Plano de aula: Modal Verbs - May & Might

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation

Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais may e might.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs may e might através do tema viagens, discutindo sobre situações que podem acontecer durante a viagem que estavam planejando no plano anterior (ING9_03UN14). Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre o que fariam em uma dada situação de viagem, tendo como objetivo aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a parte de um vídeo com prováveis situações que podem acontecer em uma viagem e suas prováveis resoluções; b) discutirão situações que podem acontecer durante uma viagem; c) classificarão algumas situações como mais ou menos prováveis de acontecer a eles em uma viagem, com vistas a introduzir a ideia de probabilidade que os modal verbs may e might trazem; e d) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar probabilidade). Já na seção Output, os alunos farão uso dos modal verbs may e might para indicar o que fariam nas situações apresentadas. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

• Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula:
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 1 (localizada no ponto a, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 2 (localizada no ponto b, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades do Ouput (localizada no ponto f, acima) para cada dupla de trabalho.
  • Material destinado aos professores:
  • A Folha de resolução de atividades de Input 2 (localizada no ponto c, acima) e o Transcript do vídeo do Input (localizado no ponto e, acima) são exclusivos a você, professor, e foram feitos para auxiliar sua preparação para a aula.
  • Alternativas à aula sem recursos multimídia:
  • Slide 2 - Context - Você poderá imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar;
  • Slide 3 - Objective - Você poderá escrever no quadro o objetivo desta aula;
  • Slide 4 - Input - Caso não seja possível reproduzir o trecho do vídeo, providencie uma cópia do Transcript para o vídeo de Input para cada dois alunos e proceda como indicado nas orientações. Atente-se para o fato de que será preciso substituir as palavras watch por read se a atividade de listening/watching for transformada em reading. Observação: Esta parte da aula é fundamental como modelo de input aos alunos, uma vez que se trata de uma aula destinada à produção oral. A substituição pela leitura do transcript só pode ocorrer caso seja, de fato, impossível acessar os recursos multimídia;
  • Slide 5 - Input - Você pode imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar. As imagens apresentadas auxiliam os alunos na compreensão das situações.
Context

Orientações:

• Mostre o slide para a turma e explore a imagen:
  • Where are these people? (Os alunos poderão dizer coisas como: They are on a road; They are in the countryside, etc.)
  • What are they doing? (Os alunos poderão dizer coisas como: The car stopped working and they are trying to make it work again; They are trying to fix the car, etc.)
  • What is the problem? (Os alunos poderão dizer: The car stopped working.)
  • Has this situation ever happened to you? What did you do? (As respostas para esta pergunta podem variar. Considere e acolha as respostas dos alunos.)
  • Leia a pergunta do slide (What would you do if your car broke down in the middle of nowhere?) e dê um exemplo do que você faria, como I would call someone from my family. Diga aos alunos: Ask this question to your partner and find out whether your reactions would be the same.
  • Terminada a conversa entre os pares, pergunte a alguns deles, apontando para a imagem do slide: What would you do in this situation?
  • Finalizada as trocas, diga a eles: It’s difficult to know exactly what we would do. So, we need to think of probabilities.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos