Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Você precisará de 3 cartolinas, cola, canetinha e os handouts para a aula. Os handouts estão disponíveis aqui: teacher’s version e students’ version
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em leitura e levantamento das características de uma notícia científica em inglês.
Context
Tempo sugerido: 10 min (slides 3 e 4)
Orientações: Explicar aos alunos que eles terão que separar as características dadas em duas colunas: textos formais e informais. Antes de começar e mostrar o slide, pergunte a eles o que eles lembram desse tópico e quais seriam essas diferenças. Faça perguntas como:
- What is the difference between a formal and an informal text? (Respostas possíveis: The way we write them, to whom we write them, the language we use to write them etc)
- Are the intentions the same when we choose to write a formal email or an informal message? (Resposta: No, we have different intentions.)
- Do we have to think about the person to whom we are writing? Why? (Resposta: Yes, because we need to have in mind if this person is a friend or our boss, for example.)
Depois dessa primeira discussão, apresente os slides. Faça duas colunas na lousa: formal X informal texts. Vá passando por cada item e escrevendo nas devidas colunas ao mesmo tempo que os alunos vão chegando às conclusões.
Context
Tempo sugerido: Context
Orientações: continuação do slide anterior.
Input
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: levar os alunos a avaliarem o tipo de texto e a forma como foi escrito.
Expectativa: os alunos deverão entender que num texto formal, prevalecem algumas “regras” e que o inglês é a língua universal para assuntos tão importantes como os que a UNESCO trata.
Orientações: Peça aos alunos para primeiramente descreverem a página do site que está mostrando e, em seguida, leia com eles uma parte do texto dado. Faça perguntas do tipo:
- What is UNESCO? (Resposta: The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation is a specialized agency of the United Nations (UN) based in Paris. Its declared purpose is to contribute to peace and security by promoting international collaboration through educational, scientific, and cultural reforms in order to increase universal respect for justice, the rule of law, and human rights along with fundamental freedom proclaimed in the United Nations Charter. - disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/UNESCO )
- What kind of text is this: formal or informal? Why? (Resposta: Formal, because of the language, the source of the message, the subject they are talking about etc)
- What is this news about? (Resposta: It’s about the reasons to preserve the oceans.)
- Can you give any reasons to preserve the oceans? (Respostas: It is the origin of all life on Earth and affects each of our lives: it is the source of our freshwater and of half the oxygen we breathe; it also influences our climate and weather. Our ocean provides food, medicine, and mineral and energy resources. It supports a multitude of life forms and shapes the Earth’s characteristics.)
*Caso queira ler o texto na íntegra, acesse: https://en.unesco.org/themes/preserving-ocean
Output
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: levar os alunos a sistematizarem as principais características de uma notícia formal
Expectativa: os alunos devem entender que existe uma forma diferente de escrita dependendo do destinatário da mensagem e do suporte no qual será veiculado o texto.
Orientações: Separe 3 cartolinas e peça aos alunos para escreverem os seguintes títulos em cada uma: FORMAL WRITING / INFORMAL WRITING / FORMAL NEWS. Peça aos alunos para sentarem-se em duplas e distribua os pedaços de papel com informações. Eles deverão colar nas respectivas cartolinas as características e exemplos de textos formais e informais e de uma notícia científica. Peça que as duplas discutam antes e uma a uma levantem, colem e expliquem o motivo da escolha. Monitore as duplas a fim de solucionar possíveis problemas com vocabulário.
O material para ser usado nessa parte com os alunos está disponível aqui (students’ version) ou no primeiro slide desta aula. O dos professores está aqui (teacher’s version).
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Recapitular as características de um texto formal, informal e uma notícia científica.
Orientações: Leia o slide com os alunos antes e explique aos alunos que você falará algumas características e eles deverão responder se faz parte de um texto formal, informal ou de uma notícia científica. Cite duas ou três características vistas de cada um e peça que eles as classifiquem de acordo.