Plano de Aula

Plano de aula: Calculando perímetro de triângulo e quadrilátero no Geoplano com o auxílio do Teorema de Pitágoras

Plano 9 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o perímetro de triângulos e quadriláteros no Geoplano.

Conceito-chave

Utilização de triângulos auxiliares construídos com elásticos  coloridos e aplicação do teorema de Pitágoras para determinar o perímetro de triângulos e quadriláteros não regulares no geoplano e, posteriormente, em malhas quadriculadas.

Recursos necessários

  • Geoplano 12x12.
  • Elásticos coloridos.
  • Régua.
  • Atividades impressas.

Conhecimentos prévios:

  • Teorema de Pitágoras.
  • Conhecimentos básicos de quadriláteros e triângulos.
  • Regra de arredondamentos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o perímetro de triângulos e quadriláteros no Geoplano.

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Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Como se chama cada lado do triângulo retângulo?
  • O que nos diz o Teorema de Pitágoras?

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