Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Deduzindo informalmente o Teorema de Pitágoras com o uso de malhas quadriculadas e áreas
Plano 2 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Deduzir informalmente o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas.
Conceito-chave
Exploração intuitiva do Teorema de Pitágoras.
Recursos necessários
- Lápis, régua.
- Malha quadriculada.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Deduzir informalmente o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas.
Aula
Resumo da aula
Título:
Objetivo
Título:
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Os alunos devem entender o que se pretende alcançar com as atividades desenvolvidas na aula, portanto, busque utilizar uma linguagem acessível.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- O que significa deduzir um conceito?
- Qual a diferença entre mostrar e demonstrar?