Plano de Aula

Plano de aula: Posição entre retas e seus ângulos

Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  • Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
  • Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
  • Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos  internos e alternos externos.
  • Reconhecer ângulos colaterais.

Conceito-chave

Congruência e suplementariedade de ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais

Recursos necessários

  • Palitos (picolé, churrasco, unha etc);
  • Transferidor
  • Atividades impressas em folhas

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
  • Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
  • Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos  internos e alternos externos.
  • Reconhecer ângulos colaterais.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO