Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar um número racional pela sua expansão decimal finita ou infinita periódica.
  • Reconhecer números irracionais em situações de medição.
  • Aproximar um número irracional de números inteiros e racionais.
  • Localizar um número irracional na reta numérica.
  • Associar um problema à operação entre números reais.
  • Calcular com potências com expoentes inteiros e fracionários.
  • Operar com números reais.
  • Identificar o tipo de resposta numérica para o problema (resposta exata ou aproximada).
  • Propor problemas em contextos de medições que possam envolver números reais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
  • (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • (EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
  • (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Ao desenvolver a habilidade EF09MA02 espera-se que o estudante seja capaz de reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

Já a habilidade EF09MA04 significa compreender formas distintas de representação de quantidades infinitamente grandes ou infinitamente pequenas usando propriedades do sistema de numeração decimal e notação exponencial, percebendo a aplicação desse conhecimento em textos de exploração científica.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Jogo da Reta Numerada e Números Irracionais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Jogo da Reta Numerada e Números Irracionais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Representar na reta numerada os números irracionais.

Plano de aula: Jogo da Memória (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Jogo da Memória, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Registrar números com expoente negativo em notação científica.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática