8 planos de aula para usar no Dia da Mulher

Aproveite a data para aprofundar o assunto com a turma e inspirar uma reflexão sobre as conquistas femininas e as desigualdades que ainda persistem

POR:
Ana Paula Bimbati
Crédito: Getty Image

O mês de março chega e começam a surgir decorações cor-de-rosa, flores, cartões e chocolates… mas o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 deste mês, é principalmente uma data de luta. É uma homenagem aos esforços históricos de tantas mulheres por igualdade de direitos e melhores condições salariais e de trabalho.

Considerando o que motivou as Nações Unidas a oficializar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, é interessante levar o assunto como conteúdo para sala de aula e promover a reflexão dos alunos em relação às conquistas das mulheres e as desigualdades que ainda não foram superadas. 

Para colaborar com seu planejamento, NOVA ESCOLA selecionou oito planos de aula do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Todos as atividades propostas estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Veja abaixo: 

Profissões exercidas por mulheres atualmente (2º ano)
Que tal conhecer mulheres que atuam em profissões antes consideradas exclusivamente masculinas? É interessante também problematizar com os alunos se existe profissão de mulher e profissão de homem. Esse plano de aula dá dicas de como adaptar para a realidade da sua escola incluindo mulheres que fizeram história na sua região. 

O protagonismo das mulheres em nossa história (5º ano)
Promova uma discussão com os alunos sobre o papel da mulher na sociedade e se existe igualdade entre as oportunidades oferecidas a elas e aos homens. Confira também uma atividade de ilustração que represente a importância da mulher em sua família, em sua escola e em sua comunidade.

As conquistas das mulheres: do voto ao futebol (5º ano)
Leve os alunos a analisarem como as mulheres conquistaram espaços na sociedade, como o direito de votar, assegurado no Brasil em 1932, e o desenvolvimento do futebol feminino, que tem a jogadora Marta como referência.  

A participação das mulheres nas independências da América Latina (8º ano)
Que tal apresentar um assunto usando uma temática fora do padrão? Esse plano tem o objetivo de mostrar a participação das mulheres nos processos de independências no Brasil, na América espanhola e no Haiti. É uma forma de entregar um conteúdo programático com uma abordagem que reflita sobre o protagonismo de personagens históricas como a líder indígena peruana Micaela Bastidas e a militar brasileira Maria Quitéria de Jesus, que participou da Guerra da Independência na Bahia.

Mulheres negras, militância e resistência: Thereza Santos (9º ano)
Trabalhar o corte de raça dentro da questão de gênero pode ser um ótimo conteúdo para sua aula. Neste plano, o objetivo é que os alunos percebam a importância do protagonismo negro. A vida e a obra da teatróloga, atriz, professora e militante Thereza Santos serve de ponto de partida para se pensar na trajetória das mulheres negras no Brasil.   

A Constituição de 1988 e a luta pelos direitos das mulheres no Brasil (9º ano)
O plano propõe que o professor apresente a Constituição de 1988 como um avanço na luta por direitos das mulheres, ao determinar que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. É uma forma de mostrar que antes da Constituinte as mulheres tinham pouca participação política e poucas leis que garantiam os seus direitos.

A história das mulheres no mercado de trabalho (9º ano)
Uma proposta para desenvolver a habilidade EF09HI26 (discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas...) é abordar a luta das mulheres por igualdade de gênero no mercado de trabalho.  É interessante usar dados atuais, charges e textos informativos para complementar a aula. 

Mulheres na ciência (9º ano)
Que tal analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento da ciência e usar o recorte de mulheres nessa área? Uma curiosidade dessa atividade: uma simples busca pelo nome Einstein no Google produz 138.000.000 de resultados, enquanto uma busca por Marie Curie produz apenas 35.400.00 resultados.