Atividade para impressão - Compreensão oral
Plano de Aula
Plano de aula: O inglês como língua da ciência (2)
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é a terceira aula de uma série de 5 aulas (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.
Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- Os worksheets dos alunos;
- A resolução dos worksheets;
- A imagem em tamanho grande do slide 4 (caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula (datashow, computador e internet);
- Os worksheets do homework (caso queira aplicá-lo).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to use fixed expressions to support or refute arguments. We are going to learn some idioms and expressions that can help us with that.
Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos trabalharão as habilidades de escuta para compreensão ampla de um vídeo.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide ou peça para que alguém leia.
- Diga aos alunos: Sit in pairs. Last class, we discussed the benefits of having English as the common language of science. Do you remember some of them? Idealmente, os alunos responderão algo como Scientists from different countries can communicate in English, People can read journals written by scientists from all over the world, Scientists can work in multinational projects, etc. Ainda que os alunos respondam em português, é importante deixá-los falar nesse momento.
- Explique: Drawbacks are disadvantages. Brainstorm some drawbacks of having English as the common language of science. Dê dois minutos para que os alunos discutam sobre o tema.
- Então, diga: Let's share some answers! E ouça algumas respostas.
- Material complementar para o (a) professor (a): O artigo completo pode ser encontrado neste link.
Input
Tempo sugerido: 28 minutos- Esse é o tempo para os slides 4, 5 e 6.
Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.
Expectativa: Que os alunos possam antecipar, por meio dos recursos visuais e também pelo título do vídeo, o posicionamento da palestrante com relação à língua inglesa.
Orientações: Aponte para a imagem na tela (ou na impressão em tamanho grande).
- Diga: We are going to watch a part of a Ted Talk by an English teacher called Patricia Ryan. What's the name of this Ted Talk? (Idealmente os alunos responderão Don't insist on English!).
- Pergunte: Do you believe Patricia Ryan thinks it's a good idea to have English as the only language of science? What makes you think so? Dê um minuto para que os alunos discutam em pares.
- Diga: Let's share our answers e ouça as respostas.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input
Propósito: Compreender a ideia central do fragmento da Ted Talk
Expectativa: Que os alunos consigam entender a ideia geral/principal do vídeo. Não espere que eles entendam todo o conteúdo.
Orientações: Diga: Take a look at task 1 on your worksheets.
- Leia a tarefa (enunciado e alternativas) em voz alta ou peça para algum aluno fazê-lo, caso julgue que seja possível. Diga: : Could anybody volunteer to read it, please?
- É importante que eles entendam bem as afirmativas, ou seja, após ler cada uma delas, cheque a compreensão dos alunos. Pergunte: What does this sentence mean? Se eles tiverem dificuldades em responder, dê opções de respostas para que eles escolham.
- Ao final da leitura, pergunte: Do you have any questions? ou What do you have to do? (Idealmente, eles responderão algo como Choose the main ideas of the excerpt/video).
Abra o vídeo aqui ou, caso não tenha acesso à internet em sala, carregue-o com antecedência.
- Exiba o trecho (De 4:26 até 06:54) uma vez e deixe que os alunos marquem as opções corretas.
- Exiba mais uma vez para que possam conferir suas respostas. Caso sinta que eles estão com muita dificuldade, peça que acompanhem com o script dessa vez (número 2 do worksheet).
- Depois disso, peça a eles: Sit in pairs and compare your answers. Tell your partner why you chose these answers.
- Dê um minuto para que eles comparem.
- Ao término do tempo, diga: Let's share our answers! Nesse momento, corrija a atividade com eles e tire possíveis dúvidas.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input
Propósito: Compreender expressões utilizadas para apresentar opiniões e argumentos
Expectativa: Que os alunos compreendam o significado das oito expressões utilizadas no vídeo.
Orientações: Diga: Let's read the expressions on the screen/board e leia as expressões do slide/quadro, corrigindo a pronúncia quando necessário.
- Diga: Now take a look at task 2 on your worksheets.
- Leia a tarefa ou pergunte: Could anybody volunteer to read the expressions in bold, please?
- Não deixe que o voluntário leia o script inteiro, apenas as expressões destacadas e as definições.
- Tire possíveis dúvidas com relação às definições.
- Ao final da leitura, diga: You have 8 minutes to do this task in trios. Do you have any questions?
- Terminado o tempo, corrija a atividade com a turma.
- Por fim, diga: Let's move to task 3 now. In pairs, choose three of the expressions in bold and write one example for each.
- Deixe que os alunos escrevam seus exemplos e monitore-os. Só interfira se necessário.
- Ao final, diga: Who would like to share their sentences? E deixe que alguns alunos leiam seus exemplos.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Escolher um candidato com base nas discussões realizadas.
Expectativa: Que os alunos possam chegar a uma conclusão sobre quem contratariam com base no que aprenderam durante a etapa do input, assim como na aula ING09_03UN02.
Orientações: Leia o slide ou peça para que alguém leia.
- Diga: Sit in trios. Choose who is going to be student A, student B and student C. Dê um tempo para que os alunos se arranjem em trios.
- Desenhe no quadro duas colunas. Escreva PROS em uma e CONS em outra. Explique o significado dessas palavras, se necessário (prós e contras).
- Diga: Student A wants to hire the Russian scientist. Student A has to write all the pros of hiring this person and all the cons of hiring the young researcher. Student B wants to hire the young scientist who speaks English. Students B has to write all the pros of hiring this person and all the cons of hiring the Russian researcher. Student C is going to evaluate the arguments and use them to choose the researcher that is going to be hired. Use some of the expressions we've learned today in your discussion. Aponte para as expressões em destaque no worksheet dos alunos.
- Caso sinta que os alunos estão confusos quanto à tarefa, peça: Could I have a volunteer to explain what you have to do? Se necessário, deixe que a voluntária ou voluntário explique a tarefa em português. O importante é que os alunos entendam o que será feito.
- Dê uns 8 minutos para que os alunos tomem suas decisões e monitore o trabalho dos grupos enquanto isso.
- Ao final, pergunte aos grupos: Why did you choose this person? E deixe que os alunos dêem alguns dos motivos.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula, tanto com relação ao desenvolvimento das habilidades linguísticas quanto no tocante à discussão sobre o papel do inglês na ciência.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que dêem exemplos, sempre que possível.
Finalmente, caso queira, passe o homework para eles. A ideia desse dever de casa é consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Caso deseje executar o projeto do podcast (ver aula ING9_03UN01) ao final das cinco aulas, é recomendável que passe e corrija esse material antes da gravação dos alunos.
Para o aluno
Para o professor
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Vídeo que problematiza o uso do inglês sobre as demais línguas na pesquisa científica.
- OUTPUT: Resolução de uma situação-problema em grupos
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo. (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes