Plano de aula: Crítica de filme

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este plano é o quinto (ING9_04UN10) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: críticas de filme impressas (sugeridas no input e output) para leitura em duplas, download do vídeo proposto para leitura no context; folhas de atividades impressas para realização da atividade de leitura proposta no output.

Vídeo do context: https://www.youtube.com/watch?v=GXUPqVZIyfY

Texto do input

Texto do output

Folha de atividades

Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar o filme que será a referência dos textos a serem lidos durante a aula.

Orientações: Para realização das atividades de leitura propostas neste plano, tomamos como pressuposto que os alunos realizaram as atividades de leitura propostas no PL9 (ING9_04UN09) cujo gênero lido foi a crítica de livro (book review). Os gêneros crítica de livro e crítica de filme são muito similares na forma composicional, no veículo, no propósito comunicativo e o público-alvo desses textos varia conforme o veículo e a temática do filme/livro em estreia. Dessa forma, não se faz necessário, nesse momento, propor questionamentos referentes ao gênero em si, visto que esse levantamento do conhecimento prévio dos alunos foi feito no PL9, mas sim propor questionamentos que levem os alunos a pensar no modo como o texto, nesse caso produzido oralmente, é organizado e identificar as marcas opinativas nele presentes. Como o presente plano propõe uma atividade de leitura, você pode mostrar o vídeo aos alunos com a legenda disponibilizada pelo youtube. Neste vídeo, o crítico fala a respeito do filme Hotel Transylvania 3. Os textos do input e output também serão a respeito desse filme. Assim, a proposta do context objetiva colocar em pauta a temática dos textos que serão discutidos na aula, ou seja, o filme que está em avaliação, para que os alunos já tenham desde o início da aula, uma visão geral do filme, ainda que não o tenham assistido. O vídeo tem 6’43. Mostre 3’05 do vídeo para os alunos, pois já é um tempo suficiente para situá-los na temática do filme e mostrar-lhes a opinião do crítico a respeito dele. Antes de mostrar o vídeo aos alunos, escreva no quadro os questionamentos abaixo e peça-lhes que tomem nota das informações que julgarem necessárias para responder às perguntas propostas. O vídeo pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GXUPqVZIyfY .

Sugestão de questionamentos:

What movie is the critic talking about? Espera-se que os alunos respondam algo como: He is talking about Hotel Transylvania 3.

What is his opinion about the movie? Espera-se que os alunos respondam com recortes do vídeo assistido. Espera-se que eles respondam algo como: He thinks it’s a good movie because it finds a good medium with entertaining children and adults; he says the movie is “filled with visual inventiveness and a lot of creative characters designs; it has good jokes; it has some actual funny sequences and tons of adult humor”; it feels like entertainment that doesn’t make you feel like an idiot

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos