Plano de Aula

Plano de aula: Determinando o comprimento de diagonais no espaço (Cubo e Paralelepípedo)

Plano 7 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais no espaço.

Conceito-chave

Utilização do Teorema de Pitágoras como conceito auxiliar no cálculo do comprimento das diagonais do cubo e do paralelepípedo.

Recursos necessários

  • Lápis, régua
  • Palitos de churrasco
  • Estilete
  • Pequenas esferas de isopor
  • Atividades impressas.

Conhecimentos Prévios

  • Teorema de Pitágoras
  • Cubo, paralelepípedo e seus elementos
  • Ângulos
  • Perpendicularidade

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais no espaço.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula. O professor poderá, caso disponibilize de tempo, utilizar uma caixa de papelão ou usar o ambiente da sala de aula para ilustrar o espaço tridimensional com os alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quantas dimensões possui uma caixa ?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos