Atividade para impressão - Objetos com F e V
Objetos com F e V
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Caixa contendo figuras de palavras com F e V; som e música; atividade para impressão.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e SSV poderão não compreender a correspondência entre o falado e o escrito, não conseguindo registrar o nome da imagem no quadro, bem como utilizar letras e símbolos para escrever tais palavras. As hipóteses SSV e SCV poderão encontrar dificuldades em registrar os nomes das figuras no quadro, apresentando apenas uma letra para compor uma sílaba. A hipótese silábica-alfabética poderá apresentar dificuldades omitindo ou acrescentando letras a mais no registro das palavras no quadro. Os alunos alfabéticos, diante da semelhança de som entre F e V, poderão realizar trocas (formiga| Vormiga). Todos os alunos poderão ainda apresentar dificuldades em contar histórias, não conseguindo continuar a história da atividade de introdução.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão ampliar a análise de palavras com sons muito parecidos, escritas com V ou F.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Caixa contendo figuras cujos nomes possuem F e V: clique aqui; som e música.
Orientações:
Atenção, este slide é continuação do anterior. As imagens que aqui estão fazem parte do banco de imagens da atividade de introdução, juntamente com as imagens do slide 3. Portanto, as orientações que aparecem no slide 3 e 4 são iguais, uma vez que são a mesma atividade.
Materiais complementares: Caixa contendo figuras cujos nomes possuem F e V: clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Atividade para impressão, clique aqui.
Orientações:
Atenção, este slide é continuação do anterior, juntamente com as imagens do slide 6. Portanto, as orientações que aparecem nos slides 6 e 7 são iguais, uma vez que são a mesma atividade.
Materiais complementares: Atividade para impressão, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 3ª aula de um conjunto de três planos, com a finalidade de desenvolver a consciência fonológica através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).
Introdução
Era uma vez… Prepare com antecedência uma caixa contendo várias imagens ou objetos que possuam a letra F e V em seus nomes. O plano sugere algumas imagens (disponíveis aqui). Para esta aula, o professor deve criar um ambiente favorável para contar uma história, ou gravar um vídeo em que retira um objeto ou imagem de uma caixa e começa a contar uma história utilizando o item selecionado. Faça isso com alguns objetos ou imagens e crie um ar de mistério.
Desenvolvimento
Após encaminhar o vídeo, desafie-os a escolher 6 objetos em casa que devem ter a letra V e F (3 de cada), e solicite que façam o mesmo: tirem o objeto da caixa (ou sacola), um a um, e criem uma história. Quem se sentir confiante deve solicitar a um adulto que filme sua história e compartilhe no grupo de WhatsApp. Peça que registrem no caderno o título: ERA UMA VEZ… e escrevam os nomes dos objetos que utilizaram para a história (com auxílio, se precisarem). Esta atividade deve ser fotografada e enviada ao professor.
Fechamento
Marque um horário para conversar por videochamada sobre o que acharam das histórias. Explique que terão uma atividade individual de leitura: uma folha com algumas imagens (da atividade de introdução) para que marquem a opção com a grafia correta da palavra. O professor pode utilizar uma palavra da sua história como exemplo, como FITA, trocando-a por VITA, para que indiquem, de forma oral, qual é a grafia correta. Esta atividade de sistematização deve ser supervisionada por um adulto, no entanto, sem que ele faça pela criança. A atividade para impressão está disponível aqui, e também pode ser encaminhada por e-mail, WhatsApp ou impressa na escola para ser retirada pelos responsáveis.
Convite às famílias
Seja um ouvinte da história, proporcione um ambiente favorável para realização das atividades propostas, incentive e auxilie quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da Aula: Contando histórias: palavras com F e V
Finalidade da aula: Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Desenvolver a consciência fonológica dos alunos.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Habilidades da BNCC: EF01LP05/ EF01LP07
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Caixa contendo figuras de palavras com F e V; som e música; atividade para impressão.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e SSV poderão não compreender a correspondência entre o falado e o escrito, não conseguindo registrar o nome da imagem no quadro, bem como utilizar letras e símbolos para escrever tais palavras. As hipóteses SSV e SCV poderão encontrar dificuldades em registrar os nomes das figuras no quadro, apresentando apenas uma letra para compor uma sílaba. A hipótese silábica-alfabética poderá apresentar dificuldades omitindo ou acrescentando letras a mais no registro das palavras no quadro. Os alunos alfabéticos, diante da semelhança de som entre F e V, poderão realizar trocas (formiga| Vormiga). Todos os alunos poderão ainda apresentar dificuldades em contar histórias, não conseguindo continuar a história da atividade de introdução.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
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