Atividade para impressão - Compreensão Oral - Mulheres na ciência
Plano de Aula
Plano de aula: Mulheres na ciência
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma série de 5 (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.
Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- Os worksheets dos alunos;
- A resolução dos worksheets;
- Os audio scripts;
- A imagem em tamanho grande dos slides 3 e 4 (caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula (datashow, computador e internet);
- O homework, caso queira aplicá-lo.
- Link do INPUT: https://causemarketing.com/case-study/microsoft-makewhatsnext-case-study/
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to listen for specific details.
Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos exercitarão a habilidade de compreensão de detalhes.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mostre as imagens no slide (ou na impressão em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar, feita de antemão).
Pergunte:
- Do you know these people? What did they do for a living? Caso os alunos não saibam, diga: These are Albert Einstein and Marie Curie. They were very important scientists.
- How many Nobel prizes each one of them won? (Idealmente, os alunos responderão Einstein won one and Marie Curie won two Nobel prizes.)
- Who do you think is more popular? (A resposta é Einstein*.)
- Do you know other female scientists? (Escute a resposta dos alunos, caso haja.)
- Do you think it is harder for women to be scientists than it is for men? Why (not)? (Deixe que os alunos respondam livremente, encorajando-os a justificar suas respostas.)
*Uma simples busca pelo nome Einstein no Google produz 138.000.000 de resultados, enquanto uma busca pelo nome de Marie Curie produz apenas 35.400.00 resultados.
Input
Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4, 5 e 6.
Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.
Expectativa: Que os alunos consigam antecipar o tema que será discutido no vídeo (a mulher na ciência).
Orientações: Pergunte: What can you see in this picture? e permita que os alunos descrevam o que veem, ajudando com o vocabulário, se necessário.
- Aponte para os desenhos na tela ou na impressão e pergunte: Do you think these drawings represent science or arts? (Idealmente os alunos dirão science).
- Aponte para o texto na tela (ou na impressão) e leia o que está escrito (ou pergunte: Could anybody volunteer to read it, please?)
- We are going to watch a video. Pergunte: Who made this video? (Idealmente, os alunos responderão Microsoft). Pergunte: What does Microsoft sell? (Idealmente, os alunos responderão algo como Computers ou Technology). What do you think this video is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como Women in science ou girls in science)
- Diga: Let's watch it and find out!
- Exiba o vídeo uma vez.
- Diga: Were your guesses correct? In pairs, summarize this video in one sentence. E dê dois minutos para que os alunos façam a atividade.
- Diga: Let's share our answers! e escute algumas respostas.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Identificar as ideias principais do vídeo.
Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos tópicos referentes ao vídeo.
Orientações: Entregue os worksheets aos alunos e diga: Take a look at task 1 on your worksheet. Could anybody volunteer to read it please?
- Tire qualquer dúvida acerca do vocabulário.
- Pergunte: Do you have to write true or false or tick the 5 main ideas of the text? (Idealmente, os alunos escolherão a segunda opção).
- Pergunte: Do you have any questions?
- Exiba o vídeo novamente e dê uns dois minutos para que os alunos concluam a atividade.
- Diga: Compare your answers in pairs. Explain why you chose these sentences.
- Corrija a atividade e tire possíveis dúvidas
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Identificar os argumentos que sustentam as ideias principais.
Expectativa: Que os alunos identifiquem a maior parte dos argumentos da atividade.
Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the screen/board. Could anybody volunteer to read it please?
- Certifique-se de que os alunos compreenderam o que está escrito.
- Pergunte: Which one is the main idea and which one is the supporting detail? (Idealmente, os alunos responderão The first sentence is the main idea and the second sentence is the supporting detail). Observação: cuidado para não clicar mais de uma vez e dar a resposta para os alunos antes que eles possam responder. Caso esteja escrevendo no quadro, só acrescente a informação depois que os alunos responderem.
- Escreva "all the words" e "keywords" no quadro e diga: When listening for specific details that support the main idea, do you have to focus on every word that is being said or only on keywords? (Idealmente os alunos responderão algo como We have to focus on keywords).
- Diga: Let's go back to task 1. Highlight the keywords of the main ideas. E dê de um a dois minutos para que os alunos façam a atividade.
- Diga: Compare your answers.
- Diga: Now let's take a look at task 2 on your worksheet.
- Leia ou peça: Could anybody volunteer to read it, please?
- Pergunte: What do you have to do? e certifique-se de que os alunos entenderam a atividade.
- Diga: Pay attention because some ideas have more than one supporting detail. Use the keywords you highlighted to find the information you need.
- Caso sinta que os alunos estão com dificuldades, peça para que acompanhem com o audio script.
- Ao final da exibição do vídeo, dê uns 5 minutos para que eles façam a atividade.
- Diga: Compare your answers in pairs. Tell your partner why you chose this answer.
- Corrija a atividade e tire possíveis dúvidas.
- Caso sinta que eles não foram bem na atividade, exiba novamente o vídeo e vá pausando a cada argumento.
- Material complementar para o (a) professor (a): Este vídeo, parte do curso Learn English: Advanced Academic Speaking and Listening, produzido pela University of California, Irvine, e disponibilizado na plataforma Coursera, dá uma boa explicação sobre como identificar a main idea e os supporting details de um texto oral. Ainda que o foco do vídeo sejam as palestras, as dicas podem ser estendidas a outros tipos de textos orais.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Discutir acerca do tema abordado no input, utilizando os conceitos de main idea e supporting details para organizar suas ideias.
Expectativa: Que os alunos consigam, ao menos, pensar em dois argumentos para justificar suas respostas.
Orientações: Diga: Let's take a look at task 3 now.
- Leia a atividade ou peça: Could anybody volunteer to read what's on the screen/board, please?
- Tire qualquer dúvida com relação à vocabulário.
- Diga: Now sit in groups of five and remember: don't write a paragraph! Just note down some key information to support your answer.
- Dê cinco minutos para que os alunos discutam e pensem em suas respostas.
- Monitore os grupos e só interfira se for realmente necessário.
- Ao final do tempo, diga: Now let's share our answers with the other groups.
- Ouça as respostas dos grupos e vá conduzindo a roda de conversa, tomando cuidado para não roubar o protagonismo dos alunos.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula, seja com relação ao desenvolvimento das habilidades de compreensão oral, seja com o programa #MakeWhatsNext.
Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.
Finalmente, caso queira, passe o homework para eles. A ideia desse dever de casa é consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Caso deseje executar o projeto do podcast (ver aula ING9_03UN01) ao final das cinco aulas, é recomendável que passe e corrija esse material antes da gravação dos alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a quarta de cinco aulas sobre o papel do inglês na produção científica. Desta vez, os alunos deverão ouvir detalhes específicos em um vídeo. Apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles deverão assistir a uma Ted Talk para extrair informações.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que assistam o que está sendo discutido.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o slide do context e discuta as imagens com a turma. Em seguida, converse com a turma sobre o vídeo que assistiram e peça para que façam o link com a discussão da aula. Caso deseje, passe o vídeo novamente e peça aos alunos para que o resumam em uma frase.
Apresente o segundo slide do input e discuta a questão com os alunos. Você pode dividi-los em grupos para que conversem entre si ou abrir uma discussão geral.
Passe o vídeo para os alunos e peça para que anotem as ideias principais e os detalhes que as apóiam, como sugerido no terceiro slide do input. Caso necessite de ajuda para identificar o que é uma main idea, assista ao vídeo (disponível aqui) disponibilizado na lesson.
Você pode deixar o jogo (disponível aqui) sugerido no input como atividade extra para a turma, a ser feita assincronamente.
Output
Assincronamente, você pode dividir os alunos em grupos e pedir para discutirem as questões do output. Compartilhe com a turma o slide e peça para que gravem um vídeo ou um áudio resumindo as ideias do grupo e enviem para você.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais foram as dificuldades encontradas pela turma. Como tarefa extra, compartilhe o worksheet (disponível aqui) e peça aos alunos para criarem um pequeno parágrafo contando sobre o que aprenderam na lesson.
Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos para fazerem uma sondagem de quais cientistas do sexo feminino eles conhecem. Peça aos alunos para coletarem os resultados e compartilharem com o grupo. Você pode criar um mural no FlipGrid ou no Padlet com os resultados.
9º ano
Contents
- INPUT: Microsoft's #MakeWhatsNext campaign
- OUTPUT: Dialogue circle on the relevance of the campaign
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo. (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Professor-autor: Raisa Ketzer Porto
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes