Plano de Aula

Plano de aula: Construção Geométrica de Números Irracionais com régua e compasso através do Teorema de Pitágoras.

Plano 4 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Representar geometricamente um número irracional, utilizando o Teorema de Pitágoras como um conceito auxiliar

Conceito-chave

Exploração do Teorema de Pitágoras como conceito auxiliar na representação geométrica de segmentos incomensuráveis.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Régua
  • Malha quadriculada milimetrada
  • Compasso.
  • Atividades impressas
  • Calculadora

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Representar geometricamente um número irracional, utilizando o Teorema de Pitágoras como um conceito auxiliar

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Título:

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quando um número é dito irracional?
  • O que significa “representar geometricamente um número”?

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