Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Entendendo o Teorema de Talles e suas relações
Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Explorando ângulos, retas e suas relações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA10 - Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
EF09MA14 - Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
- Compreender as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados entres retas paralelas cortadas por transversais.
- Representar algebricamente a solução de um problema.
Conceito-chave
Compreensão do conceito do Teorema da proporcionalidade (Teorema de Talles) existente nos segmentos de retas formados entre paralelas cortadas por transversais.
Recursos necessários
- Papel
- Caneta
- Régua
- Atividade Principal impressa
- Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender as relações de proporcionalidade entre segmentos de retas formados entres retas paralelas cortadas por transversais.
- Representar algebricamente a solução de um problema.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO