Plano de Aula

Plano de aula: Deduzindo informalmente o Teorema de Pitágoras com o uso de malhas quadriculadas e áreas

Plano 2 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Deduzir informalmente  o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas.

Conceito-chave

Exploração intuitiva do Teorema de Pitágoras.

Recursos necessários

  • Lápis, régua.
  • Malha quadriculada.
  • Atividades impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Deduzir informalmente  o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Título:

Objetivo
Objetivo

Título:

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Os alunos devem entender o que se pretende alcançar com as atividades desenvolvidas na aula, portanto, busque utilizar uma linguagem acessível.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • O que significa deduzir um conceito?
  • Qual a diferença entre mostrar e demonstrar?

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