Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Introduzindo e concluindo apresentações
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário que será realizado na aula 10.
Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- Os worksheets dos alunos;
- A imagem em tamanho grande do slide 4 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos);
- A imagem em tamanho grande do slide 5 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos);
- A resolução dos worksheets.
- Links do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=Lb4fpweWoQQ
https://www.youtube.com/watch?v=5kElawefnc4
https://www.youtube.com/watch?v=1VrUop6IxIs
https://www.youtube.com/watch?v=b1b3HgWfO3Q
https://www.youtube.com/watch?v=81EMY-57AfI
https://www.youtube.com/watch?v=ZQjkBKwDNbE
Context
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o slide (ou copie o conteúdo de antemão no quadro).
- Diga: In pairs, you have 1 minute to brainstorm different ways to greet each one of these people.
- Finalizado o tempo, diga: Let's share our ideas! (Não há resposta correta, mas é importante chamar atenção para o grau de formalidade usado em cada uma das situações. Em situações informais, utilizamos cumprimentos como Hi, Hello, What's up?, etc e nos despedimos dizendo See you, Talk to you later ou até mesmo Later! Em situações mais formais optamos algo como Goodbye (Bye) ou Have a nice day.
- Por fim, pergunte aos alunos: Why do you think we have different ways of expressing the same idea formally and informally? Levante algumas respostas dos alunos. Você pode comentar: It is very important that we know how to communicate in both contexts, so that we don't sound odd or even rude!
- Material complementar para o professor: Você encontra um resumo bastante útil da Oxford University Press sobre níveis de formalidade em inglês aqui.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to open and close formal and informal presentations.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Identificar os diferentes graus de formalidade nas expressões utilizadas para introduzir e encerrar uma apresentação.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de contrastar os graus de formalidade dos quatro vídeos.
Orientações: Diga: Take a look at the pictures on the screen/poster. What do you think these people are doing? (Idealmente os alunos dirão algo como They're giving a presentation/They're presenting something.)
- Pergunte: Which of the presentations looks more formal to you? Why? (Possivelmente as respostas irão variar, por isso, ouça as respostas dos alunos e não os corrija.)
- Distribua os worksheets.
- Diga: Take a look at task 1 on your worksheet.
- Leia o enunciado e pergunte:
- What do you have to do first? (Idealmente os alunos responderão: Complete the sentences with the words missing.)
- Do you have any questions? (Tire possíveis dúvidas.)
- Reproduza 2 vezes o áudio da letra A (de 0:00 até 0:15 segundos).
- Reproduza 2 vezes o áudio da letra B (de 0:00 até 0:15 segundos).
- Reproduza 2 vezes o áudio da letra C (de 0:00 até 0:20 segundos).
- Reproduza 2 vezes o áudio da letra D (de 0:00 até 0:05 segundos).
- Reproduza 2 vezes o áudio da letra E (de 16:17 até 16:37 segundos).
- Reproduza 2 vezes o áudio da letra E (de 7:07 até 7:18 segundos).
- Agora reproduza os vídeos novamente (uma vez cada um) para que os alunos selecionem o grau de formalidade deles. É importante notar que isso será percebido, principalmente, por meio das escolhas lexicais de cada um dos apresentadores. Por exemplo, as pessoas que se apresentaram em situações mais formais optaram por dizer good afternoon, já as que optaram por um tom menos formal escolheram dizer hello para cumprimentar sua audiência.
- Deixe que os alunos escolham as opções corretas com relação ao grau de formalidade dos vídeos.
- Diga: Compare your answers in pairs.
- Dê um minuto para que os alunos comparem suas respostas e diga: Let's check your answers!
- Diga: Let's take a look at task 2 e leia a atividade. Aproveite para fazer um drill mostrando e modelando a pronúncia correta das frases.
- Dê um exemplo com uma das frases para que os alunos saibam exatamente o que fazer.
- Dê 5 minutos para que eles realizem a atividade.
- Finalizado o tempo, diga: Let's correct!
Output
Tempo sugerido: 28 minutos.
Propósito: Utilizar as expressões estudadas no input em situações hipotéticas de apresentações.
Expectativa: Que os alunos lancem mão das expressões estudadas em suas apresentações, estando atentos aos diferentes graus de formalidade.
Orientações: Aponte para o quadro e diga: Could anybody volunteer to read it, please?
- Diga: Imagine you have to give a presentation in these three different settings.
- Pergunte:
- Which one of these settings is the most formal one?
- What about the less formal one?
- What kind of language would you use in each one of them? You have ten minutes to decide how you would open and close your talk. Choose the topic you would like to discuss (for example, music, video games, etc.), but remember you will only introduce it! You may take notes of the ideas you have to help you when sharing with your classmates.
- Pergunte: Do you have any questions?
- Terminado o tempo, diga: Now you have three minutes to show one of your classmates what you've done and also to listen to what she or he has done. When time is up, I'll scream "Change pairs!" and you have to look for a new partner!
- Demonstre com um aluno o que deve ser feito. Finja que está falando com ele, diga alto: Change pairs! e busque um novo aluno.
- Pergunte: Do you have any questions? e tire possíveis dúvidas.
- Monitore o trabalho dos alunos e lembre de cronometrar os 3 minutos, dando o comando "Change pairs" ao final do tempo.
- Por fim, pergunte aos alunos: Was there any presentation that really drew your attention? Why? What kind of language did the presenter use? (As respostas vão variar, mas é importante ver se os alunos conseguem diferenciar o uso formal do informal - ou menos formal.)
- Material complementar para o professor: Caso queira aprender mais sobre como introduzir e concluir apresentações, assista a este vídeo da Cambridge University Press.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a utilização de determinadas expressões nas apresentação de dados de pesquisa.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
- Powerpoint ou outro aplicativo de apresentação.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a quarta de cinco aulas que visa prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles assistirão a alguns vídeos para extrair informações e conhecer o formato.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que prestem atenção nos níveis de formalidade das falas de cada vídeo e façam anotações.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o slide de context e peça aos alunos que apresentem ideias em relação aos tópicos pedidos. Após a discussão, você pode apresentar o resumo da Oxford (disponível aqui) sobre níveis de formalidade disponível no slide.
Em seguida, discuta com os alunos as anotações que fizeram sobre os vídeos que assistiram. Siga as instruções do input e compartilhe o worksheet (disponível aqui) para que resolvam as atividades. Reproduza os vídeos novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Output
Esta tarefa pode ser feita síncrona ou assincronamente. Compartilhe o slide de output e explique a tarefa para a turma. Explore qual tipo de linguagem seria mais adequada para cada situação e quais expressões aprendidas caberiam em cada cenário. Em seguida, divida a turma em três grupos. Dê a cada grupo um dos cenários e peça para que escolham um tópico para discursar dentro do cenário escolhido. Peça aos alunos que utilizem ferramentas digitais para organizar as apresentações. Eles podem utilizar o PowerPoint, o Flipgrid, Prezi, Padlet, Visme etc.
Marque um encontro síncrono para a apresentação da turma.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem pedir ajuda aos familiares para criar a apresentação, escolher a linguagem e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
.
Contents
- INPUT: Videos of formal and informal presentations.
- OUTPUT: Simulation: Opening and closing presentations.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes