Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Recortando e Moldando o Teorema de Pitágoras
Plano 8 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Deduzir o Teorema de Pitágoras através de recortes e atividades práticas.
Conceito-chave
Utilização de recortes em folhas de papel cartão ou EVA como forma de auxiliar na dedução e compreensão do Teorema de Pitágoras.
Recursos necessários
- Uma folha de papel cartão ou EVA
- Régua
- Lápis comum
- Lápis de cor ou pincel hidrocor
- Tesoura
- Atividades impressas
Conhecimentos prévios:
- Triângulos Retângulos
- Ângulos complementares e suplementares
- Congruência de triângulos
- Área de quadrado e triângulo
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Deduzir o Teorema de Pitágoras através de recortes e atividades práticas.
Aula
Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula. Poderá usar um esquadro de madeira para mostrar os elementos que compõe um triângulo retângulo, destacando a relação entre as medidas dos lados expressas pelo teorema de Pitágoras.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Como se chama cada lado do triângulo retângulo?
- O que nos diz o Teorema de Pitágoras?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO