Plano de Aula

Plano de aula: Crítica de livro

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quarto (ING9_04UN09) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: críticas de livro impressas (sugeridas no input e output) para leitura em duplas, underlying marks guide sugerida no output, canetinhas ou lápis de cor coloridos para atividade prevista no ouput, post-its para momento de feedback.

Texto do input

Texto do output

Underlying marks

Context
Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; levantar o conhecimento prévio deles acerca do gênero que será lido no input e output da aula.

Orientações: Mostre o slide do context para os alunos. Nele há alguns recortes de uma crítica de livro que foram retiradas do jornal New York Times (https://www.nytimes.com/2018/07/06/books/review/ottessa-moshfegh-my-year-of-rest-and-relaxation.html Acesso em 08/07/2018). Leia os recortes para os alunos e faça alguns questionamentos para verificar se eles reconhecem o gênero do qual foram feitos os recortes. Faça os seguintes questionamentos:

  • These excerpts were taken from a text. What kind of text is this? Espera-se que os alunos respondam algo como: a book review
  • What are the characteristics of a book review? Espera-se que os alunos respondam algo como: it is a text that presents some excerpts or a summary of the book and the book review author’s opinion about it; it presents the name of the book and the name of the book’s author; it presents some information about the book’s content and it can bring some relevant information about the book’s author; it generally has a title that already brings the book reviewer’s opinion on the book.
  • Where can you find it? Espera-se que os alunos respondam algo como: We can find it in newspapers or magazines (printed and online).
  • Who writes book reviews and why? Espera-se que os alunos respondam algo como: researchers, journalists, literary writers, chronicles, etc; people write book reviews in order to evaluate a book; state his/her opinion about the book read; highlight weak and strong points of the book; present an overview of the book.
  • Why do people read book reviews? Espera-se que os alunos respondam algo como: people read book reviews in order to better know books that have recently been released; people read them to know about someone’s opinion about the book and then decide if they are going to read it; people read them to know a specialist’s opinion about the book.

Após esse momento de levantamento do conhecimento prévio dos alunos, mostre a eles o slide com o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos