Plano de aula: Textos digitais - Comentários em um fórum

Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_05UN01 - ING9_05UN08) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar um fórum online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, divida em dois slides, os alunos discutirão pontos gerais relacionados ao que se entende por um fórum online e suas características, confrontando suas opiniões com as de um texto que orienta possíveis participantes sobre como participar e as regras a serem observadas. No segundo slide de input, em especial, os alunos trabalharão as características do gênero através da exploração de um fórum e farão o registro de seus achados em um handout. É importante, professor, ter em mente que os alunos estarão aprendendo sobre as características ao fazer a exploração. Na seção output, após terem lido e explorado o fórum e suas características, os alunos discutirão algumas perguntas de reflexão pós-leitura. Esta aula, por se tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (em especial, imprima o item d da Folha de atividades de output e recorte um bloco de questões para cada grupo de quatro alunos e o item b da Folha de atividades de input para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:

• Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
  • Na seção input, imprima uma cópia de cada fórum a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real). A impressão do fórum apresentado no slide 4 deve ser entregue a cada dupla de alunos, com a seleção das partes a serem lidas (você pode fazê-las seguindo os trechos selecionados e apresentados no slide 4 com uma caneta colorida); já sobre a impressão do fórum apresentado no slide 5, uma cópia deve ser entregue a cada dupla.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

• Pergunte aos alunos:
  • How do you interact with people online? (Os alunos irão responder coisas como: We text each other over WhatsApp; We post messages on our friends’ walls on Facebook, etc.)
  • Is there only one way to interact with people online? (Os alunos poderão dizer Yes ou No.) What other ways can you think of? (Os alunos poderão responder coisas como: People can interact over Whatsapp, Facebook, Instagram, discussion forums, etc.)
  • Many people make use of online interaction to get answers for their questions. How do you think this may help them? (Os alunos poderão responder coisas como: People post their questions on websites and get the answers they need. People may use this information to check a piece of information they are not so sure about. They do not look for articles because they want to get different opinions from different people.)
  • Is it different from interacting with people on social media networks? (Os alunos poderão responder com Yes ou No.) What is the difference? (Os alunos poderão dizer coisas como: On social media networks, people can share posts, react, and comment, but they do not have a specific purpose. In a forum, people have the intention to help another person answer his/her question.)
  • Have you ever participated in an online forum? (Os alunos poderão dizer Yes ou No.) In your opinion, are they important? Why (not)? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha a contribuição dos alunos e estimule-os a justificar suas ideias sempre que possível.)