Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Textos digitais - Comentários em um fórum
Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_05UN01 - ING9_05UN08) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar um fórum online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, divida em dois slides, os alunos discutirão pontos gerais relacionados ao que se entende por um fórum online e suas características, confrontando suas opiniões com as de um texto que orienta possíveis participantes sobre como participar e as regras a serem observadas. No segundo slide de input, em especial, os alunos trabalharão as características do gênero através da exploração de um fórum e farão o registro de seus achados em um handout. É importante, professor, ter em mente que os alunos estarão aprendendo sobre as características ao fazer a exploração. Na seção output, após terem lido e explorado o fórum e suas características, os alunos discutirão algumas perguntas de reflexão pós-leitura. Esta aula, por se tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (em especial, imprima o item d da Folha de atividades de output e recorte um bloco de questões para cada grupo de quatro alunos e o item b da Folha de atividades de input para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:
- Links para os textos de input:
- Slide 4: http://www.partizipation.at/internet-forum0.html;
- Slide 5: https://www.quora.com/Why-is-English-the-one-and-only-international-language
- Folha de atividade de input
- Resolução da atividade de input
- Folha de questões de output
- Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
- Na seção input, imprima uma cópia de cada fórum a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real). A impressão do fórum apresentado no slide 4 deve ser entregue a cada dupla de alunos, com a seleção das partes a serem lidas (você pode fazê-las seguindo os trechos selecionados e apresentados no slide 4 com uma caneta colorida); já sobre a impressão do fórum apresentado no slide 5, uma cópia deve ser entregue a cada dupla.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos:
- How do you interact with people online? (Os alunos irão responder coisas como: We text each other over WhatsApp; We post messages on our friends’ walls on Facebook, etc.)
- Is there only one way to interact with people online? (Os alunos poderão dizer Yes ou No.) What other ways can you think of? (Os alunos poderão responder coisas como: People can interact over Whatsapp, Facebook, Instagram, discussion forums, etc.)
- Many people make use of online interaction to get answers for their questions. How do you think this may help them? (Os alunos poderão responder coisas como: People post their questions on websites and get the answers they need. People may use this information to check a piece of information they are not so sure about. They do not look for articles because they want to get different opinions from different people.)
- Is it different from interacting with people on social media networks? (Os alunos poderão responder com Yes ou No.) What is the difference? (Os alunos poderão dizer coisas como: On social media networks, people can share posts, react, and comment, but they do not have a specific purpose. In a forum, people have the intention to help another person answer his/her question.)
- Have you ever participated in an online forum? (Os alunos poderão dizer Yes ou No.) In your opinion, are they important? Why (not)? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha a contribuição dos alunos e estimule-os a justificar suas ideias sempre que possível.)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre e leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que nela irão explorar comentários em um fórum de Internet para entender como funciona, quais são seus objetivos e suas características.
Input
Tempo sugerido: 29 minutos - este é o tempo total para os slides 4 e 5.
Propósito: Problematizar o objetivo social do gênero através da leitura.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber a existência de pontos centrais em um fórum de internet, tais como seu objetivo e características.
Orientações:
- Retome a última pergunta da seção context (Have you ever participated in an Internet forum?) com os alunos. Pergunte a eles:
- What is an online forum? (Os alunos poderão responder coisas como: It is a website where people post a question and other people post answers. They can discuss about a topic and share their ideas.)
- Why do people create one/answer to one? (Os alunos poderão responder coisas como: Because people want to know other people’s opinions about their question or they want to contribute to the discussion with their answers.)
- What is the objective of a forum? (Idealmente, os alunos dirão: To get answers for their questions; to have an informal discussion about the topic; to share their knowledge and learn together about something.)
- Are they all similar? (Idealmente, os alunos dirão: They have a similar structure, but the discussions and ways to participate are different. There are open forums in which anyone can participate and there are closed forums for specific people to participate.)
- How do they work? (Os alunos poderão dar respostas como: One person posts a question and other participants try to answer it.)
- What characteristics do they have? (As respostas para esta pergunta podem variar. Considere as contribuições de seus alunos e, sempre que possível, peça que expliquem suas ideias. Ajude com o vocabulário caso seja necessário.)
- What is necessary to participate in one of them? (Os alunos poderão dizer coisas como: You need to have Internet connection to access the forum, an account, some knowledge or curiosity about the topic, etc.)
- Após os alunos terem feito suas contribuições, mostre as duas imagens do slide e convide a turma para acompanhar a leitura dos trechos e pensar de que maneira ele responde as perguntas que eles acabaram de discutir. Faça a leitura do texto, chamando a atenção dos alunos para um ponto ou outro. A cada parágrafo, você pode perguntar aos alunos What have you understood from this part?, permitindo que eles possam manifestar sua compreensão e impressões. Feita a leitura, permita que os alunos, em duplas, leiam mais uma vez e encontrem as considerações que o texto tece sobre as perguntas do ponto 1.
- Terminado o trabalho em pares, abra a discussão para a turma perguntando:
- What answers could you get from these excerpts? Do you agree with them? (As respostas para estas perguntas são abertas. Considere-as e peça, sempre que possível, para que os alunos justifiquem suas ideias.)
- According to the second excerpt, you only need computing skills and Internet access to participate in online forums. Is that true? (Idealmente, os alunos dirão: No, it is not true.)
- What other things may be important when participating in a forum? (Os alunos poderão dizer coisas como: Language, behavior, real information, etc.)
- In the very same excerpt, it is said that “[...] it is very important to tie internet fora into actual decision procedures - otherwise they may end up as mere ‘playgrounds’ with no practical relevance.” What can you understand from it? (Idealmente, os alunos responderão: It means that people have to focus on the objective of the forum and not on unrelated topics. People may post pictures, emojis, videos that do not correspond to the answer for the question or some information that is not true.)
- Is there any kind of expected behaviors from participants? Which one? (Os alunos poderão dizer algo como: People are expected to contribute to the discussion in a polite way, focusing on the topic. People must be respectful towards other participants.)
- Thinking about the excerpts on the slide, what kind of idea does it communicate? (Idealmente, os alunos dirão: It wants to communicate what that specific forum is about (Sustainable Development in Europe), how people can participate in it and the rules they have to follow to do so.)
- What kind of public is it targeted at? (Idealmente, os alunos dirão: European citizens who want to contribute to the ongoing discussion.)
- Do all forums have this kind of expected behavior and targeted public? What may happen if you participate in a forum in which you are not targeted at or you are not aware of its the rules? (Idealmente, os alunos responderão: No. Different forums may have different objectives and expected behaviors. We may not know how to participate in the discussion adequately and our contributions may not be considered; we may sound rude or impolite.)
- Finalize a discussão perguntando: From the information you read on the post and the discussion we have had on this topic, what does it mean to participate in an online forum? What is important to understand beforehand in order to have profitable experience? (Idealmente, os alunos dirão: Participating in an online forum does not mean just adding information to the ongoing discussion. It also means understanding its objective, its characteristics, the language people use in their posts, and participants’ expected behaviors, so that we can profit from it.) Passe para o próximo slide.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Explorar as características de um fórum online através da leitura, de modo a entender seu funcionamento.
Expectativa: Que os alunos possam reconhecer algumas das características presentes no gênero e entendam que para participar em um fórum é preciso compreender seus objetivos, suas regras, sua linguagem e, também, o comportamento esperado dos participantes.
Orientações:
- Mostre a imagem do slide e pergunte aos alunos:
- What is the name of this question-and-answer website? (Idealmente, os alunos responderão: Quora.)
- What is this online discussion about? How do you know that? (Os alunos poderão responder: This discussion is about why English is the one and only international language. We know that because the question is about English as the only international language in the world.)
- Are there any other questions related to the present discussion? (Idealmente, os alunos dirão: Yes, there are. They are listed next to the question and its answers.)
- Who do you think can participate in the discussion? Who can post questions in a question-and-answer website? (Idealmente, os alunos dirão: Anyone can participate in the discussion in an open question-and-answer website.)
- What kind of language do you think people may use to answer the question? Can you add videos, pictures, emojis to your post? (Os alunos poderão responder coisas como: Formal/Informal language. Yes, we can add videos, pictures and emojis to our post.)
- Diga aos alunos que eles irão explorar algumas características do fórum (You are going to explore some characteristics from the forum). Entregue o handout à turma e explique a atividade. Peça para os alunos que continuem o trabalho nas duplas que formaram para a primeira atividade de input. Disponibilize o fórum aos alunos (https://www.quora.com/Why-is-English-the-one-and-only-international-language) para que possam explorá-lo e reconhecer algumas de suas características, seu objetivo, o padrão de respostas que as pessoas escrevem, se utilizam argumentos ou não, que tipo de linguagem utilizam (verbal, não-verbal, qual registro). Quando os alunos finalizarem a exploração, peça às duplas que se reúnam umas às outras formando grupos de 4 integrantes e comparem as respostas encontradas, mencionando onde elas foram encontradas ou qual pista na discussão os levou a pensar na resposta que escreveram. Ao final do trabalho em grupos, abra a discussão para a turma e vá anotando as características em comum nas respostas. Aqui, você pode encontrar possíveis respostas para a atividade de input.
- Após a correção das atividades no handout, proponha uma discussão com as perguntas abaixo. Diga aos alunos: Now, that you have explored the forum, it’s time we discussed about this question-and-answer website:
- What kinds of messages does this kind of website/online discussion convey? (Idealmente, os alunos dirão: People can post about anything, so they might post their different opinions about anything. In this online discussion, the message is related to the idea of English as the only international language.)
- Most of the authors are from English speaking countries. What kind of influence this information may have in their answers? (Os alunos poderão dizer coisas como: They may provide similar answers and share the same opinion the person who posted the question has or emphasize it: that English is the one and only international language.)
- What is the purpose of posting questions and answers to this kind of website/discussions? (Os alunos poderão dizer coisas como: Getting to know other people’s opinions and discussing a specific topic with other people. Also, participating in an online discussion may give voice to people in general, not only to experts.)
- What is the use of a website such as this one? (Idealmente, os alunos dirão: To share knowledge about a topic, to stimulate people’s interaction towards building knowledge, to share different opinions based on different cultural points of view, etc.)
- By reading the question and the discussion, what can we understand about its author’s ideas? (Idealmente, os alunos responderão: We can understand that the author believes that English is the only one international language. Maybe she/he is from an English speaking country and, perhaps, thinks that her/his language has to be learned and used if one wants to interact with a foreigner.)
- What was his/her objective by posting this question? (Idealmente, os alunos dirão: Maybe he/she wanted to get answers that would agree to his/her question and point of view; Maybe he/she wanted to confirm his/her hypotheses about why such language is seen as the only one international language.)
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Promover uma reflexão pós-leitura sobre a importância de compreender o que é um fórum, seu objetivo, seu assunto, suas características para poder participar.
Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre a as características de um fórum, abordadas no input, para que possam participar de um fórum, seja como aqueles que perguntam, respondem ou o utilizam como buscador para perguntas semelhantes às suas.
Orientações:
- Mostre a imagem e leia a pergunta What is important to know in order to participate in an online forum? para os alunos. Acolha as respostas que eles forem dando e escreva no quadro alguns dos pontos mencionados. Diga a eles: Now that you have explored the forum and know some of its characteristics, discuss the question on the slide with your group. Think about what the objective of a forum is and what your objective as a forum participant is. Entregue para cada grupo uma cópia das perguntas para a discussão proposta. Leia as perguntas com os alunos e confira se há alguma dúvida com relação ao vocabulário.
- Quando os alunos finalizarem a discussão nos grupos, retome os pontos discutidos, pedindo a cada grupo que faça sua contribuição. Esteja ciente do fato de que as respostas, apesar de abertas, refletem a discussão iniciada na seção anterior (input) e a própria exploração que os alunos fizeram no fórum. Portanto, é importante acolher as contribuições e pedir aos alunos, sempre que possível, que usem sua experiência na discussão e na exploração para justificar seus pontos.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).
Orientações:
- Mostre apenas a pergunta do slide aos alunos. Caso tenha tempo o suficiente, deixe que os alunos falem livremente sobre o que fizeram, como fizeram e como se sentiram nesta tarefa (foi fácil/difícil/interessante?). Caso contrário, leia os pontos do slide e peça exemplos à turma sempre que possível.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Group discussion. Handout.
- OUTPUT: Post-reading reflection. Group discussion.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renan da SIlva Portolan
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes