Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo os sons iniciais das palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quantas letras têm?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

A casa e o seu dono. 2008. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=c4XaEO3I-w0>

(com duração de aproximadamente 1 minuto)

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para relacionar algumas letras aos seus valores sonoros, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes.

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: >. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que nesta aula irão recitar o poema: A casa e seu dono, do poeta Elias José, montar a lista dos nomes dos animais presentes no poema, ler e identificar os sons iniciais e finais das palavras da lista, completar os nomes dos animais com as sílabas que estão faltando, em seguida, contar e registrar a quantidade de sons de cada palavra.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados