12495
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Mulheres na ciência

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Mulheres na ciência

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raisa Ketzer Porto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma série de 5 (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to listen for specific details.

Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos exercitarão a habilidade de compreensão de detalhes.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre as imagens no slide (ou na impressão em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar, feita de antemão).

Pergunte:

  • Do you know these people? What did they do for a living? Caso os alunos não saibam, diga: These are Albert Einstein and Marie Curie. They were very important scientists.
  • How many Nobel prizes each one of them won? (Idealmente, os alunos responderão Einstein won one and Marie Curie won two Nobel prizes.)
  • Who do you think is more popular? (A resposta é Einstein*.)
  • Do you know other female scientists? (Escute a resposta dos alunos, caso haja.)
  • Do you think it is harder for women to be scientists than it is for men? Why (not)? (Deixe que os alunos respondam livremente, encorajando-os a justificar suas respostas.)


*Uma simples busca pelo nome Einstein no Google produz 138.000.000 de resultados, enquanto uma busca pelo nome de Marie Curie produz apenas 35.400.00 resultados.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4, 5 e 6.

Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam antecipar o tema que será discutido no vídeo (a mulher na ciência).

Orientações: Pergunte: What can you see in this picture? e permita que os alunos descrevam o que veem, ajudando com o vocabulário, se necessário.

  • Aponte para os desenhos na tela ou na impressão e pergunte: Do you think these drawings represent science or arts? (Idealmente os alunos dirão science).
  • Aponte para o texto na tela (ou na impressão) e leia o que está escrito (ou pergunte: Could anybody volunteer to read it, please?)
  • We are going to watch a video. Pergunte: Who made this video? (Idealmente, os alunos responderão Microsoft). Pergunte: What does Microsoft sell? (Idealmente, os alunos responderão algo como Computers ou Technology). What do you think this video is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como Women in science ou girls in science)
  • Diga: Let's watch it and find out!
  • Exiba o vídeo uma vez.
  • Diga: Were your guesses correct? In pairs, summarize this video in one sentence. E dê dois minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Diga: Let's share our answers! e escute algumas respostas.

  • Material complementar para o (a) professor (a): Um jogo de cartas bastante divertido (que pode ser jogado em um outro momento) é o Top Female Scientists, produzido por Hanna Wakeford e Simon Clark. Baixe o jogo aqui e leia mais sobre ele aqui.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Identificar as ideias principais do vídeo.

Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos tópicos referentes ao vídeo.

Orientações: Entregue os worksheets aos alunos e diga: Take a look at task 1 on your worksheet. Could anybody volunteer to read it please?

  • Tire qualquer dúvida acerca do vocabulário.
  • Pergunte: Do you have to write true or false or tick the 5 main ideas of the text? (Idealmente, os alunos escolherão a segunda opção).
  • Pergunte: Do you have any questions?
  • Exiba o vídeo novamente e dê uns dois minutos para que os alunos concluam a atividade.
  • Diga: Compare your answers in pairs. Explain why you chose these sentences.
  • Corrija a atividade e tire possíveis dúvidas

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Identificar os argumentos que sustentam as ideias principais.

Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos argumentos da atividade.

Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the screen/board. Could anybody volunteer to read it please?

  • Certifique-se de que os alunos compreenderam o que está escrito.
  • Pergunte: Which one is the main idea and which one is the supporting detail? (Idealmente, os alunos responderão The first sentence is the main idea and the second sentence is the supporting detail). Observação: cuidado para não clicar mais de uma vez e dar a resposta para os alunos antes que eles possam responder. Caso esteja escrevendo no quadro, só acrescente a informação depois que os alunos responderem.
  • Escreva "all the words" e "keywords" no quadro e diga: When listening for specific details that support the main idea, do you have to focus on every word that is being said or only on keywords? (Idealmente os alunos responderão algo como We have to focus on keywords).
  • Diga: Let's go back to task 1. Highlight the keywords of the main ideas. E dê de um a dois minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Diga: Compare your answers.
  • Diga: Now let's take a look at task 2 on your worksheet.
  • Leia ou peça: Could anybody volunteer to read it, please?
  • Pergunte: What do you have to do? e certifique-se de que os alunos entenderam a atividade.
  • Diga: Pay attention because some ideas have more than one supporting detail. Use the keywords you highlighted to find the information you need.
  • Caso sinta que os alunos estão com dificuldades, peça para que acompanhem com o audio script.
  • Ao final da exibição do vídeo, dê uns 5 minutos para que eles façam a atividade.
  • Diga: Compare your answers in pairs. Tell your partner why you chose this answer.
  • Corrija a atividade e tire possíveis dúvidas.
  • Caso sinta que eles não foram bem na atividade, exiba novamente o vídeo e vá pausando a cada argumento.

