Plano de Aula

Plano de aula: Leitura e escrita de palavras a partir do jogo de bingo

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O mundo em versos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da leitura e escrita convencional através do jogo de bingo, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de escritas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos os alunos em diferentes hipóteses de escrita. Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e os alunos na hipótese silábica que utilizam uma letra para cada sílaba podem ou não atribuir valor sonoro à letra e, assim, poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade.

Referências sobre o assunto:

CANTA E DANÇA, de Suzana Sanson e Graça Lima, publicado pela Brinque-Book.

CD, cantigas de roda, grupo Palavra Cantada, produzido pela gravadora MCD World Music.

Cantigas para alfabetizar Vol 1. Geni Sanches Rodrigues

MORAIS, Artur gomes de, Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012. (Como eu ensino)

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo:Contexto, 2016.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados