Plano de Aula

Plano de aula: Recortando e Moldando o Teorema de Pitágoras

Plano 8 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Deduzir o Teorema de Pitágoras através de recortes  e atividades práticas.

Conceito-chave

Utilização de recortes em folhas de papel cartão ou EVA como forma de auxiliar na dedução e compreensão do Teorema de Pitágoras.

Recursos necessários

  • Uma folha de papel cartão ou EVA
  • Régua
  • Lápis comum
  • Lápis de cor ou pincel hidrocor
  • Tesoura
  • Atividades impressas

Conhecimentos prévios:

  • Triângulos Retângulos
  • Ângulos complementares e suplementares
  • Congruência de triângulos
  • Área de quadrado e triângulo



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Deduzir o Teorema de Pitágoras através de recortes  e atividades práticas.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:
Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula. Poderá usar um esquadro de madeira para mostrar os elementos que compõe um triângulo retângulo, destacando a relação entre as medidas dos lados expressas pelo teorema de Pitágoras.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Como se chama cada lado do triângulo retângulo?
  • O que nos diz o Teorema de Pitágoras?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos