Atividade para impressão - Atividade de Input 1
Plano de Aula
Plano de aula: Modal Verbs - May & Might
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais may e might.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs may e might através do tema viagens, discutindo sobre situações que podem acontecer durante a viagem que estavam planejando no plano anterior (ING9_03UN14). Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre o que fariam em uma dada situação de viagem, tendo como objetivo aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a parte de um vídeo com prováveis situações que podem acontecer em uma viagem e suas prováveis resoluções; b) discutirão situações que podem acontecer durante uma viagem; c) classificarão algumas situações como mais ou menos prováveis de acontecer a eles em uma viagem, com vistas a introduzir a ideia de probabilidade que os modal verbs may e might trazem; e d) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar probabilidade). Já na seção Output, os alunos farão uso dos modal verbs may e might para indicar o que fariam nas situações apresentadas. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.
- Folha de atividades do Input 1;
- Folha de atividades do Input 2;
- Folha de resolução do atividades de Input 2;
- Link para o vídeo do Input: https://www.youtube.com/watch?v=2jrv9TJfMCw
- Transcript do vídeo do Input;
- Folha de atividades do Output.
- Nota aos professores:
- Impressões do material listado acima: Antes da aula:
- Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 1 (localizada no ponto a, acima) para cada aluno;
- Providencie uma cópia da Folha de atividades do Input 2 (localizada no ponto b, acima) para cada aluno;
- Providencie uma cópia da Folha de atividades do Ouput (localizada no ponto f, acima) para cada dupla de trabalho.
- Material destinado aos professores:
- A Folha de resolução de atividades de Input 2 (localizada no ponto c, acima) e o Transcript do vídeo do Input (localizado no ponto e, acima) são exclusivos a você, professor, e foram feitos para auxiliar sua preparação para a aula.
- Alternativas à aula sem recursos multimídia:
- Slide 2 - Context - Você poderá imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar;
- Slide 3 - Objective - Você poderá escrever no quadro o objetivo desta aula;
- Slide 4 - Input - Caso não seja possível reproduzir o trecho do vídeo, providencie uma cópia do Transcript para o vídeo de Input para cada dois alunos e proceda como indicado nas orientações. Atente-se para o fato de que será preciso substituir as palavras watch por read se a atividade de listening/watching for transformada em reading. Observação: Esta parte da aula é fundamental como modelo de input aos alunos, uma vez que se trata de uma aula destinada à produção oral. A substituição pela leitura do transcript só pode ocorrer caso seja, de fato, impossível acessar os recursos multimídia;
- Slide 5 - Input - Você pode imprimir o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar. As imagens apresentadas auxiliam os alunos na compreensão das situações.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Mostre o slide para a turma e explore a imagen:
- Where are these people? (Os alunos poderão dizer coisas como: They are on a road; They are in the countryside, etc.)
- What are they doing? (Os alunos poderão dizer coisas como: The car stopped working and they are trying to make it work again; They are trying to fix the car, etc.)
- What is the problem? (Os alunos poderão dizer: The car stopped working.)
- Has this situation ever happened to you? What did you do? (As respostas para esta pergunta podem variar. Considere e acolha as respostas dos alunos.)
- Leia a pergunta do slide (What would you do if your car broke down in the middle of nowhere?) e dê um exemplo do que você faria, como I would call someone from my family. Diga aos alunos: Ask this question to your partner and find out whether your reactions would be the same.
- Terminada a conversa entre os pares, pergunte a alguns deles, apontando para a imagem do slide: What would you do in this situation?
- Finalizada as trocas, diga a eles: It’s difficult to know exactly what we would do. So, we need to think of probabilities.