Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Posição entre retas e seus ângulos
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
- Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
- Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
- Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos internos e alternos externos.
- Reconhecer ângulos colaterais.
Conceito-chave
Congruência e suplementariedade de ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais
Recursos necessários
- Palitos (picolé, churrasco, unha etc);
- Transferidor
- Atividades impressas em folhas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
- Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
- Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos internos e alternos externos.
- Reconhecer ângulos colaterais.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO