Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula:Interpretação de uma canção com o corpo
Finalidade da aula: Interpretar corporalmente uma canção fazendo movimentos com o próprio corpo para acompanhar o ritmo, melodia e letra.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Letra de Canção / Cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Apreciação estética/Estilo/Decodificação/Fluência de leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP18, EF12LP01, EF12LP04, EF15LP17
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: aparelho de áudio, música gravada ou acesso à internet com caixa de som, espaço para que as crianças possam dançar.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Alunos mais tímidos talvez tenham dificuldade em se expressar no início da atividade. Procure criar um ambiente em que a criança se sinta à vontade e não pressionada a fazer a atividade.
Referências sobre o assunto: SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. (Disponível em http://www.presencape-dagógica.com.br/capa6/artigos/52.pdf). LERNER,Delia.Ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed,2002. Sobre a importância da expressão corporal no desenvolvimento infantil: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/3023620 acessado em 14/10/2018.