  • Material complementar para o (a) professor (a): Este vídeo, parte do curso Learn English: Advanced Academic Speaking and Listening, produzido pela University of California, Irvine, e disponibilizado na plataforma Coursera, dá uma boa explicação sobre como identificar a main idea e os supporting details de um texto oral. Ainda que o foco do vídeo sejam as palestras, as dicas podem ser estendidas a outros tipos de textos orais.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Discutir acerca do tema abordado no input, utilizando os conceitos de main idea e supporting details para organizar suas ideias.

Expectativa: Que os alunos consigam, ao menos, pensar em dois argumentos para justificar suas respostas.

Orientações: Diga: Let's take a look at task 3 now.

  • Leia a atividade ou peça: Could anybody volunteer to read what's on the screen/board, please?
  • Tire qualquer dúvida com relação à vocabulário.
  • Diga: Now sit in groups of five and remember: don't write a paragraph! Just note down some key information to support your answer.
  • Dê cinco minutos para que os alunos discutam e pensem em suas respostas.
  • Monitore os grupos e só interfira se for realmente necessário.
  • Ao final do tempo, diga: Now let's share our answers with the other groups.
  • Ouça as respostas dos grupos e vá conduzindo a roda de conversa, tomando cuidado para não roubar o protagonismo dos alunos.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula, seja com relação ao desenvolvimento das habilidades de compreensão oral, seja com o programa #MakeWhatsNext.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Finalmente, caso queira, passe o homework para eles. A ideia desse dever de casa é consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Caso deseje executar o projeto do podcast (ver aula ING9_03UN01) ao final das cinco aulas, é recomendável que passe e corrija esse material antes da gravação dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma série de 5 (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to listen for specific details.

Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos exercitarão a habilidade de compreensão de detalhes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre as imagens no slide (ou na impressão em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar, feita de antemão).

Pergunte:

  • Do you know these people? What did they do for a living? Caso os alunos não saibam, diga: These are Albert Einstein and Marie Curie. They were very important scientists.
  • How many Nobel prizes each one of them won? (Idealmente, os alunos responderão Einstein won one and Marie Curie won two Nobel prizes.)
  • Who do you think is more popular? (A resposta é Einstein*.)
  • Do you know other female scientists? (Escute a resposta dos alunos, caso haja.)
  • Do you think it is harder for women to be scientists than it is for men? Why (not)? (Deixe que os alunos respondam livremente, encorajando-os a justificar suas respostas.)


*Uma simples busca pelo nome Einstein no Google produz 138.000.000 de resultados, enquanto uma busca pelo nome de Marie Curie produz apenas 35.400.00 resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4, 5 e 6.

Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam antecipar o tema que será discutido no vídeo (a mulher na ciência).

Orientações: Pergunte: What can you see in this picture? e permita que os alunos descrevam o que veem, ajudando com o vocabulário, se necessário.

  • Aponte para os desenhos na tela ou na impressão e pergunte: Do you think these drawings represent science or arts? (Idealmente os alunos dirão science).
  • Aponte para o texto na tela (ou na impressão) e leia o que está escrito (ou pergunte: Could anybody volunteer to read it, please?)
  • We are going to watch a video. Pergunte: Who made this video? (Idealmente, os alunos responderão Microsoft). Pergunte: What does Microsoft sell? (Idealmente, os alunos responderão algo como Computers ou Technology). What do you think this video is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como Women in science ou girls in science)
  • Diga: Let's watch it and find out!
  • Exiba o vídeo uma vez.
  • Diga: Were your guesses correct? In pairs, summarize this video in one sentence. E dê dois minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Diga: Let's share our answers! e escute algumas respostas.

  • Material complementar para o (a) professor (a): Um jogo de cartas bastante divertido (que pode ser jogado em um outro momento) é o Top Female Scientists, produzido por Hanna Wakeford e Simon Clark. Baixe o jogo aqui e leia mais sobre ele aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Identificar as ideias principais do vídeo.

Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos tópicos referentes ao vídeo.

Orientações: Entregue os worksheets aos alunos e diga: Take a look at task 1 on your worksheet. Could anybody volunteer to read it please?

  • Tire qualquer dúvida acerca do vocabulário.
  • Pergunte: Do you have to write true or false or tick the 5 main ideas of the text? (Idealmente, os alunos escolherão a segunda opção).
  • Pergunte: Do you have any questions?
  • Exiba o vídeo novamente e dê uns dois minutos para que os alunos concluam a atividade.
  • Diga: Compare your answers in pairs. Explain why you chose these sentences.
  • Corrija a atividade e tire possíveis dúvidas
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Identificar os argumentos que sustentam as ideias principais.

Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos argumentos da atividade.

Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the screen/board. Could anybody volunteer to read it please?

  • Certifique-se de que os alunos compreenderam o que está escrito.
  • Pergunte: Which one is the main idea and which one is the supporting detail? (Idealmente, os alunos responderão The first sentence is the main idea and the second sentence is the supporting detail). Observação: cuidado para não clicar mais de uma vez e dar a resposta para os alunos antes que eles possam responder. Caso esteja escrevendo no quadro, só acrescente a informação depois que os alunos responderem.
  • Escreva "all the words" e "keywords" no quadro e diga: When listening for specific details that support the main idea, do you have to focus on every word that is being said or only on keywords? (Idealmente os alunos responderão algo como We have to focus on keywords).
  • Diga: Let's go back to task 1. Highlight the keywords of the main ideas. E dê de um a dois minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Diga: Compare your answers.
  • Diga: Now let's take a look at task 2 on your worksheet.
  • Leia ou peça: Could anybody volunteer to read it, please?
  • Pergunte: What do you have to do? e certifique-se de que os alunos entenderam a atividade.
  • Diga: Pay attention because some ideas have more than one supporting detail. Use the keywords you highlighted to find the information you need.
  • Caso sinta que os alunos estão com dificuldades, peça para que acompanhem com o audio script.
  • Ao final da exibição do vídeo, dê uns 5 minutos para que eles façam a atividade.
  • Diga: Compare your answers in pairs. Tell your partner why you chose this answer.
  • Corrija a atividade e tire possíveis dúvidas.
  • Caso sinta que eles não foram bem na atividade, exiba novamente o vídeo e vá pausando a cada argumento.

  • Material complementar para o (a) professor (a): Este vídeo, parte do curso Learn English: Advanced Academic Speaking and Listening, produzido pela University of California, Irvine, e disponibilizado na plataforma Coursera, dá uma boa explicação sobre como identificar a main idea e os supporting details de um texto oral. Ainda que o foco do vídeo sejam as palestras, as dicas podem ser estendidas a outros tipos de textos orais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Discutir acerca do tema abordado no input, utilizando os conceitos de main idea e supporting details para organizar suas ideias.

Expectativa: Que os alunos consigam, ao menos, pensar em dois argumentos para justificar suas respostas.

Orientações: Diga: Let's take a look at task 3 now.

  • Leia a atividade ou peça: Could anybody volunteer to read what's on the screen/board, please?
  • Tire qualquer dúvida com relação à vocabulário.
  • Diga: Now sit in groups of five and remember: don't write a paragraph! Just note down some key information to support your answer.
  • Dê cinco minutos para que os alunos discutam e pensem em suas respostas.
  • Monitore os grupos e só interfira se for realmente necessário.
  • Ao final do tempo, diga: Now let's share our answers with the other groups.
  • Ouça as respostas dos grupos e vá conduzindo a roda de conversa, tomando cuidado para não roubar o protagonismo dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula, seja com relação ao desenvolvimento das habilidades de compreensão oral, seja com o programa #MakeWhatsNext.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Finalmente, caso queira, passe o homework para eles. A ideia desse dever de casa é consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Caso deseje executar o projeto do podcast (ver aula ING9_03UN01) ao final das cinco aulas, é recomendável que passe e corrija esse material antes da gravação dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano