Atividade para impressão - Book review
Plano de Aula
Plano de aula: Crítica de livro
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quarto (ING9_04UN09) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: críticas de livro impressas (sugeridas no input e output) para leitura em duplas, underlying marks guide sugerida no output, canetinhas ou lápis de cor coloridos para atividade prevista no ouput, post-its para momento de feedback.
Context
Tempo sugerido:8 minutos.
Propósito: Aquecer os alunos para a aula; levantar o conhecimento prévio deles acerca do gênero que será lido no input e output da aula.
Orientações: Mostre o slide do context para os alunos. Nele há alguns recortes de uma crítica de livro que foram retiradas do jornal New York Times (https://www.nytimes.com/2018/07/06/books/review/ottessa-moshfegh-my-year-of-rest-and-relaxation.html Acesso em 08/07/2018). Leia os recortes para os alunos e faça alguns questionamentos para verificar se eles reconhecem o gênero do qual foram feitos os recortes. Faça os seguintes questionamentos:
- These excerpts were taken from a text. What kind of text is this? Espera-se que os alunos respondam algo como: a book review
- What are the characteristics of a book review? Espera-se que os alunos respondam algo como: it is a text that presents some excerpts or a summary of the book and the book review author’s opinion about it; it presents the name of the book and the name of the book’s author; it presents some information about the book’s content and it can bring some relevant information about the book’s author; it generally has a title that already brings the book reviewer’s opinion on the book.
- Where can you find it? Espera-se que os alunos respondam algo como: We can find it in newspapers or magazines (printed and online).
- Who writes book reviews and why? Espera-se que os alunos respondam algo como: researchers, journalists, literary writers, chronicles, etc; people write book reviews in order to evaluate a book; state his/her opinion about the book read; highlight weak and strong points of the book; present an overview of the book.
- Why do people read book reviews? Espera-se que os alunos respondam algo como: people read book reviews in order to better know books that have recently been released; people read them to know about someone’s opinion about the book and then decide if they are going to read it; people read them to know a specialist’s opinion about the book.
Após esse momento de levantamento do conhecimento prévio dos alunos, mostre a eles o slide com o objetivo da aula.
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula. A respeito do gênero escolhido para leitura, trouxemos algumas guidelines for the teachers.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito:Ler uma crítica de livro identificando as marcas linguísticas que apontam para fatos e opiniões
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o modo como fatos e opiniões são apresentados no gênero crítica de livro.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Escreva os três questionamentos abaixo no quadro e explique aos alunos que eles deverão ler o texto buscando responder a essas perguntas. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. A crítica de livro sugerida para leitura no input foi retirada do jornal canadense Vancouver Sun.
What book is the author referring to? Espera-se que os alunos respondam algo como: She is referring to ‘Apples,etc: an artist memoir’ book written by Gathie Falk with Robin Laurence.
What verbal resources were used to state the author’s opinion on the book? Espera-se que os alunos respondam algo como: Figure of speech: metaphor (This vignette sums up the heart of Falk’s book, which pays tribute to vocation, a calling in life, and how it can sustain a person in the face of inevitable suffering); use of adjectives to express feelings, emotions, impressions and to characterize/describe the book according to her point of view (One of the unexpected gifts of this book is the chronicle of Vancouver offered up in its pages; Written in plain, accessible prose, and illustrated with family photos and pictures of the Governor General Award-winner’s work, Apples, etc. is a must-read for art enthusiasts and Vancouver history buffs alike); use of personal questioning to introduce an idea the author consider important to be known by the readers ( One particularly revealing detail?)
How are the facts presented in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: facts are introduced by the use of simple present statements (In her new memoir, Vancouver visual artist Gathie Falk describes a telling moment in 1979); use of simple past tense and past perfect tense to present some information from the book (She had just been granted a divorce from her husband — an ex-con 20 years her junior, who’d heard her interviewed on CBC Radio while in the penitentiary and struck up a romance; After a trying five years together, the marriage was finally over, etc); use of quotes and direct speech to introduce some of the books’ author statements (“Seeing those sculptures felt like a big, bright affirmation of who I was,” she writes).
Questione: Based on your reading, do you consider this book review brings a positive or negative criticism about the book? Do you think it is going to increase or decrease the number of book sales? Why? Espera-se que os alunos respondam algo como: It brings a positive criticism about the book; the book reviewer presents a lot of good aspects of the book and emphasizes it is a must-read book; the book review is probably going to help increase of the number of book sales, because by reading it you get interested in reading the book; as the book reviewer focuses her writing on good points of the book, you feel the desire to know it better, by reading it’s entire content.
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Ler uma crítica de livro identificando fatos e opiniões nele presentes, bem como os recursos linguísticos utilizados para introduzir fatos e opiniões no texto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os fatos e opiniões apresentados pela autora da crítica do livro e saibam reconhecer os recursos linguísticos que foram utilizados para introduzir os fatos e opiniões no texto.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Entregue uma cópia do texto completo para cada dupla. O texto proposto para leitura no output foi retirado do jornal canadense The Star. Depois, entregue para cada dupla uma folha - underlining marks guide - em que constam as informações que eles deverão encontrar no texto para, posteriormente, sublinhar com a cor solicitada. Calculamos 5 minutos para a leitura geral do texto, 10 minutos para preenchimento da folha de atividades e 5 minutos para partilha da leitura. Sugerimos alguns questionamentos para o momento de partilha:
What book is the author referring to?
What verbal resources were used to state the author’s opinion on the book?
What verbal resources were used to introduce facts in the text?
Para que os alunos façam a leitura do texto com objetivos previamente estabelecidos, sugerimos que você anote esses três questionamentos no quadro para que eles possam pensar acerca das respostas a serem dadas para cada um deles. Além disso, como forma de complementar o momento de partilha, você pode pedir aos alunos que respondam com os fragmentos que eles retiraram do texto. Alguns exemplos de questionamentos:
Can you give me an example of an opinion introduced by the use of nominal groups?
Can you give me an example of a fact introduced by simple present tense?
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de críticas de livros, identificando fatos e opiniões nelas veiculadas
Orientações: Encerre a sua aula fazendo uma retomada do que os alunos aprenderam. Para isso, organize um quadro ou um mind map, que pode ser feito na lousa ou projetado pelo computador. A ideia é que os alunos respondam oralmente e você vá preenchendo enquanto eles falam. Porém, se houver mais tempo, peça aos alunos que escrevam suas respostas no quadro/mind map. Você pode também entregar a eles alguns post-its e fazer um cartaz. Os alunos escrevem as respostas e colam no campo ao qual elas se referem.
Faça alguns questionamentos:
What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read book reviews; to identify the linguistic resources used to introduce facts and opinions in the texts; to differ fact from opinion.
What are the characteristics of a book review? Espera-se que os alunos respondam algo como: it is a text that presents some excerpts or a summary of the book and the book review author’s opinion on it; it presents the name of the book and the name of the book’s author; it presents some information about the book’s content and it can bring some relevant information about the book’s author; it generally has a title that already brings the book reviewer’s opinion about the book.
What linguistic resources are generally used to introduce facts in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: simple present tense, simple past tense, present perfect tense, direct speech, indirect speech, use of quotes, use of apposition
What linguistic resources are generally used to introduce opinions in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: adjectives, nominal groups, figures of speech
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
-Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é a quarta de cinco aulas sobre o gênero jornalístico. Desta vez, a proposta envolve textos argumentativos. Para se preparar para esta aula, você pode acessar o guideline (disponível aqui). Para preparar os alunos, compartilhe a imagem do slide e envie as perguntas do context, para que os alunos analisem o texto e levem anotações para um encontro síncrono.
Input
Em um encontro síncrono, converse com a turma sobre o slide de context e as anotações. Em seguida, compartilhe com a turma o input (disponível aqui) e siga as instruções do slide para conduzir a interpretação do texto e identificação dos recursos linguísticos.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o texto (disponível aqui) e o handout (disponível aqui) com as instruções. Utilize o output para explicar a atividade. Sugira aos alunos que completem a tabela, que pode ser enviada assincronamente através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, Whatsapp, messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Esta é uma aula importante para ensinar aos alunos a diferenciarem entre fato e opinião, e esta discussão pode ser levada para dentro de casa. Os familiares podem ajudar os estudantes a completar as tabelas e conversar com eles sobre fake news. As informações obtidas por essas conversas podem ser compartilhadas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Book review
- OUTPUT: Underlying marks
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes