Atividade para impressão - Transcript do vídeo de Input
Plano de Aula
Plano de aula: Modal Verbs - Should - Must - Have to
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais should, must e have to.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs should, must e have to através do tema viagens. Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre os destinos de viagem que aparecerão no Output, tendo como objetivo organizar o conhecimento prévio dos alunos sobre os lugares e aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a um vídeo curto sobre os 5 melhores destinos de viagem no Brasil e as razões pelas quais estes lugares são assim considerados; b) discutirão alguns benefícios que viajar pode proporcionar a quem vivencia a experiência; e c) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar recomendação, obrigação e/ou necessidade). Já na seção Output, os alunos farão combinados sobre o que farão no destino de viagem utilizando should, must e have to nas formas afirmativa e interrogativa. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.
- Link para o vídeo de input: https://www.youtube.com/watch?v=dGZCEtKuw2M&t=7s&pbjreload=10;
- Transcript do vídeo de input;
- Folha de atividades de input;
- Folha de resolução das atividade de input;
- Folha com os travel tickets do output;
- Folha com as informações sobre o destino de viagem do output;
- Folha com os guidelines e language hints do output
- Nota aos professores:
- Impressões do material listado acima: Antes da aula:
- Providencie uma cópia da Folha de atividades de input (localizada no ponto c, acima) para cada aluno;
- Providencie uma cópia da Folha com os guidelines e language hints do output (localizada no ponto g, acima) para cada aluno. Note que o arquivo possui duas cópias por página; faça cópias e as recorte de acordo com o número de alunos que você tiver;
- Faça cópias da Folha com os travel tickets do output (localizada no ponto e, acima) e as recorte, de modo que todos os alunos da metade da turma recebam um bilhete;
- Faça cópias da Folha com as informações sobre o destino de viagem do output (localizada no ponto f, acima), recorte cada leaflet com informações sobre os destinos e entregue um leaflet para cada aluno da outra metade da turma.
Observação: Os alunos precisarão formar duplas a partir dos destinos de viagem (leaflets) e os bilhetes (travel tickets). Os dois funcionam como grouping arrangement kit. Portanto, é importante que a quantidade de leaflets sobre um destino seja igual ao número de travel tickets entregues. Por exemplo: sua turma possui 40 alunos. Ao dividi-la, 20 alunos receberão o leaflet e 20 receberão os travel tickets. Dos 20 alunos do primeiro grupo, 4 receberão informações sobre Bonito; 4 receberão informações sobre Florianópolis; 4 receberão informações sobre Fortaleza; 4 receberão informações sobre Manaus; e 4 receberão informações sobre Petrópolis. Já no outro grupo de 20 alunos, 4 receberão o bilhete com destino a Bonito; 4 receberão o bilhete com destino a Florianópolis; 4 receberão o bilhete com destino a Fortaleza; 4 receberão o bilhete com destino a Manaus; e 4 receberão o bilhete com destino a Petrópolis. Assim, há um mesmo número entre leaflets sobre uma cidade e travel tickets àquela cidade, de modo que os alunos possam formar seus pares.
- Materiais de auxílio à preparação do professor para esta aula: Nos itens b e d você encontrará, respectivamente, o transcript para o vídeo de input e a Folha de resolução das atividades de input. Note que elas não devem ser entregues aos alunos uma vez que são destinadas à sua preparação para a aula;
- Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2 e 6 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma. Já com relação ao vídeo de input, caso não seja possível executá-lo, entregue uma cópia do Transcript do vídeo de input a cada dois alunos.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Mostre o slide aos alunos e explore as imagens perguntando:
- What can you see in these pictures? (Os alunos poderão dizer coisas como: Cities, touristic spots, rivers, bridges, buildings, caves, palaces, etc.)
- What do you know about these places? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
- Have you ever traveled to any of these? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
- Leia a pergunta do slide (If you could travel to one of these places, which one would you choose? Why?) e peça aos alunos que a discutam em pares por dois minutos. Ao final, faça um poll com as escolhas que os alunos fizeram e pergunte aos alunos: Based on this activity, what do you think you will learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about travel.) Vá para o próximo slide e apresente o objetivo da aula para os alunos.