Atividade para imprimir - Carta opinativa input
Plano de Aula
Plano de aula: Carta opinativa
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quarto (ING9_04UN14) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: cartolina ou papel pardo e canetinhas para confecção do mural proposto no context; textos para leitura prevista durante o input e output da aula; folha de atividades impressa para atividade prevista no output.
Texto input: aqui
Texto output: aqui
Folha de atividades: aqui
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Retomar as principais características do gênero discursivo que será lido durante o input e output da aula: as cartas opinativas.
Orientações: Durante essa aula, os alunos farão a leitura de cartas opinativas. O plano 6 (ING9_04UN06) traz uma proposta de leitura dessas cartas, tomando como base a habilidade EF09LI06. Considerando que os alunos realizaram as atividades previstas no plano 6 e que conhecem o gênero discursivo em destaque, a ideia nesse momento é fazer uma retomada do que eles já sabem. Sugerimos que você elabore um mural (com cartolina ou papel pardo), conforme sugerido no slide. Enquanto os alunos respondem, você pode ir registrando as respostas deles no mural, de forma sucinta, de modo a sintetizar as informações levantadas por eles e possibilitar-lhes o acesso e posterior registro das características do gênero. Para isso, propomos os seguintes questionamentos:
Today we are going to read some opinionative letters. Can you answer the following questions about this genre?
- What kind of text is this? Espera-se que os alunos respondam algo como: It is an argumentative/opinionative kind of text.
- What is the goal of an opinionative letter? Espera-se que os alunos respondam algo como: Its goal is to present the author’s opinion/point of view about a fact (generally a text previously published in the newspaper/magazine); to show his/her positioning about something; to praise; to complain; to suggest changes.
- Who writes this kind of text? Espera-se que os alunos respondam algo como: generally readers of the newspaper/magazine; people who are specialists in the subject of the text in focus
- For whom do the people write them? Espera-se que os alunos respondam algo como: It is written for the newspaper/magazine’s editor
- Where can we find it? Espera-se que os alunos respondam algo como: It can be found in newspapers and magazines, printed or online
- What are the characteristics of an opinionative letter? Espera-se que os alunos respondam algo como: It is generally short; presents an accessible language; it is signed; the author presents the title and date of publishing of the text he is referring to; the author gives his/her opinion about the subject and usually brings evidences to his/her arguments.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Ler duas cartas opinativas identificando a opinião dos autores acerca do texto jornalístico lido por eles, bem como as evidências que embasam os principais argumentos que eles apresentam.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos dos autores acerca do texto jornalístico lido por eles e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.
Orientações: Distribua os textos para leitura. Considerando que os alunos já conhecem o gênero carta opinativa (o plano ING9_04UN06 trata-se de uma proposta de leitura de cartas opinativas) e que têm autonomia para fazer sua leitura, sugerimos que nesse primeiro momento da aula os alunos façam a leitura do texto individualmente. Explique-lhes que eles farão a leitura de duas cartas opinativas que foram retiradas do jornal britânico The Economist e publicadas em 18 de agosto de 2018. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou projete-os em um slide. Os alunos deverão ler as cartas objetivando responder aos questionamentos oralmente. Dê um tempo para que os alunos leiam as cartas e pensem nas respostas para os questionamentos propostos. Sugerimos 8 minutos para leitura do texto e elaboração das respostas por parte dos alunos. Após a leitura feita pelos alunos, leia em voz alta os questionamentos propostos e peça alunos voluntários para respondê-los. Sugerimos 7 minutos para partilha das respostas. Sugestão de questionamentos:
- What fact is the author referring to? Aqui, tomamos como pressuposto o fato de que os alunos sabem identificar em um texto marcas factuais e marcas opinativas. E que reconhecem que, numa carta opinativa, os fatos geralmente são a referência que o autor faz ao texto que ele leu no jornal e que o motivou a escrever a carta e enviar ao editor. Assim, a esse questionamento espera-se que os alunos respondam algo como: In the first letter, the author is referring to a text she read, published on August 4th, 2018 whose title is: Against the tyranny of the majority/ In the second letter, the author is referring to the text: The brains trust, also published on August 4th.
- What is the main argument of the _________ (first, second) letter? Espera-se que os alunos respondam algo como: In the first letter, the main argument is: “But if John Stuart Mill would have viewed Donald Trump’s presidency as the inevitable outcome of the clueless majority’s choice, he would have been wrong”/” In the second letter: Perhaps some of the blame lies close to home.”
- What example is used by the author to base her/his argument on? Espera-se que os alunos respondam algo como: In the first letter, the example used to base the main argument is: Hillary Clinton, not Mr Trump, won the popular vote by a majority of 3m. The electoral college elected President Trump/ In the second letter the example is: The Economist ran an advertising campaign featuring a quote from Larry Ellison: “I used to think. Now, I just read The Economist.”
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Ler uma carta opinativa identificando a opinião do(s) autor(es) acerca do texto jornalístico lido por ele(s), bem como as evidências que embasam seus principais argumentos.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos do(s) autor(es) acerca do texto jornalístico lido e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.
Orientações: Assim como na atividade prevista no input, sugerimos que os alunos trabalhem em duplas. Entregue para cada dupla uma cópia da carta que será lida e uma cópia da folha de atividades - Reading choices. Explique a eles que eles deverão fazer a leitura da carta e, em seguida, responder aos questionamentos propostos na folha de atividades. As questões da folha de atividades são de múltipla escolha. Calculamos 13 minutos para que os alunos leiam o texto e assinalem as alternativas corretas. Em seguida, faça um momento de discussão das respostas. Calculamos 7 minutos para o momento da partilha. Algumas sugestões de questionamentos para o feedback da leitura:
Group 1, What alternative did you point out in question number 1?
Does everybody agree with group 1’s answer?
Group 2, What alternative did you point out in question number 2?
Why did you choose alternative B? What is the difference of this sentence for the others? etc
As respostas para as questões sugeridas na folha de atividades podem ser facilmente identificadas no texto (carta). Dessa forma, você pode pedir aos alunos que, após dizerem a alternativa assinalada, mostrem no texto onde encontraram a resposta para aquela pergunta. Se surgir uma questão na qual a maioria dos alunos tenham dúvida com relação à resposta correta, você pode mostrar a eles o caminho para a resposta no texto e fazer as intervenções que julgar necessárias para que eles compreendam a razão daquela (e não outra) ser a resposta correta.
Para acesso a chave de respostas da folha de atividades, acesse a Reading choices answers’ key.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de cartas opinativas identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.
Orientações: Faça alguns questionamentos para que os alunos respondam oralmente. Em seguida, leia as afirmações constantes no slide, de modo a sintetizar o que foi trabalhado durante esta aula.
Sugestão de questionamentos:
What discursive genre did you read today? Espera-se que os alunos respondam algo como: We read opinionative letters.
Who is the target audience of an opinionative letter? Espera-se que os alunos respondama algo como: The letters are written for the newspaper/magazine’s editor.
How are the arguments generally presented in this genre? Espera-se que os alunos respondam algo como: Arguments generally bring an example to illustrate them, to base them on.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, Whatsapp.
- Murais para exposição de trabalhos, como Padlet ou Flipgrid.
- Google Forms.
Context
Diga aos alunos que esta é a terceira de cinco aulas sobre argumentação dentro do gênero jornalístico e utiliza uma carta opinativa. Para que eles se familiarizem com o input, envie a carta (disponível aqui) que será analisada na aula, assim como a primeira pergunta do input (What fact is the author referring to?). Prepare um encontro síncrono para que os alunos levem as respostas.
Input
Em um encontro síncrono, converse com a turma sobre o gênero e o texto que leram. Em seguida, siga as instruções do slide para trabalhar os parágrafos do texto e os argumentos utilizados.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o output (disponível aqui). Compartilhe também o handout (disponível aqui) e siga as instruções do output para explicar a tarefa. Combine com os alunos de entregar o trabalho assincronamente, através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, Whatsapp, Messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Você pode fazer esta atividade assincronamente. Crie um questionário no Google Forms com as afirmações do slide com lacunas e envie para que os alunos preencham com informações (ex: An opinionative letter is an ___________ kind of text). Caso realize um encontro síncrono, converse com a turma sobre as afirmações e o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os alunos podem pedir às famílias para criarem uma carta opinativa sobre algum assunto de interesse. Em seguida, podem compartilhar as produções em murais, como o Flipgrid e o Padlet, e abrir para opiniões dos colegas. Lembre-os que devem se basear em argumentos para confirmar ou refutar as opiniões uns dos outros.
Contents
- INPUT: Opinionative letter
- OUTPUT: Reading choices
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Débora Izé Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes