Plano de aula: Modal Verbs - Should - Must - Have to

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING_03UN14 - ING9_03UN15), em que os verbos modais (should, must, have to, may e might) serão abordadas com vistas à produção oral. Especificamente nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos modais should, must e have to.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos serão apresentados aos modal verbs should, must e have to através do tema viagens. Na seção Context, os alunos discutirão, inicialmente, sobre os destinos de viagem que aparecerão no Output, tendo como objetivo organizar o conhecimento prévio dos alunos sobre os lugares e aquecer a turma para o tema proposto. Na seção Input, os alunos: a) assistirão a um vídeo curto sobre os 5 melhores destinos de viagem no Brasil e as razões pelas quais estes lugares são assim considerados; b) discutirão alguns benefícios que viajar pode proporcionar a quem vivencia a experiência; e c) serão apresentados aos pontos gramaticais relacionados ao uso dos modal verbs, focando em seu uso (indicar recomendação, obrigação e/ou necessidade). Já na seção Output, os alunos farão combinados sobre o que farão no destino de viagem utilizando should, must e have to nas formas afirmativa e interrogativa. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

• Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula:
  • Providencie uma cópia da Folha de atividades de input (localizada no ponto c, acima) para cada aluno;
  • Providencie uma cópia da Folha com os guidelines e language hints do output (localizada no ponto g, acima) para cada aluno. Note que o arquivo possui duas cópias por página; faça cópias e as recorte de acordo com o número de alunos que você tiver;
  • Faça cópias da Folha com os travel tickets do output (localizada no ponto e, acima) e as recorte, de modo que todos os alunos da metade da turma recebam um bilhete;
  • Faça cópias da Folha com as informações sobre o destino de viagem do output (localizada no ponto f, acima), recorte cada leaflet com informações sobre os destinos e entregue um leaflet para cada aluno da outra metade da turma.

Observação: Os alunos precisarão formar duplas a partir dos destinos de viagem (leaflets) e os bilhetes (travel tickets). Os dois funcionam como grouping arrangement kit. Portanto, é importante que a quantidade de leaflets sobre um destino seja igual ao número de travel tickets entregues. Por exemplo: sua turma possui 40 alunos. Ao dividi-la, 20 alunos receberão o leaflet e 20 receberão os travel tickets. Dos 20 alunos do primeiro grupo, 4 receberão informações sobre Bonito; 4 receberão informações sobre Florianópolis; 4 receberão informações sobre Fortaleza; 4 receberão informações sobre Manaus; e 4 receberão informações sobre Petrópolis. Já no outro grupo de 20 alunos, 4 receberão o bilhete com destino a Bonito; 4 receberão o bilhete com destino a Florianópolis; 4 receberão o bilhete com destino a Fortaleza; 4 receberão o bilhete com destino a Manaus; e 4 receberão o bilhete com destino a Petrópolis. Assim, há um mesmo número entre leaflets sobre uma cidade e travel tickets àquela cidade, de modo que os alunos possam formar seus pares.

• Materiais de auxílio à preparação do professor para esta aula: Nos itens b e d você encontrará, respectivamente, o transcript para o vídeo de input e a Folha de resolução das atividades de input. Note que elas não devem ser entregues aos alunos uma vez que são destinadas à sua preparação para a aula;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2 e 6 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma. Já com relação ao vídeo de input, caso não seja possível executá-lo, entregue uma cópia do Transcript do vídeo de input a cada dois alunos.

Context

Orientações:

• Mostre o slide aos alunos e explore as imagens perguntando:
  • What can you see in these pictures? (Os alunos poderão dizer coisas como: Cities, touristic spots, rivers, bridges, buildings, caves, palaces, etc.)
  • What do you know about these places? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Have you ever traveled to any of these? (As respostas podem variar. Acolha as contribuições dos alunos.)
  • Leia a pergunta do slide (If you could travel to one of these places, which one would you choose? Why?) e peça aos alunos que a discutam em pares por dois minutos. Ao final, faça um poll com as escolhas que os alunos fizeram e pergunte aos alunos: Based on this activity, what do you think you will learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about travel.) Vá para o próximo slide e apresente o objetivo da aula para os alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos