Plano de Aula

Plano de aula: Posição entre retas e seus ângulos

Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

  • Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
  • Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
  • Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos  internos e alternos externos.
  • Reconhecer ângulos colaterais.

Conceito-chave

Congruência e suplementariedade de ângulos formados em retas paralelas cortadas por transversais

Recursos necessários

  • Palitos (picolé, churrasco, unha etc);
  • Transferidor
  • Atividades impressas em folhas

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Diferenciar retas paralelas de retas transversais.
  • Identificar os ângulos formados no encontros das retas paralelas e transversais.
  • Reconhecer a congruência de ângulos: opostos pelo vértice, alternos  internos e alternos externos.
  • Reconhecer ângulos colaterais.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO