Plano de Aula

Plano de aula: Relações de proporcionalidade em situações cotidianas

Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Compreender as relações de semelhança de triângulos aplicando conceitos de proporcionalidade de figuras geométricas consequentes do Teorema de Talles em situações cotidianas

Conceito-chave

Aplicar o conceito de semelhança entre triângulos e a proporcionalidade de seus lados em situações cotidianas.

Recursos necessários

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Compreender as relações de semelhança de triângulos aplicando conceitos de proporcionalidade de figuras geométricas consequentes do Teorema de Talles em situações cotidianas

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.