Atividade para impressão - Compreensão Oral - Podcasts
Plano de Aula
Plano de aula: Podcasts
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma série de cinco (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.
Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- Os worksheets dos alunos;
- A resolução dos worksheets;
- A transcrição do episódio do podcast (caso queira fornecê-la aos alunos);
- A imagem em tamanho grande do slide 4 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula (datashow, computador e internet);
- Link para o podcast (INPUT): http://www.audiomatic.in/show/new-generation-stem-books-putting-fun-back-fundamentals/
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to understand the podcast genre.
Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos exercitarão a habilidade de compreensão global.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o slide ou peça: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?
- Tire qualquer dúvida com relação ao vocabulário.
- Diga: Sit in pairs. You have 2 minutes to interview your partner and find out her/his answers to these questions. Do you have any questions?
- Dê dois minutos para que as duplas conversem e monitore o trabalho delas enquanto isso.
- Ao final do tempo, diga: Would one of the groups like to share their answers?
- Ouça as contribuições e só interfira se necessário.
Input
Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4 e 5.
Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.
Expectativa: Que os alunos consigam antecipar o tema que será discutido no podcast (Livros infantis da área de STEM- Science, technology, engineering & mathematics).
Orientações: Pergunte: What can you see in this picture? e permita que os alunos descrevam o que veem, ajudando com vocabulário, se necessário.
- Leia o conteúdo do slide ou da impressão em tamanho grande e tire qualquer dúvida acerca do vocabulário;
- Pergunte: Do you think 'How old is Muttajji' is a book or a film? Why? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's a book because there's a logo of a publisher/there's a button that says "Read Story");
- Pergunte: Do you think this story is about mathematics or geography? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's about mathematics because the review mentions a mathematical journey);
- Pergunte: What's the name of the publisher of this book? (Idealmente, os alunos responderão Pratham Books);
- Diga: We are going to listen to a podcast about Pratham Books and their set of books in the area of STEM (Escreva STEM no quadro). What does STEM stand for? What does it mean? (Caso os alunos não respondam, diga e escreva no quadro Science, Technology, Engineering & Mathematics);
- Distribua os worksheets para os alunos;
- Diga: Let's take a look at task 1. Could anybody volunteer to read it, please?
- Tire qualquer dúvida com relação ao vocabulário;
- Pergunte: What do you have to do in this task? (Idealmente, os alunos responderão Choose the option that summarizes the podcast.)
- Reproduza o episódio do podcast desde o princípio até 2 minutos e 15 segundos e deixe que os alunos selecionem a opção correta. Para fazê-lo, clique no botão de play (na cor rosa).
- Reproduza novamente o episódio para que eles confiram suas respostas.
- Diga: You have one minute to compare your answers with a partner.
- Terminado o tempo, corrija a atividade.
- Pergunte à turma: Do you believe these books can help Indian children enjoy reading more? Why (not)? E deixe que os alunos respondam livremente.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Identificar as diferentes etapas do podcast.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar a maior parte das etapas do podcast para que, assim, possam entender melhor a estrutura desse gênero.
Orientações: Leia o slide (ou escreva seu conteúdo no quadro);
- Diga para os alunos: Sit in pairs. You have one minute to come up with different ways to introduce and to end a podcast episode. Remember: There's no right or wrong now!
- Finalizado o tempo, ouça as respostas dos alunos;
- Diga: Let's take a look at task 2 on your worksheet. Could anybody volunteer to read it, please?
- Tire qualquer dúvida com relação a vocabulário;
- Pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão algo como Choose the option that represents what the podcaster is saying);
- Para a letra A, toque (2 vezes) o podcast do início até 0:27;
- Para a letra B, toque (2 vezes) o podcast de 0:36 até 0:44;
- Para a letra C, toque (2 vezes) o podcast de 3:12 até 3:20;
- Para a letra D, toque (2 vezes) o podcast de 15:30 até 15:41;
- Diga: Compare your answers in pairs. Tell your partner why you've chosen these options.
- Dê um minuto para que os alunos comparem suas respostas e corrija a atividade.
- Ao final de cada letra, pergunte: How did you know the podcaster was (a) introducing the episode/(b) giving a personal example/(c) starting an interview/(d) ending the episode?
- Escreva as expressões em negrito (no quadro) e pergunte aos alunos se eles conhecem outras formas de dizê-las;
- Escreva algumas das respostas dos alunos no quadro.
Output
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Esboçar um episódio de um podcast sobre algum tema relacionado à ciência.
Expectativa: Que os alunos consigam criar um esboço do programa que vão criar. Não espere, neste momento, que eles escrevam o script do programa, uma vez que esse será o homework assignment.
Orientações: Peça aos alunos: Sit in groups of 5;
- Diga: Let's take a look at task 3. Could anybody volunteer to read it, please?
- Tire possíveis dúvidas e dê exemplos para cada um, se necessário.
- Dê de 5 a 7 minutos para que os grupos trabalhem e monitore o processo enquanto isso;
- Ao final do tempo, diga: Let's share some ideas! e ouça algumas ideias.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula com relação ao gênero podcast.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Finalmente, caso queira levar o projeto do podcast adiante, passe o homework para eles.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog /plataforma para compartilhar áudio.
Context
Diga aos alunos que esta é a última de cinco aulas sobre o papel do inglês na produção científica. Desta vez, os alunos irão aprender sobre o gênero podcast. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles ouvirão um podcast para extrair informações e conhecer o formato.
Compartilhe com antecedência o áudio (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que ouçam o que está sendo discutido.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o slide do input e discuta a imagem com a turma. Em seguida, converse com a turma sobre o podcast que ouviram e compartilhe o worksheet (disponível aqui), para que resolvam a primeira atividade. Caso deseje, reproduza o podcast novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Apresente o segundo slide do input e discuta as etapas do podcast com os alunos. Para realizar a dinâmica, você pode fazer com todos ou dividi-los em grupos para que conversem entre si.
Output
Assincronamente, compartilhe o slide de output e divida os alunos em grupos para criarem o próprio podcast. Eles podem utilizar os conhecimentos adquiridos durante as aulas remotas para ajudá-los na melhor forma de criar e editar o conteúdo. Converse com eles sobre quais aplicativos seriam adequados para captar as vozes, onde conseguiriam trilhas sonoras de livre uso, quais os melhores aplicativos para edição de conteúdo e em quais plataformas eles poderiam compartilhar as produções. Compartilhe com a turma o slide e peça para que gravem um vídeo ou áudio resumindo as ideias do grupo e enviem para você.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar na criação do podcast, seja na edição ou na gravação. Os alunos podem criar tópicos de discussão e convidar os familiares a darem opinião.
9º ano
Contents
- INPUT: A podcast called "How a new generation of STEM books are putting the fun back in fundamentals"
- OUTPUT: Devising your podcast
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes