Atividade para impressão - Input (Propagandas 1 e 2)
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos de convencimento em propagandas
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o segundo plano (PL 02) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado da aula constante no PL 01 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo, etc.
Preparação para a aula: Para essa aula projete ou imprima as duas propagandas trabalhadas no INPUT da unidade e imprima as sete propagandas trabalhadas no OUTPUT. Faça a impressão em um formato que possibilite a visualização por parte de todos os alunos. Se você optar por confeccionar cartazes na atividade de OUTPUT, você também deverá providenciar sete cartolinas.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula
Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com as manchetes acima para que eles possam refletir sobre qual será a temática da aula. Caso não seja possível projetar o slide, você pode elaborar um cartaz com as manchetes.
O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para os dizeres das manchetes que fazem referência tanto à temática das mulheres quanto ao gênero propaganda. Mostre o slide do context antes de apresentar o objetivo, pois isso possibilitará aos alunos utilizarem a estratégia de previsão (prediction) como estratégia de pré-leitura.
Sugestões de perguntas:
- By reading the headlines, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: women and ads; female representation, stereotype, etc)
- What are the keywords of each one of the headlines? (Espera-se que os alunos respondam algo como: headline 1: ads, female representation; headline 2: advertisements, sexist, men, women; headline 3: women, advertising; headline 4: advertising, idealised, women. Os alunos podem acrescentar outras palavras que eles julgarem convenientes. O importante é que não ultrapassem o limite de 4 palavras e que os termos relacionados a mulher e propaganda estejam presentes. Além disso, como pré-requisito para essa aula, é necessário que os alunos tenham conhecimento da estratégia de leitura utilizando palavras-chave e que saibam fazer uso dela).
- We are going to read some texts. Based on the headlines, what kind of text do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements. No entanto, se eles responderem algo como: news, peça para que eles tentem prever o texto que será lido por meio das palavras-chave que eles elencaram. Dessa forma, provavelmente, eles remeterão à propaganda)
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula
Optamos por trabalhar com o gênero propaganda pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário no qual os recursos persuasivos podem ser facilmente identificados.
Input
Tempo sugerido: 18 minutos
Propósito: Analisar duas propagandas impressas identificando os recursos persuasivos e o modo como a figura da mulher funciona como um recurso persuasivo eficaz. Além disso, esperamos que os alunos atentem para o modo como a mulher é representada nas propagandas, ou seja, o modo como a propaganda constrói a representação social da mulher.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da imagem feminina como recurso persuasivo para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado bem como o gênero propaganda enquanto gênero que constrói e/ou mantém representações sociais.
Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos façam a análise das duas propagandas coletivamente. Para mais informações acerca das propagandas selecionados, consulte o guidelines for the teacher.
Sugestões de questionamentos:
Advertisement 1
What is the ad advertising? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a male shoe, a male brand)
What persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: A catchphrase (Keep her where she belongs) and a naked, young, blond, beautiful woman. Se os alunos não se atentarem, nesse ponto é importante você mostrar como a figura da mulher tem funcionado como recurso persuasivo para convencer o leitor a adquirir um produto. Ela aparece em propagandas masculinas, femininas, de produtos alimentícios, dentre outros, ou seja, a imagem da mulher é um poderoso recurso persuasivo das empresas publicitárias)
How is the woman represented in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: she is represented as a person who is nothing; who must obey men; who is inferior to the men; as an object)
Advertisement 2
What is the ad advertising? (Espera-se que os alunos respondam algo: the ad is advertising BIC brand)
What persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a beautiful woman, modern woman, four catchphrases (Look like a girl. Act like a lady. Think like a man. Work like a boss). Aqui é interessante - caso os alunos não percebam - você chamar a atenção para o machismo/sexismo presente nas frases de efeito de ambas as propagandas. Esse aspecto aproxima a propaganda 1 da propaganda 2, ou seja, mantém o sentido de mulher como ser inferior ao homem. Embora a mulher da propaganda 2 não esteja objetificada como na propaganda 1, os dizeres da propaganda, ou seja, as frases de efeito, também a inferiorizam. Outro aspecto importante a se destacar é que a imagem da propaganda 2 produz um dizer sobre a mulher que vai de encontro às frases de efeito )
How is the woman represented in the ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: beautiful, young, slim, modern, business woman)
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Analisar propagandas impressas identificando os recursos persuasivos e o modo como a figura da mulher funciona como um recurso persuasivo eficaz. Além disso, esperamos que os alunos atentem para o modo como a mulher é representada nas propagandas, ou seja, o modo como a propaganda constrói a representação social da mulher.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da imagem feminina como recurso persuasivo para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado bem como reconhecer a propaganda enquanto gênero que constrói e/ou mantém representações sociais
Orientações: Fizemos uma seleção de sete propagandas utilizando mulheres enquanto recurso persuasivo. Para cada propaganda selecionada, fizemos uma ficha técnica, constando as principais informações acerca dela, de modo que os alunos tenham um melhor embasamento para a análise/leitura que irão realizar. Divida os alunos em grupos de 4 e entregue para cada grupo uma propaganda impressa com sua respectiva ficha técnica.
A análise/leitura será feita tomando por base os questionamentos trabalhados no INPUT. Cada grupo deve ler a propaganda e a ficha técnica correspondente a ela e fazer uma apresentação oral para a classe, respondendo aos seguintes questionamentos:
When and where was the ad produced?
What is the ad advertising?
What persuasive resources were used?
How is the woman represented in the ad?
Tomamos o cuidado de escolher propagandas de países variados, para que os alunos possam construir a representação feminina de uma maneira mais ampla e observar o uso de recursos persuasivos por parte de produtores de diferentes países. As propagandas sugeridas para análise e as fichas técnicas podem ser acessadas aqui. Ao final das apresentações, peça para os alunos votarem naquela que eles julgarem mais persuasiva e justificarem essa escolha.
Feedback
Tempo sugerido: 5 min
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer uma leitura autônoma e consciente das propagandas
Orientações: Faça questionamentos aos alunos e depois que eles responderem oralmente, mostre a eles um slide com o resumo da aula. Sugerimos dois questionamentos.
What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read an advertisement; to understand the message that is implicit in the ads; to identify persuasive resources; to analyze women’s representation in the ads.
What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: inference, prediction, genre identification, background knowledge, key-words
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
-Ferramentas de apresentação: Prezi, PowerPoint, Google Slide.
-Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é a segunda de três aulas sobre recursos de persuasão. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles serão apresentados a linguagem persuasiva utilizada em propagandas.
Para antecipar o tópico da aula, compartilhe as propagandas (disponível aqui) do input. Peça aos alunos para identificarem quais recursos persuasivos foram utilizados para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado.
Input
Em um encontro síncrono, siga as instruções do slide e conduza a discussão sobre as propagandas apresentadas. Você pode utilizar o guideline (disponível aqui) para guiar esta conversa. Deixe que os alunos respondam livremente sobre as anotações. Em seguida, compartilhe os slides de input e explore a imagem com a turma.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos, compartilhe as propagandas (disponível aqui) e siga as instruções do slide para que os alunos preparem uma apresentação. Eles podem utilizar ferramentas como o PowerPoint, Prezi ou Google Slide.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os familiares podem relembrar comerciais onde a figura feminina foi utilizada para fins de persuasão.. Os alunos podem compartilhar as histórias, procurar a propaganda online e dividir com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Advertisements
- OUTPUT: Oral presentation
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes