Atividade para impressão - CONTEXT
Plano de Aula
Plano de aula: Compartilhando o esboço de um seminário
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.
Preparação para a aula: Imprima e prepare todo o material com antecedência, o que inclui:
- A atividade do CONTEXT;
- A atividade de INPUT;
- A transcrição do vídeo, caso queira utilizá-la.
- A resolução da atividade de INPUT;
- A atividade do OUTPUT;
- O feedback form;
- Link do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=ZM10Ax_i3qU
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to outline a brief seminar.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: A ideia deste slide é recapitular algumas expressões e palavras relacionadas a apresentações, aprendidas nos planos anteriores. Isso será feito por meio do jogo Find someone who.
- Distribua os worksheets aos alunos e diga: You're going to play a game called Find someone who. Do you know it?
- Caso algum dos alunos conheça o jogo, diga: Can you explain how we play it? Caso contrário dê as seguintes direções:
- Diga: Stand up and ask the person next to you the first question. If the person knows how to answer the question, write her/his name and the example given by her/him on the slip of paper. (Aponte para as palavras name e example no slide ou no quadro)
- Peça: Can you read the example on the board, please?
- Depois que o aluno fizer a pergunta direcionada a você, diga: Yes, I can. I can use research studies to support an argument.
- Diga: Now write my name and the example I gave. Lembre-se de escrevê-los no quadro você também.
- Pergunte: Do you have any questions? e tire possíveis dúvidas.
- Diga: Now walk around the class and interview your partners. Remember: You can only ask one question per person!
- Dê cinco minutos para que os alunos façam a atividade. Ao final, diga: Let's share some answers! e ouça as respostas dadas.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Identificar os elementos de um seminário (Introdução, conclusão, apresentação de dados/ pesquisas, utilização de estratégias argumentativas e sequenciação) apresentados do planos ING9_03UN06 a ING9_03UN09)
Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos elementos em questão, sendo capazes lançar mão destes no output.
Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the pictures on the screen/poster. What do you think this presentation is about? (Idealmente os alunos dirão algo como It's about censorship/ censoring). Caso não consigam responder, diga: Do you think it is about censorship or education? (Idealmente os alunos dirão It's about education.)
Peça que os alunos trabalhem em pares e pergunte:
- Who stops you from doing what you want? (Deixe que os alunos respondam livremente, monitorando-os.)
- Do you believe it is important for children to be censored? Why (not)? (Deixe que os alunos respondam livremente, monitorando-os.)
- Distribua os worksheets para os alunos.
- Diga: Let's take a look at task 1. (Essa é uma atividade de pre-watching, ou seja, a ideia é que os alunos antecipem alguns dos elementos que poderão aparecer no vídeo. Leia a tarefa e tire possíveis dúvidas dos alunos. Caso não saibam o significado de slang words, explique que são gírias.)
- Diga: Let's take a look at task 2. Would anybody volunteer to read it, please? (Após a leitura, tire possíveis dúvidas de compreensão)
- Reproduza o vídeo uma vez e dê dois minutos para que os alunos respondam às questões.
- Ao final do tempo, diga: Let's check your answers!
- Leia a atividade 3 ou pergunte: Could anybody volunteer to read task 3, please? (Após a leitura, tire possíveis dúvidas de compreensão)
- Dê um minuto para que os alunos comparem a atividade em pares e diga: Let's correct this task!
Output
Tempo sugerido: 28 minutos
Propósito: Elaborar um esboço de uma apresentação, a ser avaliado por um colega.
Expectativa: Que os alunos consigam desenvolver um esboço de suas apresentações, pensando no tema que querem trabalhar, nos recursos que irão utilizar, etc. Depois, eles compartilharão este esboço com um colega, que dará sugestões de possíveis melhoras. É importante salientar que não é esperado que eles preparem uma apresentação completa sobre o tema escolhido, visto que isso não seria viável nesse espaço de tempo.
Orientações: Distribua os worksheets para os alunos.
- Leia o conteúdo do slide/ quadro e pergunte: What are you supposed to do first? (Idealmente, os alunos responderão algo como We have to plan a presentation outline) And after planning the outline, what do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão algo como We have to share the presentation with two classmates and then give them feedback.) And after giving them feedback, what do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão algo como Listen to our classmates' presentation outlines and give them some feedback.) Pode ser interessante escrever as seguintes informações no quadro: 1- Plan your presentation outline; 2- Share your presentation outline with two friends and listen to their feedback; 3- Listen to their presentation outlines and give them feedback; 4- Make any changes you want in your outline.
- Pergunte aos alunos: Do you have any questions?
- Caso eles não tenham perguntas, dê de dez a quinze minutos para que eles trabalhem em seus outlines, monitorando-os enquanto isso e tirando possíveis dúvidas.
- Terminado o tempo, distribua o feedback form e faça a leitura com os alunos.
- Diga aos alunos: Now you have ten minutes to present your outline and listen to your classmates' presentations. Do you have any questions?
- Caso não haja dúvidas, deixe que os alunos façam suas apresentações e monitore-os, interrompendo somente quando necessário.
- Ao final do tempo, faça as seguintes perguntas e deixe que os alunos respondam livremente:
- How would you define this experience (difficult, easy, interesting, boring, etc.)? Why?
- Is there any change you'd like to make after listening to your classmates' feedback? What are they?
- Would you feel ready to actually give this presentation in the future?
- Caso tenha interesse, você pode marcar um dia com os alunos para que eles, de fato, façam as suas apresentações. Para isso, é importante que você também dê feedback para eles com relação a seus outlines.
- Material complementar para o (a) professor (a): O seguinte artigo dá algumas dicas sobre como encorajar os alunos na realização de uma apresentação. Você pode encontrá-lo aqui.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação aos passos necessários para se planejar um seminário.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
- Power Point ou outro aplicativo de apresentação.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a última de cinco aulas que visam prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles assistirão a alguns vídeos para extrair informações e conhecer o formato.
Como exercício preparatório para a aula, compartilhe o worksheet (disponível aqui) com as instruções do jogo Find Someone Who. Eles podem fazer com a ajuda dos amigos e familiares.
Compartilhe, também com antecedência, o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Peça aos alunos que prestem atenção nos níveis de formalidade das falas de cada vídeo e faça anotações.
Input
Em uma aula síncrona, entregue o worksheet (disponível aqui) e converse com os alunos sobre o vídeo apresentado. Após a discussão, você pode apresentar o resumo da Oxford (disponível aqui) sobre níveis de formalidade disponível no slide. Reproduza o vídeo novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Output
Em um encontro síncrono, compartilhe o slide de output e explique a tarefa para a turma. Distribua o worksheet (disponível aqui) e siga as instruções do slide para que cada aluno crie o próprio outline. Após as explicações, peça para criarem uma presentation assincronamente e marque um encontro síncrono para que apresentem o trabalho. Peça aos alunos que utilizem as ferramentas digitais para organizar as apresentações. Eles podem utilizar o PowerPoint, o Flipgrid, Prezi, Padlet, Visme etc.
Neste encontro, sorteie pares entre os alunos para que um avalie a apresentação do outro. Compartilhe com a turma o feedback form (disponível aqui) e peça aos alunos que o preencham baseados no trabalho do colega.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem pedir ajuda aos familiares para criar a apresentação, escolher a linguagem, e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Seminar presentation on the issue of censorship.
- OUTPUT: Outlining a seminar presentation and giving peer-feedback.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Débora Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes