Atividade para impressão_Input
Plano de Aula
Plano de aula: Textos Digitais - Notícia online
Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_05UN01 - ING9_05UN06) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.
Preparação para a aula: Nesta aula, o s alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar uma notícia online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, divida em dois slides, os alunos discutirão questões relacionadas ao tema da notícia e às características do gênero. No segundo slide de input, em especial, os alunos trabalharão as características do gênero através da exploração da notícia e farão o registro de seus achados em um handout. É importante ter em mente que os alunos estarão aprendendo sobre as características ao fazer a exploração. Na seção output, após terem lido e explorado o texto em busca das características, os alunos responderão uma pergunta de interpretação de texto e citarão quais características do gênero, trabalhadas no input, os auxiliaram compreender a frase que melhor resume a notícia. Esta aula, por se tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (imprima uma cópia dos arquivos nos itens b e d para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:
- Texto do input: https://www.newscientist.com/article/2094629-beware-the-brexit-bots-the-twitter-spam-out-to-swing-your-vote/
- Links para as imagens do context:
- Clarín: https://www.flickr.com/photos/25453980@N04/27183212824
- The New York Times: https://www.flickr.com/photos/scriptingnews/3215212235
- The Guardian: https://www.flickr.com/photos/eyedropper/212404898/
- Corriere Della Sera: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/9/93/Corriere_repubblica_1946.jpg
- Folha de atividade de input
- Resolução da atividade de input
- Folha de atividades de output
- Resolução das atividades de output
- Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
- No input, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos.
- Material complementar: Nesta aula, os alunos trabalharão as características do gênero ao explorar uma notícia online, ou seja, aprenderão fazendo. Caso deseje explorar mais esta abordagem, acesse o subcapítulo “Experiential learning: learning by doing (2)” do livro “Teaching in a digital age”, de Anthony William (Tony) Bates, através do link https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/chapter/4-4-models-for-teaching-by-doing/. O tema desta aula é o referendo sobre a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, processo conhecido como Brexit, e a suspeita de que bots tenham influenciado as pessoas em seu voto, durante a campanha. Para saber mais sobre a União Europeia e melhor preparar-se para a aula, acesse o artigo publicado na Wikipedia sobre o assunto: https://en.wikipedia.org/wiki/European_Union.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Mostre as imagens aos alunos (ou as imprima em tamanho grande de modo que todos os alunos consigam enxergar) e pergunte:
- What can you see in this slide? (Idealmente, os alunos dirão Newspapers.)
- What do they have in common? (Os alunos dirão coisas como They have a title at the top, a picture, headlines in large letters, etc.)
- What words do you recognize? Can you guess where they come from? (As respostas para a primeira pergunta podem variar. Na segunda, os alunos poderão responder, baseados nos idiomas, They come from Argentina, Brazil, Italy, the United States of America, France, and the United Kingdom.)
- In your opinion, which one reaches more people? Why? (Idealmente, os alunos responderão The newspapers written in English, because there are more people in the world who speak English than other languages ou because English is an international language.)
- Do you think online news is similar to print news? Why? (Aceite a resposta que eles apontarem. A ideia é que, ao final, eles tenham a percepção correta.)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO