Atividade para impressão - A Vaca Filomena
Plano de Aula
Plano de aula: Bingo: palavras com F e V
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares; cartela em branco para bingo; banco de palavras com F e V.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/ e não identificar as palavras na cartela durante o bingo, pois não realizam o registro escrito do falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir relacionar a palavra sorteada ao nome escrito na cartela, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Os alunos nas hipóteses silábica-alfabética e alfabética poderão encontrar dificuldades em identificar corretamente o uso das letras F e V, confundindo o seu uso devido essas letras possuírem sons muito semelhantes.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão continuar a analisar palavras com sons muito parecidos escritas com V ou F .
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Entregue para cada aluno a cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares. Acesse o link: Clique aqui.
- Antes da leitura, converse com a turma sobre as características do gênero poema, ajudando as crianças a localizarem o título e o autor do poema. Informe que o poema está organizado em estrofes e ajude as crianças a localizar e contar cada estrofe.
- Faça a leitura coletiva do poema. Vá segmentando as palavras do poema, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido.
- Solicite aos alunos que procurem e circulem no poema o nome do bicho que você vai falar. Nesse momento, vá equilibrando os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada. Levante os seguintes questionamentos:
- Quero que vocês procurem o nome FORMIGA.
- Quem já circulou ainda não pode mostrar para o colega. Quem já achou me responde em quais estrofes ela aparece. (R. Aparece em todas as estrofes)
- Tem alguém que ainda não achou? Com que letra começa a palavra FORMIGA? (R. Começa com a letra F)
- Falta alguém encontrar a palavra FORMIGA? (R. Sim)
- Vamos ajudar o colega? Então prestem atenção ao que eu vou perguntar agora: Em que linha da primeira estrofe está escrito FORMIGA? Todo mundo encontrou? (R. Aparece na terceira linha).
- Agora quero que vocês me ajudem a escrever no quadro a palavra FORMIGA. Com qual letra começa? Qual o som da letra F? (R. Começa com a letra F e tem o som de /f/).
- Quantas sílabas tem a palavra FORMIGA? (R. Tem três sílabas).
- E agora, todo mundo encontrou? (R. Sim)
- Prossiga com essas intervenções com todos os nomes que você selecionou para as crianças procurarem no poema.
- Ao concluir o momento de identificação das palavras, faça a interpretação oral do poema. Levante os seguintes questionamentos:
- Qual o nome da vaca que aparece no poema? (R. Filomena)
- Onde ela mora? O que ela gosta de comer? (R. Mora na Vila Formosa e gosta de comer uvas da videira)
- Como ela passa seu dia? (R. Ela passa o dia a descansar)
- E qual o nome da formiga? (R. O nome da formiga é Violeta)
- Onde ela mora? O que ela gosta de comer? (R. Ela mora na cerca cor de rosa e gosta de comer as folhas da roseira)
- Como ela passa seu dia? (R. Ela passa o dia a trabalhar).
- Convide os alunos a refletirem sobre o som do nome da vaca e da formiga. Levante os seguintes questionamentos:
- FILOMENA começa com qual letra? (R. Com a letra F)
- Qual o som que essa letra faz? (R. Faz o som de /f/)
- É o mesmo som da letra V, de VACA? (R. Não é o mesmo som)
- E o nome VIOLETA, começa com qual letra? (R. Começa com a letra V)
- Qual o som da letra V? (R. É o som de /v/)
- É o mesmo som da letra F, de FORMIGA? (R. Não é o mesmo som).
- Esses sons que a letra F e V representam são parecidos ou diferentes? O que vocês acham? (R. Eles são sons parecidos).
- Explique aos alunos que durante a aula vocês farão um bingo com as palavras do poema.
- Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo do bingo, como é jogado e o que precisa para se jogar. Levante os seguintes questionamentos:
- Alguém já jogou bingo alguma vez? (R. Sim)
- O que é preciso para jogar? (R. Precisa de cartelas e de números para sortear).
- Quais são as regras do bingo? (R. Uma pessoa vai sorteando os números e vamos marcando na cartela. Ganha quem marcar todos os números da cartela).
Materiais complementares: Cópia do poema: Clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Crie com os alunos uma lista das palavras que possuam a letra F e V em posição inicial, medial e final. Anote as palavras ditas pelos alunos no quadro. Em anexo, um banco de palavras para auxiliar o professor, caso os alunos não consigam criar essa lista: clique aqui.
- Divida a turma em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na leitura das palavras e na identificação das palavras sorteadas.
- Explique aos alunos que a letra F tem o som parecido com o da letra V. Ao escrevê-las devemos prestar muita atenção ao som e na dúvida, deve-se consultar o dicionário.
- Entregue uma cartela em branco para cada aluno e solicite que escolham, entre as palavras anotadas no quadro, 8 nomes e registrem em cada espaço disponível.
- Após todos completarem as cartelas, explique as seguintes regras do bingo para os alunos:
5.1. Cada aluno terá em sua carteira uma cartela, com as palavras do poema lido e um lápis.
5.2. A professora irá sortear fichas com os nomes que aparecem no quadro.
5.3. Assim que a professora falar o nome, verifique se você possui a palavra lida em sua cartela.
5.4. Caso você tenha a palavra em sua cartela, faça um X no nome sorteado.
5.5. Ganha o bingo quem primeiro marcar todos os nomes da sua cartela.
- Em seguida, sorteie as palavras e, antes de dizer o nome sorteado, apresente dicas aos alunos sobre o nome da figura, indicando a letra inicial do nome sorteado, bem como o som que essa letra faz, para que os alunos tentem ajustar através das dicas e estratégias levantadas por eles qual figura foi sorteada. Sugestão de dicas:
6.1. Caso a figura sorteada seja VACA, dê como dica:
A ficha sorteada começa com a mesma letra que o nome VACINA.
O nome da ficha sorteada começa com o som de /v/.
A letra final dessa palavra é A.
Essa palavra tem duas sílabas.
A primeira sílaba desta palavra é VA.
6.2. Caso a figura sorteada seja FORMIGA, dê como dica:
A figura sorteada começa com a mesma letra que o nome FOFOCA.
O nome da figura sorteada começa com o som de /f/.
A letra final dessa palavra é A.
Essa palavra tem três sílabas.
A primeira sílaba desta palavra é FOR.
- Leia o nome para a turma e peça que verifiquem se eles têm o nome sorteado em sua cartela e marquem esse nome. Faça intervenções com a dupla, diante de um erro ou dificuldade. Levante os seguintes questionamentos:
- Caso a dupla marque a palavra errada, porém marque a palavra com o mesmo fonema /f/. Exemplo: palavra sorteada: FÓSFORO e a dupla marcou a palavra FOFOCA.
- Vamos ler a palavra sorteada: FÓSFORO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
- Qual o som final da palavra FÓSFORO? (R. O som final é o O).
- Agora vamos ler a palavra que você marcou: FOFOCA. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
- O som final da palavra FÓSFORO é igual ao da palavra FOFOCA? (R. Não. Fofoca termina com A)
- Vocês marcaram a palavra corretamente? (R. Não)
- Observem a palavra FÓSFORO colada no quadro. Vocês possuem a palavra FÓSFORO na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal)
- Caso a dupla marque a palavra errada. Exemplo: palavra sorteada: FURACÃO e a dupla marcou a palavra VULCÃO.
- Vamos ler a palavra sorteada: FURACÃO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
- Qual o som inicial da palavra FURACÃO? (R. É o som de /f/).
- Agora vamos ler a palavra que vocês marcaram: VULCÃO. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra V)
- Qual o som inicial da palavra VULCÃO? (R. O som inicial é o som do /v/).
- O som do /f/ da palavra FURACÃO é igual ou diferente do som do /v/ do VULCÃO? (R. É diferente)
- Vocês marcaram a palavra correta? (R. Não).
- Vamos observar a palavra FURACÃO, colada no quadro. Vocês tem essa palavra na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal)
- Vá colando as palavras sorteadas no quadro. Vence quem marcar todos os nomes da sua cartela primeiro.
- Após o encerramento do bingo, confira coletivamente se os alunos marcaram corretamente as palavras. Analise todas as palavras sorteadas, a fim de que os alunos observem os sons do F e do V. Levante as seguintes questões:
- Vocês conseguiram localizar na cartela todos os nomes sorteados? (R. Resposta pessoal)
- Vamos observar as palavras sorteadas: qual a primeira palavra sorteada? (R. Café)
- CAFÉ:
- Com qual letra começa a palavra CAFÉ? (R. Começa com a letra C)
- Quantas sílabas têm a palavra CAFÉ? (R. Tem duas sílabas)
- O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
- O som do F está no início ou no meio da palavra? ( R. Está no meio da palavra)
- Quem registrou a palavra CAFÉ em sua cartela? (R. Resposta pessoal)
- Vocês conseguiram identificar a palavra CAFÉ na cartela de vocês? (R. Sim)
- Vamos observar a segunda palavra sorteada? (R. CANIVETE)
- CANIVETE:
- Com qual letra começa a palavra CANIVETE? (R. Começa com a letra C)
- Quantas sílabas tem a palavra CANIVETE? (R. Tem quatro sílabas)
- O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
- O som do V está no início ou no meio da palavra? (R. Está no meio da palavra).
- Quem registrou a palavra CANIVETE em sua cartela? (R. Resposta pessoal)
- Vocês conseguiram identificar a palavra CANIVETE na cartela de vocês? (R. Resposta pessoal).
