ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO - CANTIGA - LP01_05ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Comparação de escrita espontânea com a escrita convencional
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O mundo em versos
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita espontânea e escrita convencional a partir da leitura de uma cantiga de roda conhecida pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de escritas.
Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita. Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e os alunos na hipótese silábica que utilizam uma letra para cada sílaba podem ou não atribuir valor sonoro à letra e, assim, poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade.
Referências sobre o assunto:
CANTA E DANÇA, de Suzana Sanson e Graça Lima, publicado pela Brinque-Book.
CD, cantigas de roda, grupo Palavra Cantada, produzido pela gravadora MCD World Music.
Cantigas para alfabetizar Vol 1. Geni Sanches Rodrigues
MORAIS, Artur gomes de, Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012. (Como eu ensino)
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo:Contexto, 2016.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA