Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Compreensão do sistema de numeração decimal: composição e decomposição de números.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compor e decompor quantidades.
  • Utilizar o sistema monetário para resolver problemas envolvendo a composição de decomposição de números.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras e materiais da sala de aula, entre outros.
  • (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para que sejam possíveis a composição e a decomposição de números até dois algarismos, é necessário que o estudante já conheça a sequência numérica e a representação escrita e falada dos números. Também se faz necessário que ele compreenda que um número pode ser obtido pela soma de outros números. A própria representação falada/escrita nos numerais pode auxiliar o estudante neste processo ao perceber que 16 pode ser formado por 10 e 6 ou 20 e 1 pode ser obtido por 20 vinte mais 1.

Como a própria habilidade prevê o uso de materiais manipulativos, como dinheirinho, pode auxiliar o aluno no desenvolvimento de estratégias próprias para compor/decompor um determinado número. Por exemplo, é possível que alguns estudantes obtenham 20 a partir de duas notas de 10 (10 + 10), outros percebam que também é possível obter este mesmo número com uma nota de 10 e outras duas de 5 (10 + 5 + 5) e, até mesmo, aqueles que formem com quatro notas de 5 (5 + 5 + 5 + 5). Espera-se que, ao trabalhar composição e decomposição, o sistema monetário seja utilizado como um dos recursos que possibilitarão aos estudantes maior compreensão sobre o sistema decimal e as estratégias de cálculo.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 1 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 2º ano - Item 3 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável.

Plano de aula: Princípio Aditivo na Composição e Decomposição de Números (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:
O plano de aula Princípio Aditivo na Composição e Decomposição de Números, produzido pelo time de autores da Nova Escola, têm como objetivos de aprendizagem:

  • Retomar a representação aditiva e subtrativa na horizontal, indicando o princípio formativo dos números.
  • Compreender o princípio aditivo na composição e decomposição de números.
  • Resolver situações aditivas, envolvendo a composição e a decomposição com o uso do dinheirinho como material manipulativo.

Plano de aula: Adição por Decomposição (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Adição por Decomposição, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Retomar os conhecimentos das crianças com relação ao princípio aditivo na composição e decomposição de números.
  • Resolver problemas de adição por decomposição.
  • Sistematizar o conceito de decomposição dos números.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática