Plano de Aula

Plano de aula: Contando histórias: palavras com F e V

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Caixa contendo figuras de palavras com F e V; som e música; atividade para impressão.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e SSV poderão não compreender a correspondência entre o falado e o escrito, não conseguindo registrar o nome da imagem no quadro, bem como utilizar letras e símbolos para escrever tais palavras. As hipóteses SSV e SCV poderão encontrar dificuldades em registrar os nomes das figuras no quadro, apresentando apenas uma letra para compor uma sílaba. A hipótese silábica-alfabética poderá apresentar dificuldades omitindo ou acrescentando letras a mais no registro das palavras no quadro. Os alunos alfabéticos, diante da semelhança de som entre F e V, poderão realizar trocas (formiga| Vormiga). Todos os alunos poderão ainda apresentar dificuldades em contar histórias, não conseguindo continuar a história da atividade de introdução.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão ampliar a análise de palavras com sons muito parecidos, escritas com V ou F.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados