ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO - PALAVRAS DA CANTIGA - LP01_05ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e escrita de palavras a partir do jogo de bingo
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O mundo em versos
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da leitura e escrita convencional através do jogo de bingo, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de escritas.
Dificuldades antecipadas: Encontraremos os alunos em diferentes hipóteses de escrita. Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e os alunos na hipótese silábica que utilizam uma letra para cada sílaba podem ou não atribuir valor sonoro à letra e, assim, poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade.
Referências sobre o assunto:
CANTA E DANÇA, de Suzana Sanson e Graça Lima, publicado pela Brinque-Book.
CD, cantigas de roda, grupo Palavra Cantada, produzido pela gravadora MCD World Music.
Cantigas para alfabetizar Vol 1. Geni Sanches Rodrigues
MORAIS, Artur gomes de, Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos,2012. (Como eu ensino)
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo:Contexto, 2016.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA