Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar e construir o próprio nome dando ênfase na segmentação em sílabas e na relação fonema grafema.
Materiais necessários:
- Painel com nomes de todas as crianças, escritos com letra de imprensa maiúscula e em estrutura de uma lista.
- Fichas individuais com o nome de cada criança, escrito com letras de forma maiúsculas e cada sílaba separada por uma barra.
Dificuldades antecipadas: As crianças com muita dificuldade no universo escrito (tais como as que se encontram nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro) e que ainda não se apropriaram da escrita de seus nomes podem não ter autonomia de buscar o próprio nome no painel e/ou também seguir a ordem correta das letras. Neste caso, incentive-a a consultar o painel de nomes da sala de aula e quando necessário dê pistas de como encontrar o seu nome, por exemplo, perguntando a ela:
O seu nome começa com qual som inicial?
E termina com que som?
- O seu nome começa com qual letra?
- Você precisa dar uma olhadinha nas peças do quebra-cabeça para identificar as sílabas do seu nome?
Caso algumas crianças apresentem muita facilidade, agrupe-as e misture as peças dos seus quebra-cabeças para que as crianças possam montá-los (o número de crianças a ser agrupado dependerá do grau de compreensão do sistema de escrita). Assim:
- Crianças com a hipótese de escrita pré-silábica e silábica sem ou com valor sonoro, agrupe-as em duplas (e assim terão apenas dois quebra-cabeças misturados).
- Crianças que possuem hipótese silábica alfabética e alfabética podem ser agrupadas em três ou mais (e assim terão três ou mais quebra-cabeças misturados, portanto, maior grau de desafio para montar os nomes).
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Psicopedagogia da linguagem escrita, de Ana Teberosky.
- Livro: Aprender a ler e escrever , de Ana Teberosky.
- Texto: https://novaescola.org.br/arquivo/nome-proprio/. Acesso em: 3 jul. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula perguntando à turma se alguém sabe o que é “nome próprio”.
- Depois de chegarem à conclusão de que se trata do nome de cada pessoa, pergunte:
- Como formamos um nome?
- Como ele é feito?
- O que utilizamos para escrevê-lo?
- Conclua dizendo que:
- Para formar um nome nós juntamos letras e que “juntar” te faz lembrar de outra coisa… (Vá para o próximo slide).
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Inicie a conversa sobre quebra-cabeça perguntando:
- Alguém conhece este jogo?
- Quem já o jogou?
- Como era o quebra-cabeça que você jogou?
- Onde será que surgiu?
- Quem o inventou?
- Apresente o vídeo (3min57seg) que traz um pouco desta história e que responde às questões feitas acima: Clique aqui
- Em seguida, proponha que as crianças brinquem individualmente de quebra-cabeça (tangran), que pode ser da forma concreta que está disponível para impressão no Material complementar ou online no site sugerido a seguir: Clique aqui.
- Ou online no site sugerido a seguir: Clique aqui.
- Após o jogo promova uma conversa provocando-os com as perguntas:
- O que acharam do jogo?
- Quais foram suas facilidades?
- E as dificuldades?
- Fale das variações que um quebra-cabeça pode ter (diferentes imagens, palavras, sílabas, o próprio tangran etc).
- Prepare-os para a próxima etapa (desenvolvimento), desafiando-os a construir o seu próprio quebra-cabeça dos nomes. Pergunte a eles:
- Será que vocês conseguem construir um quebra-cabeça com os seus nomes?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações:
- Realize uma atividade oral em que se fala o nome de uma criança e a turma seja desafiada a contar as sílabas, desenvolvendo suas próprias estratégias para isso. Assim:
- Professor fale o nome de algumas crianças, por exemplo: BERENICE.
- Pergunte:
- Quantas sílabas vocês contaram?
- Então o nome BERENICE tem quantas sílabas?
- Complemente:
- Isso mesmo! BERENICE tem quatro sílabas.
- Após a atividade oral, entregue para cada estudante recortes de papel de mesmo tamanho e na quantidade de sílabas do nome de cada criança.
Por exemplo, para a BERENICE entregue quatro pedaços de papel. - Entregue também a ficha do nome de cada criança com riscos dividindo-o em sílabas (BE/RE/NI/CE) para que as crianças possam realizar a cópia.
- Explique às crianças que cada sílaba deve ser escrita em um pedaço de papel.
- Circule entre as crianças observando seus registros e realize as intervenções necessárias até que todos os nomes tenham sido escritos de forma correta. Por exemplo:
- Se alguma sílaba estiver errada, oriente-a: Observe esta parte do seu nome na ficha. Está correto?
- Se alguma sílaba estiver faltando, peça que a criança observe a ficha de nome e compare com o que escreveu.
- Após a escrita, recolha a ficha do nome, embaralhe as partes do quebra-cabeça (pedaços de papel com sílabas) e desafie a criança a montá-lo.
- Caso alguma criança apresente muita dificuldade incentive-a a consultar o painel de nomes da sala de aula e quando necessário dê pistas
de como encontrar o seu nome, por exemplo, perguntando a ela: - O seu nome começa com qual letra?
- Você precisa dar uma olhadinha nas peças do quebra-cabeça para identificar as sílabas do seu nome?
- Caso algumas crianças apresentem muita facilidade, agrupe-as e misture as peças dos quebra-cabeças para que as crianças possam montá-los (o número de crianças a ser agrupado dependerá do grau de compreensão do sistema de escrita). Assim:
- Crianças com a hipótese de escrita pré-silábica e silábica sem ou com valor sonoro, agrupe-as em duplas.
- Crianças que possuem hipótese silábica alfabética e alfabética podem ser agrupadas em três ou mais.
- Desafie as crianças a escrever nomes em seus cadernos:
- Crianças com hipóteses pré-silábica e silábica escrevam o próprio nome.
- Crianças com hipóteses silábica alfabética e alfabética escrevam os nomes de alguns amigos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Conclua a atividade pedindo que todas as crianças mantenham o seu quebra-cabeça montado sobre a mesa para consulta (caso necessitem consultar).
- Aponte, aleatoriamente, para o painel de nomes e pergunte (combine que apenas o dono do nome pode falar):
- De quem é este nome?
- Caso o dono do nome não se manifeste, faça intervenções:
- Este nome termina com a sílaba ?… (escreva a sílaba no quadro para que as crianças possam consultar e identificar no seu quebra-cabeça).
- No meio deste nome tem a sílaba ?… (escreva a sílaba no quadro para que as crianças possam consultar e identificar no seu quebra-cabeça).
- Quais outras palavras começam com esta sílaba? (estimule as crianças a refletir quais palavras começam com o FE de FELIPE).
- Incentive as crianças a contar quantas letras existem em alguns nomes.
- Provoque-as a descobrir qual é o maior e o menor nome da turma e como fizeram para descobrir isso (anote as hipóteses no quadro e compare os nomes).
- Observe, professor, quais crianças conseguem ou não identificar os próprios nomes, para que, assim, você possa avaliar se a turma pode avançar no conteúdo ou se terá que propor novas atividades de acordo com a finalidade deste plano.