Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Textos digitais - Contextos de Produção e Divulgação
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que realizem a proposta do plano 7 (ING_05UN07) primeiro.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar artigos online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, os alunos serão convidados a construir uma lista de critérios a serem seguidos para a seleção de um texto para uma tarefa. Na seção output, os alunos farão uso da lista criada para justificar o uso (ou não) de um segundo artigo online sobre a mesma temática, mas publicado em outro ambiente virtual de informação e socialização. Esta aula, por tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (imprima uma cópia do arquivo no item c para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:
- Texto do input: https://en.wikipedia.org/wiki/ResearchGate
- Texto do output: https://www.nature.com/news/online-collaboration-scientists-and-the-social-network-1.15711
- Folha de atividades de input
- Resolução das atividade de input
- Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
- No input, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de completar a tabela com as respostas;
- No output, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de uso da lista de critérios para a análise do artigo.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Este slide possui animação; nele, a imagem aparece primeiro e o texto só irá surgir na tela quando você clicar no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter de seu computador.
- Mostre a imagem do slide para os alunos. Pergunte:
- What is the girl doing? How do you know that? (Os alunos poderão responder coisas como: She is studying; She is searching for information, etc.)
- When you have a school project, do you look up information on websites? (Os alunos irão responder: Yes ou No.)
- Which websites do you look up for information? (As respostas para a pergunta podem variar. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
- How do you know they are reliable? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles podem dar para as informações serem ou não confiáveis.)
- How do you select information you find online for a school project? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles possam dar sobre a seleção de informações.)
- Clique no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter do seu computador e leia o parágrafo para os alunos. Diga aos alunos: Just think of possible answers to the questions, ok?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO