Atividade para impressão - INPUT
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentando resultados de pesquisas
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.
Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- O worksheet de input e de output dos alunos;
- A transcrição do vídeo;
- A imagem em tamanho grande do slide 3 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos).
- A imagem em tamanho grande do slide 4. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
- A imagem em tamanho grande do slide 5. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
- Link do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=0QOUBEcDocE
- A resolução dos worksheets.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to use phrases and expressions to present research results.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the board/picture. What is the woman doing? (Idealmente, os alunos dirão algo como She's giving a presentation.)
- Pergunte:
- Why do people give presentations? (As respostas irão variar, mas os alunos podem responder algo como: To share knowledge; to present ideas/arguments, etc.)
- What are the characteristics of a good presentation? (As respostas irão variar, mas os alunos podem responder algo como: Presentations should be straightforward/brief; The language used should be clear.)
- Do you think it is useful to present research results in a presentation? Why (not)? (Idealmente, os alunos responderão algo como: Yes, it is. Because they make our arguments more reliable.)
Input
Tempo sugerido: 14 minutos
Propósito: Aprender como fazer referência a pesquisas, estudos científicos e porcentagens em inglês.
Expectativa: Que os alunos entendam o significado e a função de cada uma das expressões em destaque. É importante salientar que a ideia não é que eles memorizem todas as expressões, e sim que as compreendam.
Orientações: Leia o slide (ou a imagem em tamanho grande);
- Aponte para a imagem e diga para os alunos: You are going to watch a video. What do you think this video is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como The relation between crime and immigration.)
- Distribua as worksheets.
- Diga: Take a look at task 1 on your worksheet.
- Leia a atividade ou pergunte: Could anybody volunteer to read it, please?
- Diga:
- So, in your previous lessons, you talked about argumentative strategies. Do you remember some of them? (Idealmente, os alunos dirão Historical facts, research studies, personal examples, etc. Caso eles tenham dificuldade de lembrar, ajude-os dando exemplos.)
- In this video, the presenter uses one of these argumentative throughout the video. What is it?
- Reproduza o vídeo e dê um minuto para que os alunos respondam as perguntas.
- Ao final, diga: So, let's share your answers! e corrija a atividade.
- Pergunte:
- Could anybody volunteer to read task 2, please? Ou faça você mesmo (a) a leitura.
- Tire possíveis dúvidas de vocabulário, contudo não traduza as palavras em negrito.
- So, what do you have to do? (Idealmente os alunos dirão algo como Match the phrases and their meanings.)
- Dê de cinco a sete minutos para que os alunos façam a atividade.
- Ao final do tempo, diga: Let's check your answers! e faça a correção.
Output
Tempo sugerido: 27 minutos.
Propósito: Entender as possibilidades de uso das expressões estudadas.
Expectativa: Que os alunos possam entender a função de cada uma das expressões no quadro para que se sintam confiantes para utilizá-las no output.
Distribua o handout e pergunte:
- Could anybody volunteer to read task 3, please? Ou faça você a leitura.
- Tire possíveis dúvidas com relação a vocabulário.
- Dê um exemplo fazendo a letra A com a turma.
- Pergunte: Which of these phrases could we use to mention a research study? (Idealmente, os alunos dirão Research shows that… ou Some researchers argue that…
- Dê cinco minutos para que os alunos façam a atividade.
- Acabado o tempo, diga: Let's check our answers! e corrija a atividade.
Output
Tempo sugerido: Continuação da atividade de output.
Propósito: Utilizar as expressões estudadas para apresentar dados de pesquisas ou estudos científicos.
Expectativa: Que os alunos lancem mão de algumas das expressões estudadas no input para apresentar as pesquisas.
Orientações: Aponte para o quadro (ou imagem em tamanho grande) e diga: What does the graph show us? (Idealmente, os alunos responderão algo como: The graph shows us that the violent crime rate decreased in Toronto. Caso eles tenham dificuldade em responder, pergunte: Has the violent crime rate in Toronto increased or decreased? Eles possivelmente responderão It decreased. Então, pergunte novamente: What does the graph shows us? e a resposta será a mesma dada acima.)
- Diga: Sit in groups of three. You're going to receive two slips of paper with information taken from a research study and a poll (survey). You and your group have to analyze the information in each of these studies. Use the phrases and expressions in your handout to help you, and take some notes to guide you. After ten minutes, you are going to present your findings to another group.
- Distribua duas pesquisas diferentes para cada grupo. Você encontra esse material aqui.
- Dê dez minutos para que os grupos preparem suas apresentações e vá monitorando o trabalho dos alunos enquanto isso. Só interfira quando necessário.
- Ao final do tempo, diga: Now you have 10 minutes to present your graphs to as many groups as possible. Just make sure they have different research studies from yours. For example, if you are a member of group A, you can only present to B and C.
- Dê mais dez minutos para que os grupos apresentem suas pesquisas uns para os outros e continue monitorando a interação. É muito importante que os alunos lancem mão das expressões estudadas, sendo assim, caso observe que isso não está ocorrendo, incentive seu uso dizendo: Let's use the expressions we studied! Research suggests that…; The graph shows us that...
- Ao final do tempo, diga: Could you share something you've learned while presenting and listening to the other groups? e escute as respostas dadas. Os alunos, naturalmente, falarão do conteúdo das pesquisas, mas lembre-se de que o foco está na utilização, por parte deles, das expressões estudadas, encoraje o uso destas novamente.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a utilização de determinadas expressões nas apresentação de dados de pesquisa.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
- Power Point ou outro aplicativo de apresentação.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a terceira de cinco aulas que visa prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que assistirão a um vídeo para extrair informações e conhecer o formato.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que prestem atenção na questão levantada e nas evidências que apresentam, para corroborar ou refutar tal questão.
Input
Em uma aula síncrona, peça aos alunos que apresentem os argumentos que anotaram sobre o vídeo e discuta. Em seguida, siga as instruções do input e compartilhe o worksheet (disponível aqui) para que resolvam as atividades. Caso deseje, reproduza o vídeo novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Em seguida, volte ao slide de context após a discussão para debater com a turma sobre o tema “presentations” e utilize o vídeo para exemplificar o passo a passo.
Output
Assincronamente, compartilhe o handout (disponível aqui) do output e explique a tarefa para a turma. Você pode dividir a turma em duplas ou pequenos grupos. Dê a cada grupo uma das duas opções de pesquisa disponíveis no worksheet (disponível aqui). Peça aos alunos que utilizem as ferramentas digitais para organizar as apresentações. Eles podem utilizar o PowerPoint, o Flipgrid, Prezi, Padlet, Visme etc.
Marque um encontro síncrono para a apresentação da turma.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais foram as dificuldades encontradas pela turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem pedir ajuda aos familiares para criar a apresentação, ou elencar os argumentos, e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: video presenting facts and data
- OUTPUT: presentation of arguments supported by data
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes