Plano de Aula

Plano de aula: Investigando áreas e ângulos em triângulos

Plano 1 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Identificar o triângulo retângulo como o caso em que ocorre a igualdade da soma das áreas menores com a área sobre o lado maior (Hipotenusa)

Conceito-chave

Exploração intuitiva do Teorema de Pitágoras.

Recursos necessários

  • Computador
  • Software GeoGebra
  • Projetor
  • Lápis, régua e compasso
  • Malha quadriculada
  • Atividades impressas

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar o triângulo retângulo como o caso em que ocorre a igualdade da soma das áreas menores com a área sobre o lado maior (Hipotenusa)

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos