Plano de aula: Bingo: palavras com F e V

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares; cartela em branco para bingo; banco de palavras com F e V.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/ e não identificar as palavras na cartela durante o bingo, pois não realizam o registro escrito do falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir relacionar a palavra sorteada ao nome escrito na cartela, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Os alunos nas hipóteses silábica-alfabética e alfabética poderão encontrar dificuldades em identificar corretamente o uso das letras F e V, confundindo o seu uso devido essas letras possuírem sons muito semelhantes.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão continuar a analisar palavras com sons muito parecidos escritas com V ou F .

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA