Atividade para impressão - Banco de palavras
Banco de palavras
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas
Por: Suzanne Morais
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Cartaz/projeção do poema Vento Forte de Maria Alice Penna de Azevedo (1988).
Banco de palavras com F e V; tabela com 2 colunas; fichas de imagens; nome das imagens.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir relacionar a imagem ao seu nome, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que irão conhecer palavras com sons muito parecidos.
Atenção: segundo Athur Gomes de Moraes, nessa correspondência (F\V) não existe, no sistema alfabético do português, outra letra para registrar o som de F, ou o de V, etc. Nesses casos, nossa função é ajudar o aprendiz a analisar fonologicamente as palavras em que está cometendo trocas.
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