Realize a análise das demais palavras sorteadas, a fim de levar o aluno a perceber se marcou corretamente sua cartela e refletir sobre os sons do F e V.
Materiais complementares: Banco de palavras e cartela para bingo. Sugestão de palavras com F e V. Clique aqui para acessar o documento.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Entregue para cada aluno uma folha contendo imagens cujos nomes têm as letras F e V. Clique aqui para acessar a atividade.
- Fale para os alunos o nome das figuras.
- Peça para que eles circulem de vermelho as imagens que possuírem em sua escrita a letra V e de azul as palavras que possuírem em sua escrita a letra F.
- Dê um tempo para que os alunos tentem resolver sozinhos a atividade. É importante eles se depararem com desafios e tentarem resolvê-los.
- Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão lidando com os desafios da atividade.
- Depois deste momento em que os alunos tentarão resolver a atividades sozinhos, continue circulando pela a sala e diante de erros ou dificuldades do aluno, levante os seguintes questionamentos:
- Caso o aluno circule de vermelho uma palavra com som de F: Exemplo: FORMIGA.
- Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. Formiga)
- Pronuncie em voz alta a palavra FORMIGA.
- Com qual letra começa a palavra FORMIGA? (R. Começa com a letra F).
- Quantas sílabas têm essa palavra? (R. Tem três sílabas).
- O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
- O som do F está no início ou no meio da palavra? (R. Está no início da palavra)
- Pronunciamos FORMIGA ou VORMIGA? (R. Formiga)
- De que cor devemos circular a palavra FORMIGA? (R. De azul)
- Caso o aluno apresente muita dificuldade e não circule uma figura, por não saber com qual cor deverá circular. Exemplo: Diante da figura GARRAFA, o aluno não saber qual cor usar.
- Vamos observar essa imagem: você sabe me falar o nome desse objeto? (R. Garrafa)
- Pronuncie em voz alta a palavra GARRAFA. Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra G).
- Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem três sílabas)
- Dizemos GARRAFA ou GARRAVA? (R. Dizemos Garrafa)
- O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do F)
- De qual cor devemos circular as palavras que possuem o som do F? (R. De azul)
- Então, se GARRAFA tem o som do F, qual cor será usada para circular essa figura? (R. Garrafa tem que ser circulada de azul)
Materiais complementares: Material para atividade. Clique aqui para acessá-lo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos, com a finalidade de desenvolver a consciência fonológica através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Jogo online sugerido: “Qual é o correto”, disponível aqui.
Introdução
Dando continuidade à primeira aula, grave uma videoaula, apresente a proposta e explique que eles continuarão analisando palavras com sons muito parecidos escritas com V e F. Leia o poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares, e deixe o slide da introdução do plano na tela para que visualizem a escrita. Aproveite também para explicar sobre o gênero textual poema e suas características. Levante os seguintes questionamentos para promover a interpretação:
- Qual o nome da vaca que aparece no poema?
- Onde ela mora? O que ela gosta de comer?
- Como ela passa seu dia?
- E qual o nome da formiga?
- Onde ela mora? O que ela gosta de comer?
- Como ela passa seu dia?
Desenvolvimento
Agende um horário, converse sobre o poema lido e levante os seguintes questionamentos para desenvolver a consciência fonológica:
- FILOMENA começa com qual letra? Qual o som que essa letra faz?
- É o mesmo som da letra V, de VACA?
- E o nome VIOLETA, começa com qual letra?
- Qual o som da letra V? É o mesmo som da letra F, de FORMIGA?
- Esses sons que a letra F e V representam são parecidos ou diferentes? O que vocês acham?
Atenção: O plano original sugere um bingo com as palavras do poema, disponível aqui, caso queira imprimi-lo para sua turma. Mas, assim como um bingo tradicional, o que o torna empolgante é seu desenvolvimento com várias pessoas, por isso, considerando que a aula remota é diferenciada e cada um está em sua casa para realização das propostas, optou-se por sugerir um jogo online, que se chama “A corrida do V e do F” (disponível aqui), em que consta uma lista de 12 palavras nas quais faltam essas letras no início, na posição medial e final, e para completá-las é preciso arrastar o V ou F.
Fechamento
Como atividade de sistematização, encaminhe (por WhatsApp, e-mail ou impressa para ser retirada na escola) uma folha contendo imagens cujos nomes têm as letras F e V (disponível aqui) para que circulem de vermelho as que possuírem em sua escrita a letra V e de azul as palavras com a letra F. Será uma atividade individual. Após a realização, solicite que tirem uma foto e enviem ao professor.
Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da Aula: Bingo: palavras com F e V
Finalidade da aula: Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Desenvolver a consciência fonológica dos alunos.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Habilidades da BNCC: EF01LP05, EF01LP07
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.