos deverão ouví-la até o final com muita atenção para verificar se a letra condiz com aquilo que conversaram anteriormente.
  • Após ouvirem pergunte: E então, gostaram da música? Será que acertamos o tema da música? Sobre o que ela está falando? Permita com que as crianças falem.
  • Coloque a música uma segunda vez, dizendo às crianças que agora elas irão dançar e fazer as coisas que estão sendo dita na letra da canção. Diga que elas poderão ficar à vontade para fazer todos os movimentos descritos na letra e que então, vocês sentarão novamente na roda para trocar ideias sobre os movimentos realizados. Coloque a música.
  • Após essa primeira interpretação corporal da música, organize novamente os alunos em roda e pergunte: Qual deve ser o primeiro movimento a ser feito na música? Uma boa ideia é que todas estejam deitadas antes de iniciar a música para simular o início “todas as caveira saem da tumba”
  • Discutam sobre como devem ser os movimento de uma caveira, pergunte: Será que ela anda, se mexe ou dança igual a uma pessoa viva? O que vocês acham? Peça para que demonstrem como deve ser os movimentos de uma caveira.
  • Então discuta com os alunos todas as ações das caveiras ao longo da canção bem como poderá ser a respectiva mímica: andar pelas ruas, imitar chinês, tirar retrato, apertar o cinto, jogar xadrez, mascar chicletes, pintar as unhas, comer biscoitos, lavar os pés, etc.
  • Para finalizar pergunte: Será que existe apenas um jeito de fazer as mímicas? A ideia é criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para interpretar a música do seu jeito.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Diga que você tocará a música mais algumas vezes para que todos possam interpretá-la do seu melhor jeito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: aparelho de áudio, música gravada ou acesso à internet com caixa de som, espaço para que as crianças possam dançar.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos mais tímidos talvez tenham dificuldade em se expressar no início da atividade. Procure criar um ambiente em que a criança se sinta à vontade e não pressionada a fazer a atividade.

Referências sobre o assunto: SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. (Disponível em http://www.presencape-dagógica.com.br/capa6/artigos/52.pdf). LERNER,Delia.Ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed,2002. Sobre a importância da expressão corporal no desenvolvimento infantil: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/3023620 acessado em 14/10/2018.

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Diga aos alunos que hoje aprenderão uma nova música e que essa é uma ótima música para ser acompanhada por mímicas. Diga que, todos juntos, irão escutar a música e pensar em quais movimentos poderão fazer para representar, fazendo mímicas, aquilo que está sendo dito na letra. E que após essa primeira etapa, vocês irão dançá-la.

A música sugerida para esta aula é Tumbalacatumba. Existem várias versões desta canção, segue o link de duas destas versões:

Versão Palavra Cantada - Pandalelê - Brinquedos Cantados

Versão Xuxa - Tumbalacatumba

ambos acessado em 14/10/2018.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em roda.
  • Desperte o interesse da turma dizendo que essa música tem um nome comprido e bem diferente. Diga o nome da música a eles e pergunte se alguém já ouviu esse nome antes.
  • Aguce a curiosidade questionando sobre o tema dessa canção. Você poderá dizer: Sobre o que será que essa música vai falar? Será que podemos encontrar alguma pista no nome desta canção? Permita que se expressem.
  • Em seguida, escreva o nome da canção na lousa de destaque a palavra que existe dentro do nome da canção - TUMBA. Diga: Vocês repararam que dentro do nome desta canção existe outra palavra - TUMBA, e que ela aparece duas vezes? No início e no fim? Alguém aqui sabe o que a palavra ‘tumba’ significa? Deixe que os alunos falem. Caso ninguém saiba o significado da palavra, diga que tumba significa cova, que nada mais é que um buraco que fazem no chão para se enterrar os mortos no cemitério. Então pergunte: Agora que vocês sabem o que é tumba, e que a música que vamos ouvir se chama Tumbalacatumba, sobre o que será que ela vai falar? Deixe as crianças comentarem brevemente.

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Diga que você colocará a música uma primeira vez para tocar e que todos deverão ouví-la até o final com muita atenção para verificar se a letra condiz com aquilo que conversaram anteriormente.
  • Após ouvirem pergunte: E então, gostaram da música? Será que acertamos o tema da música? Sobre o que ela está falando? Permita com que as crianças falem.
  • Coloque a música uma segunda vez, dizendo às crianças que agora elas irão dançar e fazer as coisas que estão sendo dita na letra da canção. Diga que elas poderão ficar à vontade para fazer todos os movimentos descritos na letra e que então, vocês sentarão novamente na roda para trocar ideias sobre os movimentos realizados. Coloque a música.
  • Após essa primeira interpretação corporal da música, organize novamente os alunos em roda e pergunte: Qual deve ser o primeiro movimento a ser feito na música? Uma boa ideia é que todas estejam deitadas antes de iniciar a música para simular o início “todas as caveira saem da tumba”
  • Discutam sobre como devem ser os movimento de uma caveira, pergunte: Será que ela anda, se mexe ou dança igual a uma pessoa viva? O que vocês acham? Peça para que demonstrem como deve ser os movimentos de uma caveira.
  • Então discuta com os alunos todas as ações das caveiras ao longo da canção bem como poderá ser a respectiva mímica: andar pelas ruas, imitar chinês, tirar retrato, apertar o cinto, jogar xadrez, mascar chicletes, pintar as unhas, comer biscoitos, lavar os pés, etc.
  • Para finalizar pergunte: Será que existe apenas um jeito de fazer as mímicas? A ideia é criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para interpretar a música do seu jeito.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Diga que você tocará a música mais algumas vezes para que todos possam interpretá-la do seu melhor jeito.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Interpretação de uma canção com o corpo

Finalidade da aula: Interpretar corporalmente uma canção fazendo movimentos com o próprio corpo para acompanhar o ritmo, melodia e letra.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Letra de Canção / Cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Apreciação estética/Estilo/Decodificação/Fluência de leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP18, EF12LP01, EF12LP04, EF15LP17

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: aparelho de áudio, música gravada ou acesso à internet com caixa de som, espaço para que as crianças possam dançar.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos mais tímidos talvez tenham dificuldade em se expressar no início da atividade. Procure criar um ambiente em que a criança se sinta à vontade e não pressionada a fazer a atividade.

Referências sobre o assunto: SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. (Disponível em http://www.presencape-dagógica.com.br/capa6/artigos/52.pdf). LERNER,Delia.Ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed,2002. Sobre a importância da expressão corporal no desenvolvimento infantil: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/3023620  acessado em 14/10/2018.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes