Atividade para impressão - Homework
Plano de Aula
Plano de aula: Discussão e ampliação do conceito de ciência
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma série de 5 aulas (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.
Preparação para a aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula (datashow, computador e internet), imprima todo o material com antecedência, o que inclui os worksheets dos alunos, a imagem do context e o material para o quiz show (caso acredite que terá tempo o suficiente para executá-lo). Além disso, cheque a pronúncia das palavras do slide 3, se necessário (Vide link fornecido no slide 3 para tal).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to identify the main ideas from a video about science.
Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos trabalharão as habilidades de escuta para compreensão ampla e compreensão detalhada de um vídeo.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o que está escrito ou pergunte: Could anybody read what's on the screen/board, please? Tire possíveis dúvidas. Caso não tenha acesso à tecnologia, escreva tudo no quadro antes do início da aula. Diga: Sit in pairs and try to answer the question. Dê dois ou três minutos para que eles discutam. Depois disso, diga: Let's share our answers. Neste momento, você não dará a resposta correta (todas podem ser consideradas ciências). Diga para os alunos: Let's listen to some other opinions!
Material complementar:
Caso queira, antes do início da aula, certificar-se da pronúncia de alguma palavra, acesse uma das páginas abaixo e digite a palavra em questão no campo de busca:
https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/
Input
Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4, 5 e 6.
Propósito: Fazer com que os alunos ativem seu conhecimento prévio acerca do assunto.
Expectativa: Que os alunos consigam prever algum (ns) dos tópicos a serem debatidos no vídeo.
Orientações: Caso não tenha acesso a um datashow, imprima a imagem e entregue aos alunos. Diga: Take a look at the photo. Aponte para a imagem e pergunte: Are there different types of science? (Possíveis respostas: Yes/ No/ I don't know). Pergunte: What do you think Emerald Robinson is going to talk about in this video? (Idealmente, os alunos responderão Science ou talvez repitam a pergunta do slide, o que é válido). Diga: Sit in pairs. You have two minutes to write down as many ideas as you can about what may be discussed in this video. Dê aos alunos dois minutos para que possam discutir os tópicos que eles acham que aparecerão no vídeo. Finalizado o tempo, elicie algumas respostas da turma.
Sugestão: Caso ache pertinente, você pode gamificar esta atividade cronometrando o tempo e fazendo uma espécie de competição para ver quem tem mais ideias nos dois minutos. Ao final, você pode dar um badge ou um ponto à dupla que tiver mais ideias. Isso pode ser repetido nas demais atividades desta apresentação, fazendo-se as devidas adaptações. Aprenda mais sobre o que é a gamificação aqui.
Material complementar: Os sites a seguir podem ajudar na compreensão acerca da discussão do que é ciência. É importante que os estudantes compreendam que a ciência vai muito além do estereótipo do cientista, cercado de tubos de ensaio, que faz experimentos em um laboratório.
https://undsci.berkeley.edu/article/whatisscience_01
https://sciencecouncil.org/about-science/our-definition-of-science/
Input
Tempo sugerido: Continuação do trabalho com input.
Propósito: Compreender a ideia principal de um áudio.
Expectativa: Que os alunos consigam entender a ideia geral/principal do vídeo. Não há a expectativa de que eles entendam todo o conteúdo.
Orientações: Leia as frases no slide ou peça para que algum aluno leia. Peça que os alunos acompanhem em seus worksheets. Foque na palavra main e esclareça seu significado (principal). Pergunte: Do you have to listen for specific details now? (Idealmente os alunos responderão que não). Pergunte: What do you have to listen to? (Idealmente os alunos responderão algo como the main idea ou the principal idea). Por fim, pergunte: Do you have any questions about the activity?
Abra o vídeo aqui. Ao final do vídeo, peça: Sit in pairs and discuss your answers. Tell your partner why you chose these answers. Dê um minuto para que os alunos discutam e diga: Now let's see if we got the main idea of the video. Which sentences did you choose? (Idealmente, os alunos terão escolhido as seguintes frases: It explains what the scientific method is e It explains that there are many different fields in science. Caso, algum aluno não tenha entendido, peça à turma: Could anyone explain why these are the best options? (Idealmente, algum aluno conseguirá explicar que o vídeo não descreve nenhum experimento, nem critica o método científico).
Caso ninguém consiga, pergunte: Does the video mention any experiment? Does the video criticize anything? (A resposta para ambas as perguntas é não). Pergunte: Did you know the meaning of all the words in the video? Did you understand everything that Emerald said? So, how did you answer the questions? (aqui os alunos podem reportar as estratégias utilizadas por eles para a compreensão, ou seja: imagens de apoio, palavras-chave, a contextualização prévia, o brainstorming, etc.)
Input
Tempo sugerido: Continuação do trabalho com input.
Propósito: Compreender detalhes do video.
Expectativa: Que os alunos consigam entender informações específicas do vídeo em questão.
Orientações: Leia as orientações no slide. Feito isso, escolha voluntários para ler do número I ao IV da questão 3. Tire qualquer dúvida de vocabulário que os alunos possam ter. Ao final da leitura, pergunte: Do you have any questions? Caso não tenham dúvidas, peça: Tell me what you are supposed to do. Dessa forma, você poderá se certificar se os alunos entenderam a atividade.
Finalmente, exiba o vídeo novamente. Caso os alunos sintam dificuldades, o vídeo poderá ser exibido uma terceira vez. Quando os alunos terminarem de preencher, diga: Check your answers in pairs e dê um minuto para que comparem e discutam suas respostas. Cheque brevemente as respostas com a turma e tire possíveis dúvidas.
Desafio: Caso sinta que eles querem ser desafiados, peça às duplas:
1- Give me two examples of physical sciences;
2- Give me the name of a natural scientist;
3- Give me three examples of social sciences.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Discutir a ideia da ciência como um processo interminável.
Expectativa: Que os alunos possam discorrer sobre a afirmação Science never ends, tendo em vista o que foi abordado no vídeo.
Orientações: Peça para que os alunos fiquem em pares novamente. Diga: You have three minutes to discuss with your partner why science never ends. Try to give as many examples as you can. Listen carefully to what your partner says because you will have to write his/her answer on your worksheet. Caso sinta que os alunos estão inseguros, você pode exibir o final do vídeo novamente, à partir de 1'44''.
Monitore o trabalho das duplas e ajude somente com o que for necessário. Ao final dos três minutos, diga: Now you have three minutes to write down your partner's main ideas. Mais uma vez, monitore o trabalho dos alunos e ajude com o necessário. Ao final do tempo, diga: Now let's hear some answers e faça um breve discussão com todos da turma.
Se tiver tempo sobrando, vá para o quiz (mais informações aqui), caso contrário, prossiga para o feedback. Lembre-se de que você precisa de, ao menos, três minutos para a etapa de feedback e de dois minutos para o homework (caso queira aplicá-lo).
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula seja com relação ao desenvolvimento das habilidades de compreensão oral, quanto no tocante à discussão sobre o que é ciência.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que dêem exemplos, quando possível.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
- Kahoot.
Context
Diga aos alunos que esta é a primeira de cinco aulas sobre o papel do inglês na produção científica. Apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles deverão assistir a um vídeo para extrair informações.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos para assistirem e anotarem pontos importantes de informação. Você também pode compartilhar com a turma os links What is Science (disponível aqui) e Our definition of science (disponível aqui) para ajudar aos alunos na compreensão do tema.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o slide de Context e converse com a turma sobre a imagem. Em seguida, passe o vídeo para a turma. Explore o vídeo utilizando as perguntas do input. Compartilhe o worksheet (disponível aqui) e incentive o debate sobre como resumir o assunto do vídeo. Faça com eles a atividade sugerida no slide e peça para compararem com as anotações que fizeram previamente.
Caso deseje, peça para a turma fazer a Atividade 3 do worksheet assincronamente e marcar um encontro síncrono para debater as respostas.
Output
Em um encontro síncrono, mostre o slide de output e discuta a atividade com a turma. Utilize as instruções do Output para guiar a dinâmica e separar a turma em duplas ou pequenos grupos.
Você pode também fazer a Atividade Extra com os alunos. Crie uma conta no Kahoot e siga as instruções do worksheet (disponível aqui) para realizar a atividade.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais foram as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
Os alunos podem pedir aos familiares para que definam “what is science” ou responder à afirmação “science never ends”. O resultado pode ser compartilhado em murais como o FlipGrid, Padlet ou no blog da turma.
Contents
- INPUT: Video about science
- OUTPUT: Discussion about science as a never-ending process
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo. (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes