Atividade para impressão - Compreensão oral
Plano de Aula
Plano de aula: O inglês como língua da ciência
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma série de 5 aulas (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica. Para a realização desta aula, é importante que os alunos realizem de antemão a aula invertida sobre o vocabulário do vídeo, que pode ser encontrada neste link.
Preparação para a aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula (datashow, computador e internet), imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- Os worksheets dos alunos;
- Os audio scripts;
- A imagem em tamanho grande do slide 4;
- As cédulas de votação para o opinion poll (opcional);
- A aula invertida, que poderá ser feita pelo Quizlet ou pelo worksheet.
- O worksheet do homework (opcional).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to identify and analyze some points of view in a video.
Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos trabalharão as habilidades de escuta para compreensão ampla de um vídeo, além de exercitarem a tomada de notas (já aprendidas na unidade 02).
Context
Tempo sugerido: 3 a 5 minutos
Orientações: Leia o slide ou peça para que alguém leia. Diga aos alunos: Sit in pairs. Tell your partner whether you agree with the first statement or the second one. Justify your answer. Dê dois minutos para que os alunos discutam sobre o tema. Então, diga: Let's share some answers! E ouça algumas respostas. Pergunte:
Do you think it is important to listen to different points of view about the same topic? Why (not)?
Ouça as respostas dadas e conclua: It is important to listen to different points of view because we need to have well-informed opinions about issues. Se necessário, escreva well-informed (bem informado) no quadro e tire dúvidas com relação à palavra.
Variação: Caso sinta necessidade de dinamizar a atividade, diga:
- If you agree with the first statement, stay on my left. If you agree with the second statement, stay on my right.
- Depois que os alunos estiverem posicionados, diga: Now talk to the person next to you. Tell her or him why you agree with this statement. A ideia dessa dinâmica é que eles conversem com quem quer que esteja ao lado deles.
Input
Tempo sugerido: 28 minutos
Propósito: Identificar a tese do vídeo
Expectativa: Que os alunos compreendam apenas o posicionamento principal dos participantes do vídeo com relação ao lugar do inglês na ciência.
Orientações: Aponte para a imagem (caso não tenha acesso à tecnologia, imprima esta imagem em tamanho A3), leia o que está escrito na tela ou pergunte: Could anybody read what's on the screen/board, please? Pergunte ao alunos:
What's the name of this documentary series?
Do you think the participants of this video believe English is an important language? Why (not)?
(Idealmente, os alunos responderão algo como Yes. Because the program/documentary series/ video is called “Why English Matters”).
Input
Tempo sugerido: Continuação do trabalho com input.
Propósito: Compreender apenas a tese do vídeo (não os outros argumentos e tipos de informação).
Expectativa: Que os alunos possam entender qual é a posição dos participantes do vídeo com relação ao papel do inglês no mundo científico.
Orientações: Entregue o worksheet aos alunos e diga: Take a look at task one on your worksheet. Watch the video and answer: What's the participants' opinion on the use of English in science? Choose essential or not essential. Exiba o vídeo uma vez para que os alunos possam escolher a resposta adequada. Caso os alunos tenham dificuldade, o vídeo poderá ser exibido novamente. Ao final, pergunte: What did you choose? (Idealmente os alunos responderão It's essential).
Input
Tempo sugerido: Continuação do trabalho com input.
Propósito: Identificar o significado de palavras-chave e expressões utilizadas no vídeo.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de reconhecer os sinônimos da maior parte das palavras ou expressões, visto que elas já foram trabalhadas na aula invertida.
Orientações: Vá para a questão dois do worksheet. Leia (a folha ou o slide) ou peça: Could anybody volunteer to read task 2, please? Pergunte aos alunos: What are you supposed to do? (Idealmente eles responderão algo como Choose the synonyms (for the words in bold). Certifique-se de que eles compreendam quais são as palavras em negrito. Se necessário, diga: Read all the words in bold, please e veja se estão corretas. Dê ao menos uns 5 minutos para que eles façam a tarefa. Quando perceber que os alunos estão terminando, diga: Compare your answers in pairs. Ao final, confira as respostas com a turma.
Material complementar: Caso queira aprender mais sobre a sala de aula invertida, acesse os seguintes links:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/
Input
Tempo sugerido: Continuação do trabalho com input.
Propósito: Compreender os argumentos dados para a defesa da tese.
Expectativa: Que os alunos possam tomar nota de alguns dos argumentos utilizados pelos participantes para a defesa da tese.
Orientações: Na questão 3 do worksheet, os alunos devem anotar palavras ou frases que justifiquem sua resposta para a questão 1. Diga: Note down words or sentences to support your answer to task one. Neste momento, os alunos devem ativar os conhecimentos adquiridos sobre o vocabulário do vídeo. Exiba o vídeo mais uma vez para que os alunos possam tomar notas. Caso sinta que a turma está com dificuldades nesse processo, peça para que ouçam mais uma vez com a ajuda do script. Depois disso, diga: Sit in pairs and compare your notes e dê uns minutos para que os alunos comparem as respostas em duplas. Ao final, diga: Let's share our answers. Escute e escreva algumas respostas no quadro.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Gerar reflexão acerca do tema.
Expectativa: Que os alunos se posicionem acerca da pergunta, defendendo ou rechaçando a atitude do CEO da empresa.
Orientações: Leia o slide (caso não tenha projetor, escreva as perguntas no quadro de antemão) ou pergunte: Could anybody volunteer to read what's on the screen/ board, please? Imprima as cédulas de votação ou escreva seu conteúdo no quadro para que os alunos copiem. Diga: If you agree with the company's attitude, tick YES. If you don't agree with the company's attitude, tick NO. Then write a sentence to support your answer. Dê alguns minutos para os alunos responderem e diga: Let's count the votes. Raise your hands if you voted YES. Conte os votos e escreva o número no quadro. Raise your hands if you voted NO. Repita a operação anterior. Peça: Can any of the students who voted YES tell us why they did so? Escreva no quadro algumas palavras- chaves das respostas dadas pelos alunos. Can any of the students who voted NO tell us why they did so? Repita a operação anterior. Ao final, escreva no quadro: Most students voted YES/NO.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula, seja com relação ao desenvolvimento das habilidades de compreensão oral, quanto no tocante à discussão sobre o papel do inglês na ciência.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Finalmente, caso queira, passe o homework para eles, baseando-se nas orientações. A ideia desse dever de casa é consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Caso deseje executar o projeto do podcast (ver aula ING9_03UN01) ao final das cinco aulas, é recomendável que passe e corrija esse material antes da gravação dos alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
- Kahoot.
- Poll-Maker.
Context
Diga aos alunos que esta é a segunda de cinco aulas sobre o papel do inglês na produção científica. Desta vez, exploraremos o inglês como língua da ciência. Apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles deverão assistir a um vídeo para extrair informações.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Peça aos alunos para assistirem e perceberem os diferentes pontos de vista apresentados.
Trabalhe com eles os sinônimos necessários para a compreensão da aula. Você pode enviar a atividade do Quizlet (disponível aqui) sugerida no slide e pedir aos alunos que marquem as respostas corretas.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o segundo slide do input e converse com a turma sobre os statements. Em seguida, passe o vídeo para os alunos. Explore o vídeo utilizando as perguntas do input. Compartilhe o worksheet (disponível aqui) e incentive o debate sobre os pontos de vista do vídeo. Faça com eles a atividade sugerida no slide e peça para compararem com as anotações que fizeram previamente.
Caso deseje, peça à turma para fazer a Atividade 3 do worksheet assincronamente e marcar um encontro síncrono para debater as respostas.
Output
Em um encontro síncrono, mostre o slide de output e discuta a atividade e as respostas do exercício com a turma. Utilize as instruções do Output para guiar a dinâmica e separar a turma em duplas ou pequenos grupos. Você pode criar uma enquete em sites como o Poll-Maker (disponível aqui) e conversar sobre o resultado. Também pode criar um gráfico a partir das respostas e discutir com a turma.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais foram as dificuldades encontradas. Como tarefa extra, compartilhe o worksheet (disponível aqui) e peça aos alunos para criarem um pequeno parágrafo contando sobre o que aprenderam na lesson.
Convite às famílias
A família pode participar da votação apresentada no output. Peça aos alunos que computem os votos dos familiares e compartilhem em murais, como o FlipGrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Video about the relevance of English in scientific research
- OUTPUT: Opinion poll
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo. (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes