Plano de Aula

Plano de aula: Determinando o comprimento de diagonais no espaço (Cubo e Paralelepípedo)

Plano 7 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais no espaço.

Conceito-chave

Utilização do Teorema de Pitágoras como conceito auxiliar no cálculo do comprimento das diagonais do cubo e do paralelepípedo.

Recursos necessários

  • Lápis, régua
  • Palitos de churrasco
  • Estilete
  • Pequenas esferas de isopor
  • Atividades impressas.

Conhecimentos Prévios

  • Teorema de Pitágoras
  • Cubo, paralelepípedo e seus elementos
  • Ângulos
  • Perpendicularidade

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais no espaço.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula. O professor poderá, caso disponibilize de tempo, utilizar uma caixa de papelão ou usar o ambiente da sala de aula para ilustrar o espaço tridimensional com os alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quantas dimensões possui uma caixa ?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos