Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).
Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.
Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de retomada
Resolução Atividade de Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).
Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.
Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- Pensando em retas paralelas cortadas por transversais, quais dessas retas representam as paralelas e quais representam as transversais?
- Quais as relações encontramos nos ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).
Orientações:
Instigue a curiosidade dos alunos para descobrirem as relações dos ângulos em um triângulo. Distribua entre os alunos a atividade impressa e peça que realizem de acordo com as orientações. Circule pela sala e certifique que os alunos estão realizando a atividade corretamente.
Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- O que são ângulos alternos internos? Que relação existe entre eles?
- O que podemos afirmar sobre ângulos suplementares?
- Os ângulos suplementares precisam ser adjacentes?
- Se eu traçar a reta paralela à outro lado do triângulo, essas relações permanecem?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3, 4, 5 e 6).
Orientações:
Leia com os alunos a conclusão que encontraram e peça que registrem em seus respectivos cadernos.
Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos internos de um triângulo qualquer.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).
Orientações:
Antes de realizar a atividade com a turma converse sobre os ângulos externos de um triângulo, utilize a imagem e peça que os alunos desenhem a lápis os outros ângulos externos existente nesse triângulo.
Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos externos podemos encontrar nesse triângulo?
- O que podemos afirmar sobre o ângulo externo e o ângulo adjacente à ele?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de Intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 e 8).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para os alunos, peça que leiam a atividade e realizem. Deixe que os alunos façam sua atividade individualmente, para depois comparar os resultados com o colega. Circule pela sala, orientando e questionando os alunos na resolução da atividade.
Propósito: Aplicar as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
- É possível afirmar a soma dos ângulos sem conhecer suas medidas?
- Será que é realmente possível encontrar uma relação com os ângulos internos e os ângulos externos?
- Quais são os ângulos adjacentes a ? e quais são os não adjacentes?
- Analise os ângulos desse triângulo, é possível encontrar relação de congruência entre eles?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.
Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:
- Qual é mesmo a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo?
- Por que podemos afirmar que ? e ? são suplementares se não conhecemos suas medidas?
- Como o ângulo ? pode ajudar a resolver o item c?
- Se fossem dois ângulos diferentes, seria possível resolver o item c?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).
Orientações:
Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.
Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:
- Que relação foi estabelecida para que seja possível responder o item e?
- Essa relação serve para qualquer triângulo?
- Podemos aplicar essas relações nos outros ângulos externos desse triângulo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 9, 10 e 11).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, deixe que os alunos apresentem seus resultados e suas hipóteses, peça para que pelo menos 3 ou 4 alunos apresentem seus resultados, tente convidar alunos que resolveram de forma diferente.
Propósito: Discutir as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais para o cálculo dos ângulos externos de um triângulo qualquer.
Discuta com a turma:
Depois que os alunos apresentarem seus resultados, questione:
- Que relação foi estabelecida para que seja possível responder o item f?
- Essa relação serve para qualquer triângulo?
- Podemos aplicar essas relações nos outros ângulos externos desse triângulo?
Professor, converse com os alunos sobre o que é uma propriedade ou uma generalização em matemática, deixe claro que para se estabelecer uma propriedade é preciso que seja válida em qualquer triângulo.
- Será que essa conclusão pode ser uma propriedade?
- Vamos testar em outros triângulos?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.