Plano de aula: Elementos de convencimento em propagandas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este é o segundo plano (PL 02) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado da aula constante no PL 01 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo, etc.

Preparação para a aula: Para essa aula projete ou imprima as duas propagandas trabalhadas no INPUT da unidade e imprima as sete propagandas trabalhadas no OUTPUT. Faça a impressão em um formato que possibilite a visualização por parte de todos os alunos. Se você optar por confeccionar cartazes na atividade de OUTPUT, você também deverá providenciar sete cartolinas.

Propagandas input

Propagandas output

Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com as manchetes acima para que eles possam refletir sobre qual será a temática da aula. Caso não seja possível projetar o slide, você pode elaborar um cartaz com as manchetes.

O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para os dizeres das manchetes que fazem referência tanto à temática das mulheres quanto ao gênero propaganda. Mostre o slide do context antes de apresentar o objetivo, pois isso possibilitará aos alunos utilizarem a estratégia de previsão (prediction) como estratégia de pré-leitura.

Sugestões de perguntas:

• By reading the headlines, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: women and ads; female representation, stereotype, etc)
  • What are the keywords of each one of the headlines? (Espera-se que os alunos respondam algo como: headline 1: ads, female representation; headline 2: advertisements, sexist, men, women; headline 3: women, advertising; headline 4: advertising, idealised, women. Os alunos podem acrescentar outras palavras que eles julgarem convenientes. O importante é que não ultrapassem o limite de 4 palavras e que os termos relacionados a mulher e propaganda estejam presentes. Além disso, como pré-requisito para essa aula, é necessário que os alunos tenham conhecimento da estratégia de leitura utilizando palavras-chave e que saibam fazer uso dela).
  • We are going to read some texts. Based on the headlines, what kind of text do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements. No entanto, se eles responderem algo como: news, peça para que eles tentem prever o texto que será lido por meio das palavras-chave que eles elencaram. Dessa forma, provavelmente, eles remeterão à propaganda)

Próximos planos dessa sequência