Plano de Aula

Plano de aula: Deduzir o Teorema de Pitágoras através de Malhas Quadriculadas e Recortes.

Plano 3 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Deduzir informalmente  o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas e triângulos congruentes.

Conceito-chave

Exploração intuitiva do Teorema de Pitágoras através de construções de triângulos congruentes, quadrados e do uso do conceito de áreas

Recursos necessários

  • Lápis, régua.
  • Malha quadriculada.
  • Atividades impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Deduzir informalmente  o teorema de Pitágoras através do uso de malhas quadriculadas e manipulação com áreas e triângulos congruentes.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Título:

Objetivo
Objetivo

Título:

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • O que é um Teorema?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos