Atividade para impressão_Input
Plano de Aula
Plano de aula: Textos Digitais - Notícia online
Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_05UN01 - ING9_05UN06) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.
Preparação para a aula: Nesta aula, o s alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar uma notícia online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, divida em dois slides, os alunos discutirão questões relacionadas ao tema da notícia e às características do gênero. No segundo slide de input, em especial, os alunos trabalharão as características do gênero através da exploração da notícia e farão o registro de seus achados em um handout. É importante ter em mente que os alunos estarão aprendendo sobre as características ao fazer a exploração. Na seção output, após terem lido e explorado o texto em busca das características, os alunos responderão uma pergunta de interpretação de texto e citarão quais características do gênero, trabalhadas no input, os auxiliaram compreender a frase que melhor resume a notícia. Esta aula, por se tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (imprima uma cópia dos arquivos nos itens b e d para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:
- Texto do input: https://www.newscientist.com/article/2094629-beware-the-brexit-bots-the-twitter-spam-out-to-swing-your-vote/
- Links para as imagens do context:
- Clarín: https://www.flickr.com/photos/25453980@N04/27183212824
- The New York Times: https://www.flickr.com/photos/scriptingnews/3215212235
- The Guardian: https://www.flickr.com/photos/eyedropper/212404898/
- Corriere Della Sera: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/9/93/Corriere_repubblica_1946.jpg
- Folha de atividade de input
- Resolução da atividade de input
- Folha de atividades de output
- Resolução das atividades de output
- Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
- No input, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos.
- Material complementar: Nesta aula, os alunos trabalharão as características do gênero ao explorar uma notícia online, ou seja, aprenderão fazendo. Caso deseje explorar mais esta abordagem, acesse o subcapítulo “Experiential learning: learning by doing (2)” do livro “Teaching in a digital age”, de Anthony William (Tony) Bates, através do link https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/chapter/4-4-models-for-teaching-by-doing/. O tema desta aula é o referendo sobre a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, processo conhecido como Brexit, e a suspeita de que bots tenham influenciado as pessoas em seu voto, durante a campanha. Para saber mais sobre a União Europeia e melhor preparar-se para a aula, acesse o artigo publicado na Wikipedia sobre o assunto: https://en.wikipedia.org/wiki/European_Union.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Mostre as imagens aos alunos (ou as imprima em tamanho grande de modo que todos os alunos consigam enxergar) e pergunte:
- What can you see in this slide? (Idealmente, os alunos dirão Newspapers.)
- What do they have in common? (Os alunos dirão coisas como They have a title at the top, a picture, headlines in large letters, etc.)
- What words do you recognize? Can you guess where they come from? (As respostas para a primeira pergunta podem variar. Na segunda, os alunos poderão responder, baseados nos idiomas, They come from Argentina, Brazil, Italy, the United States of America, France, and the United Kingdom.)
- In your opinion, which one reaches more people? Why? (Idealmente, os alunos responderão The newspapers written in English, because there are more people in the world who speak English than other languages ou because English is an international language.)
- Do you think online news is similar to print news? Why? (Aceite a resposta que eles apontarem. A ideia é que, ao final, eles tenham a percepção correta.)
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo de aprendizagem desta aula.
Input
Tempo sugerido: 30 minutos - Este é o tempo total para os slides 4 e 5.
Propósito: Introduzir o tema do artigo do gênero notícia online, ativando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Expectativa: Que os alunos consigam reconhecer a União Europeia no mapa e que uma parte da ilha superior não faz parte daquele grupo.
Orientações:
- Mostre o slide aos alunos e faça a pergunta nele escrita (What do you know about the European Union?). Deixe que os alunos contribuam livremente. Caso as respostas não venham, diga: The European Union is a trade bloc: a union of European countries in which goods, people, services and capital can freely move within the internal market. (Adaptado de Wikipedia, a enciclopédia online. Para sua preparação, você pode encontrar o texto completo através do link https://en.wikipedia.org/wiki/European_Union). Pergunte:
- Do all European countries take part in the European Union? Which countries can you remember? (Idealmente, os alunos dirão No. Com relação aos países-membros da UE, não se espera que os alunos mencionem todos, mas alguns dos presentes na lista a seguir - é importante notar que, até março de 2019, o Reino Unido continua oficialmente no bloco econômico, afastando-se dele até total saída em dezembro de 2020. Os membros da UE, em ordem alfabética, são: Austria, Belgium, Bulgaria, Croatia, Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, Greece, Hungary, Ireland, Italy, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Malta, the Netherlands, Poland, Portugal, Romania, Slovakia, Slovenia, Spain, Sweden, and the United Kingdom.
- In the picture, there is a map of the European Union. What color is it? How about the island in different colors? Is there a particular reason for it to be in red, blue, and white? (Para a primeira pergunta, os alunos irão responder Blue. Com relação à segunda, Red, blue, and white. Idealmente, os alunos responderão a terceira pergunta com: They do not participate in the European Union.)
- Diga aos alunos: Let’s read and check whether your ideas are correct or not e vá para o próximo slide.
Input
Tempo sugerido: 30 minutos - Este é o tempo total para os slides 4 e 5.
Propósito: Explorar as características do gênero notícia online e verificar aspectos que conferem validade a ele. Desenvolver estratégias de leitura.
Expectativa: Espera-se que os alunos reconheçam algumas das palavras do título e a imagem utilizada na publicação. Espera-se, ao final desta seção, que os alunos reconheçam mais facilmente algumas das características do gênero notícia online e aspectos que conferem validade ao artigo em questão, seja por parte do gênero enquanto estrutura, seja pela presença de elementos argumentativos que o validem enquanto veículo informativo.
Orientações:
- Mostre a imagem deste slide e pergunte aos alunos (anote as respostas no quadro. Elas serão utilizadas no ponto 3 desta seção):
- What kind of text is this? Is it a novel? A tweet? A post on a social media network account? (Idealmente, os alunos dirão It’s an online news article.)
- How do you know that? (Os alunos poderão responder coisas como Because there is the website address at the top of the picture; There are sharing buttons near the title, etc.)
- Take a look at the layout of this online news article. What other layout characteristics can you identify? (Idealmente, os alunos dirão em suas respostas: There is a title and a picture; There are sharing buttons; There are two dates, the second says ‘updated’; There are links for other sections, such as ‘Home’, ‘News’, ‘Technology’; There is the website address in the address bar, etc.)
- Após os alunos finalizarem suas contribuições, peça a eles: Read the title. What words can you identify? How can you relate the title with the other picture we have just seen? e vá anotando as considerações dos alunos no quadro para uso posterior. Pergunte:
- What kind of information do you think this online news article will address? (Aceite todas as contribuições da turma.)
- What are the reasons for a person to write an article about this topic? (Os alunos poderão dizer coisas como To inform people about Twitter and their votes, etc.)
- Writers, authors, journalists always think of a specific public to whom they are writing to. What specific public do you think this article is targeted at? (Os alunos poderão responder algo como: People from the European Union; People who want information about the topic, etc.)
- Faça referência aos pontos escritos no quadro (confira o ponto 1 desta seção) e pergunte aos alunos: What do these sentences refer to? (Idealmente, os alunos dirão: They refer to the genre and its characteristics). Caso a resposta não venha, diga: We are going to read a text that belongs to a group of texts called online news article. As a group, all texts in it have some important characteristics in common, just like a family. Pergunte a eles: Which characteristics have you spotted so far?.
- Entregue o handout das atividades de input. Localize a atividade um com os alunos e diga: (Name) could you read the instructions for activity 1, please? Confira se todos entenderam o que é para fazer e diga: You have 5 minutes to complete the first column. Passados os 5 minutos, diga aos alunos: Now, let’s check the words you have written in the first column. Quando as respostas forem as corretas, escreva-as no quadro (isso evita que algum aluno se perca na hora da correção). Caso alguma resposta não seja a correta para a definição, pergunte: Has anybody written anything different?. Aqui, você encontra a folha com as resoluções para esta atividade. Após a correção, diga aos alunos: Now, you are going to look for examples for these characteristics in the article. Dê mais 10 minutos para os alunos completarem a coluna de exemplos na tabela. Para a correção, mostre as respostas esperadas com um projetor e tire quaisquer dúvidas que os alunos possam ter durante a correção.
- Peça a algum aluno que leia a atividade 2. Diga: (Name) could you read the instructions for activity 2, please? Confira se todos entenderam o que é preciso ser feito e dê a eles 5 minutos para finalizarem a tarefa. Ao final, conduza brevemente um momento de conversa sobre as respostas para a atividade 2 e os aspectos que eles mencionaram como validadores do texto enquanto gênero e provedor de informações.
Output
Tempo sugerido: 9 minutos
Propósito: Desenvolver estratégias de leitura. Relacionar a compreensão do conteúdo às características do gênero exploradas na seção anterior.
Expectativa: Que os alunos identifiquem a ideia central do texto e mencionem os elementos do gênero que os auxiliaram a compreendê-la.
Orientações:
- Entregue o handout para os alunos e peça para que algum deles leia a primeira atividade: (Name) could you read the instructions for activity number 1, please? Depois, pergunte à turma: What do you have to do in this activity?. (Idealmente, os alunos dirão Read the title and part of the online article and check the idea that best summarizes them.) Aproveite este momento e pergunte aos alunos: When you read a text to answer questions, what do you read first: the questions/alternatives or the text?. (Idealmente, os alunos responderão First we read the questions/alternatives and then the text.). Caso a resposta esperada não venha, diga: It’s important to read the questions or alternatives first, because then we can read focused on the information we need. Leia as alternativas com os alunos e confira o vocabulário com eles, caso seja necessário. Pergunte: Do you have any questions about the vocabulary? (Os alunos responderão Yes ou No.). Esteja preparado(a) para as possíveis dúvidas levantadas pelos alunos. Dê a eles 5 minutos para realizar a atividade e relembre-os: You don’t need to understand all the words, only the general information. Ao término da atividade, peça aos alunos que comparem suas respostas: Compare your answers to your partner’s. Por fim, pergunte aos alunos: Which alternative best summarizes the article you have read?. (Idealmente, os alunos responderão: b.)
- Ainda no handout, peça para outro aluno ler o enunciado. Você pode dizer: (Name) could you read the instructions for the activity in number 2, please?. Pergunte à turma o que deve ser feito: What do you have to do?. (Idealmente, os alunos dirão Check what helped us identify the content of the text.) Leia as alternativas com os alunos e vá pedindo a eles o que lembram de cada termo; você pode perguntar: What does this word/do these words mean?. Pergunte: Do you have any questions?. (Os alunos responderão Yes ou No.). Esteja preparado(a) para as possíveis dúvidas levantadas pelos alunos. Dê a eles 2 minutos para realizar a atividade. Ao final do tempo, peça aos alunos: Get together in pairs and compare your answers. Quando os alunos finalizarem as comparações, peça a alguns deles que socializem suas respostas e mostrem, no texto, exemplos dos elementos marcados como resposta na atividade. Você pode dizer: Where can we find this information? Why did it help you?. É fundamental que, durante a correção, todos os alunos tenham alguma chance de contribuir dizendo quais elementos os auxiliaram a compreender o conteúdo, onde tais elementos podem ser encontrados e quais estratégias foram utilizadas durante a leitura. Retome as perguntas e respostas feitas no ponto 2 da seção Input e pergunte a eles se as respostas dadas outrora permanecem ou se eles gostariam de alterá-las após o trabalho no texto. Você pode dizer: Now, we are going to take a look at the questions you answered about the text before you read it. Are your answers the same or would you like to change them?. As perguntas estão disponibilizadas abaixo:
- What kind of information do you think this online news article will address? (Idealmente, os alunos dirão This text presents information about the influence bots can have on the referendum vote.)
- What are the reasons for a person to write an article about this topic? (Os alunos poderão dizer coisas como To inform people about the influence that posts generated by automated Twitter accounts can have on their votes, etc.)
- Writers, authors, journalists always think of a specific public to whom they are writing to. What specific public do you think this article is targeted at? (Os alunos poderão responder algo como: People from the European Union; People who want information about the topic, etc.)
- How does an online news differ from a print news? (Possíveis respostas: The information is provided in real time, there are links to related topics.)
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos possam dizer as atividades que fizeram e quais estratégias utilizaram para alcançar o objetivo final com vistas à habilidade de leitura e a estrutura do gênero em si.
Orientações:
- Se houver tempo o suficiente, conduza uma conversa com a turma a partir da pergunta What have you learned today?, permitindo que os alunos falem livremente sobre o que fizeram, estratégias que utilizaram e suas impressões sobre a aula como, por exemplo, pontos mais fáceis ou mais difíceis, etc. Caso contrário, leia os itens do slide e peça exemplos para os alunos sempre que possível.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Brexit bots news - analysis of the characteristics of the genre
- OUTPUT: Reading comprehension
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renan da Silva Portolan
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes