Atividade para impressão - Transcrição - Defendendo pontos de vista
Plano de Aula
Plano de aula: Defendendo pontos de vista
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.
Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- Os worksheets dos alunos;
- A transcrição do episódio do podcast;
- A imagem em tamanho grande do slide 3 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula -datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos).
- A imagem em tamanho grande do slide 4. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula- datashow, computador e internet.)
- Link do INPUT: http://www.tefltraininginstitute.com/podcast/2016/7/8/who-owns-english-its-not-who-you-think
- A resolução dos worksheets.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to use argumentative strategies to support points of view.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide ou peça: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?
- Tire qualquer dúvida com relação a vocabulário;
- Diga: You have to convince your teachers and principal that you are the best pick (choice) for this trip. What is your strongest argument? Which strategies would you use to support it? Would you compare yourself to other students? Would you give examples of your contribution to the school community? You have two minutes to come up with an answer. You don't have to write a paragraph, just write down words or sentences that might help you explain your argument! Do you have any questions?
- Dê dois minutos para que os alunos trabalhem. Ao final do tempo, diga: Let's share our answers.
- Ouça algumas respostas e destaque as estratégias argumentativas utilizadas pelos alunos, isto é, se eles utilizaram exemplos, comparações, seu histórico escolar, etc.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Entender as estratégias argumentativas utilizadas pelos podcasters para defender os pontos de vistas deles.
Expectativa: Que os alunos consigam observar, ao menos, uma estratégia argumentativa utilizada no episódio. Não é esperado que eles percebam todas.
Orientações: Leia o slide (ou a imagem em tamanho grande);
- Diga para os alunos: We are going to listen to a podcast episode. What do you think this episode is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's about the English language);
- Pergunte: Who do you think owns the English language? (As respostas para essa pergunta devem variar, mas é importante que você se certifique de que os alunos entenderam o significado do verbo to own (que poder ser traduzido como possuir, ser dono);
- Distribua os worksheets e diga: Let's take a look at task one. Would anybody volunteer to read it, please?
- Tire qualquer dúvida com relação a vocabulário;
- Finalizada a leitura, pergunte: What do you have to do in task one? (Idealmente, os alunos responderão algo como We have to choose the best summary);
- Reproduza o episódio do podcast de 1:30 até 5:35. Para fazê-lo, basta clicar no botão play (de cor branca);
- Dê um minuto para que os alunos possam escolher suas respostas;
- Finalizado o tempo, diga: Now compare your answers in pairs. Tell your partner why you've chosen this option;
- Depois de compararem suas respostas, peça ao alunos: Now let's share our answers!
- Escreva no quadro o seguinte: What strategies can we use to develop an argument?
- Pergunte: Can you think of any strategies we can use to make our arguments more convincing? (Idealmente os alunos responderão algo como: We can give examples, cite historical facts, make comparisons, etc.);
- Diga: Let's take a look at task two.
- Leia a atividade ou peça: Could anybody volunteer to read it, please?
- Pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão algo como: Listen to the episode and identify the argumentative strategies used by the podcasters).
- Reproduza o episódio (no tempo já indicado) mais uma vez. Caso sinta que os alunos estão com dificuldades, peça que eles acompanhem o episódio com o audio script.
- Terminada a atividade, diga: Compare your answers in pairs.
- Finalmente, diga: Let's share our answers and notes. Ouça algumas das respostas dadas.
Output
Tempo sugerido: 26 minutos
Propósito: Construir argumentos utilizando estratégias argumentativas.
Expectativa: Que os alunos consigam construir argumentos consistentes utilizando ao menos uma das estratégias argumentativas mencionadas no input.
Orientações: Leia o slide (ou escreva seu conteúdo de antemão no quadro) ou pergunte: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?
- Diga aos alunos: Do you agree or disagree with the statements on the screen/board? You have five minutes to think about arguments to support your answer. Use the information given in the podcast and your background knowledge to help you. Note down some key information that might help you once we start discussing the issue as a group.
- Terminado o tempo, diga aos alunos (ou escreva as perguntas no quadro): Now, share your answers in pairs. Do you have similar opinions? Listen to your partner's arguments and try to observe the argumentative strategies s/he used. Were they similar or different from yours? Do you think her/his argument was strong enough? Why (not)?
- Dê de oito a dez minutos para que os alunos discutam em pares, monitorando-os e, sempre que necessário, fazendo interferências. Caso sinta que a conversa tenha cessado entre alguns alunos, troque as duplas, fazendo com que haja novamente um intercâmbio de ideias entre novas duplas.
- Finalmente, abra a discussão para a turma inteira dizendo: Let's share your arguments and opinions now!
- Vá conduzindo a conversa de forma que todas as duplas sejam incluídas.
- Ao final, pergunte aos alunos: Which argumentative strategies did we use to support our opinions? Escreva no quadro as estratégias que os alunos mencionarem.
- Material complementar para o (a) professor (a): Caso queira aprender mais sobre a estratégia pedagógica THINK-PAIR-SHARE, clique nos links a seguir:
https://serc.carleton.edu/introgeo/interactive/tpshare.html
https://teachingcommons.stanford.edu/resources/learning/learning-activities/think-pair-share
http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/797/1183
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a estratégias argumentativas, assim como o papel do inglês como língua global.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a primeira de cinco aulas que visam a prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que ouvirão um podcast para extrair informações e conhecer o formato.
Compartilhe com antecedência o áudio (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que ouçam o que está sendo discutido.
Apresente o slide de context e incentive-os a elencarem argumentos para defender a escolha e levar para a aula síncrona.
Input
Em uma aula síncrona, peça aos alunos que apresentem os argumentos e discuta-os. Em seguida, converse com a turma sobre o podcast que ouviram e compartilhe o worksheet (disponível aqui), para que resolvam as atividades. Caso deseje, reproduza o podcast novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Output
Assincronamente, compartilhe o slide de output e explique a tarefa para a turma. Você pode dividir a turma em duplas ou deixar que realizem a tarefa individualmente. Peça aos alunos que registrem as respostas e compartilhem em um próximo encontro síncrono.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem fazer um levantamento do quão importante é o inglês no núcleo familiar e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
9º ano
Contents
- INPUT: Podcast episode: "Who owns English? It's not who you think"
- OUTPUT: THINK-PAIR-SHARE: Who are the "owners" of the English language?
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI17) Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania. (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes