13260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo o gênero “cantiga”

POR: Nadia Camargo 24/11/2018
Código: LPO1_01SQA01

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para o 1º ano do Fundamental sobre Aprender a letra e coreografia de uma cantiga

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.

Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html

https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/; https://www.letras.com.br/biografia/cantigas-populares

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Conte para a turma sobre o que será a aula.
  • Pergunte se eles já ouviram a palavra “cantiga” e se sabem o que é.
  • Diga que cantiga é um tipo de música e que vocês irão aprender uma cantiga hoje.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em roda.
  • Pergunte às crianças: “Vocês conhecem alguma cantiga/música que além de cantar parece ser uma brincadeira também?”.
  • Conforme as crianças forem respondendo, questione: “Quem lhe ensinou essa música?”; “Onde você aprendeu?”; “Em que momentos você costuma cantá-la?”; “Por que podemos dizer que essa música também pode ser considerada uma brincadeira?”.
  • Deixe as crianças se expressarem e intervenha quando necessário.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga às crianças que você também conhece algumas cantigas e escolheu uma para eles aprenderem a cantar e a dançar.
  • Diga que primeiro vocês irão apenas ouvi-la num áudio que você trouxe, sentados em roda mesmo. Compartilhe o título da cantiga “O Pai Francisco” e coloque o áudio. Você poderá encontrar a música no link https://www.youtube.com/watch?v=ZJlSI10bZoM
  • Após ouvir o áudio, sugira que todos cantem juntos a música. Ensine a cantiga por partes, fazendo-os repetí-la verso por verso. Depois amplie para a estrofe: cante a estrofe e peça que repitam. Por fim cante a música toda junto com a classe uma duas ou três vezes.
  • Aprendida a cantiga, peça para que fiquem de pé, em roda mesmo, e ensine a coreografia (no caso desta música, a coreografia pode se resumir à simulação de alguém tocando um violão e no final da música “Como ele vem todo requebrado, Parece um boneco desengonçado” as crianças poderão brincar com o corpo simulando um boneco desengonçado- explique o significado da palavra ‘desengonçado’). Faça a sequência passo a passo a fim de que todos possam acompanhar.
  • Coloque o áudio da cantiga e repitam a coreografia algumas vezes.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize novamente os alunos em roda.
  • Com as crianças sentadas conversem sobre a aula realizada. Pergunte:: “O que vocês acharam dessa cantiga?”; “ Ela combina com os movimentos que fizemos com o corpo?”; “ Vocês gostaram da brincadeira? Por quê?”; “Já tinham brincado de algo parecido?”
  • Permita que as crianças se expressem.
  • Sugestões de atividades complementares:
  • Enviar uma pesquisa aos pais sobre cantigas com o objetivo de ampliar o repertório da turma. A pesquisa deverá ser compartilhada posteriormente.
  • Em uma outra aula o professor poderá colocar uma coletânea de cantigas para tocar e deixar as crianças brincando livremente por alguns minutos.

Materiais complementares:

Para imprimir o modelo de pesquisa a ser enviada aos pais clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.

Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html

https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/; https://www.letras.com.br/biografia/cantigas-populares

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Conte para a turma sobre o que será a aula.
  • Pergunte se eles já ouviram a palavra “cantiga” e se sabem o que é.
  • Diga que cantiga é um tipo de música e que vocês irão aprender uma cantiga hoje.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em roda.
  • Pergunte às crianças: “Vocês conhecem alguma cantiga/música que além de cantar parece ser uma brincadeira também?”.
  • Conforme as crianças forem respondendo, questione: “Quem lhe ensinou essa música?”; “Onde você aprendeu?”; “Em que momentos você costuma cantá-la?”; “Por que podemos dizer que essa música também pode ser considerada uma brincadeira?”.
  • Deixe as crianças se expressarem e intervenha quando necessário.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga às crianças que você também conhece algumas cantigas e escolheu uma para eles aprenderem a cantar e a dançar.
  • Diga que primeiro vocês irão apenas ouvi-la num áudio que você trouxe, sentados em roda mesmo. Compartilhe o título da cantiga “O Pai Francisco” e coloque o áudio. Você poderá encontrar a música no link https://www.youtube.com/watch?v=ZJlSI10bZoM
  • Após ouvir o áudio, sugira que todos cantem juntos a música. Ensine a cantiga por partes, fazendo-os repetí-la verso por verso. Depois amplie para a estrofe: cante a estrofe e peça que repitam. Por fim cante a música toda junto com a classe uma duas ou três vezes.
  • Aprendida a cantiga, peça para que fiquem de pé, em roda mesmo, e ensine a coreografia (no caso desta música, a coreografia pode se resumir à simulação de alguém tocando um violão e no final da música “Como ele vem todo requebrado, Parece um boneco desengonçado” as crianças poderão brincar com o corpo simulando um boneco desengonçado- explique o significado da palavra ‘desengonçado’). Faça a sequência passo a passo a fim de que todos possam acompanhar.
  • Coloque o áudio da cantiga e repitam a coreografia algumas vezes.

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize novamente os alunos em roda.
  • Com as crianças sentadas conversem sobre a aula realizada. Pergunte:: “O que vocês acharam dessa cantiga?”; “ Ela combina com os movimentos que fizemos com o corpo?”; “ Vocês gostaram da brincadeira? Por quê?”; “Já tinham brincado de algo parecido?”
  • Permita que as crianças se expressem.
  • Sugestões de atividades complementares:
  • Enviar uma pesquisa aos pais sobre cantigas com o objetivo de ampliar o repertório da turma. A pesquisa deverá ser compartilhada posteriormente.
  • Em uma outra aula o professor poderá colocar uma coletânea de cantigas para tocar e deixar as crianças brincando livremente por alguns minutos.

Materiais complementares:

Para imprimir o modelo de pesquisa a ser enviada aos pais clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: 
Nadia Camargo
Mentor: 
Mariana Prado
Especialista: 
Tania Rios

Título da aula: Conhecendo o gênero “cantiga”

Finalidade da aula: Que os alunos reconheçam as cantigas como uma canção popular que faz parte de alguns enredos de brincadeiras, que talvez eles já tenham participado, e que é passada de geração a geração através da oralidade. Aprender a letra e coreografia de uma cantiga

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Letra de canção / Cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. 

Prática de linguagem:Leitura e escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.

 

Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.

Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes