Atividade para impressão - Editorial - input
Plano de Aula
Plano de aula: Editorial - Identificar argumentos
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro (ING9_04UN11) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: editoriais impressos para as atividades previstas no input e no output da aula; folha de atividades - reading notes, sendo uma folha para cada grupo.
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.
Context
Tempo sugerido:5 minutos.
Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.
Orientações: No plano 8 (ING9_04UN08) trouxemos uma proposta de leitura de editoriais e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 8, sugerimos que, nesse momento, você liste (no quadro ou no slide) as principais características dos editorias. Você pode pedir alunos voluntários para ler as afirmações do slide em voz alta. Faça uma introdução da aula antes de apresentar o slide:
In this class you are going to read two editorials. We have already read some editorials when we were talking about the importance of distinguishing facts from opinions in argumentative texts. Do you remember that? So, now, in order to review the main characteristics of this genre, I want some volunteers to read the sentences I am going to show you. Then, if you have any doubts, you just tell me.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito:Ler um editorial identificando os argumentos do jornal acerca da temática discutida, bem como os exemplos/evidências que fundamentam os argumentos arrolados.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar a opinião do jornal acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar esta opinião.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Diga-lhes que eles farão a leitura de um editorial que foi publicado no jornal azcentral., um dois jornais de maior circulação na República do Arizona-USA. O editorial a ser lido foi publicado no dia 29/7/2018. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em um slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.
- Skim the text and identify its main subject.
- In the beginning of the text we can find this statement “Kathy Hoffman and David Schapira – the two Democratic candidates vying for state superintendent of public instruction – agree on a lot”. In what evidences or examples is this statement based on?
- According to the text, where do the candidates differ?
- What evidences/examples were used to base the statements: “The larger differences are in style and experience”; “The biggest difference between the candidates in on #InvestinEd”?
Para mais informações acerca da atividade prevista no input, acesse as guidelines for the teachers.
Output
Tempo sugerido: 23 min
Propósito: Ler um editorial de modo a identificar os principais argumentos e as evidências que sustentam tais argumentos.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar quais os principais argumentos do editorial, bem como as evidências/exemplos que fundamentam estes argumentos.
Orientações: Durante a atividade de leitura prevista no input, sugerimos que os alunos fizessem a leitura em duplas. Para o momento do output, reorganize a turma e peça aos alunos que trabalhem em grupos formados por quatro ou cinco alunos. Entregue para cada grupo duas cópias do editorial. Informe aos alunos que o texto que será lido durante o momento do output foi publicado também no jornal azcentral. na mesma data de publicação do editorial lido no input: 29/7/2018. Explique aos alunos que, no primeiro momento, eles deverão fazer a leitura do texto em grupos e preencher a folha das reading notes. Todos os grupos deverão fazer um skimming do texto e cada grupo terá uma parte específica do texto para buscar pelas evidências que fundamentam os argumentos destacados. No segundo momento, cada grupo deverá fazer uma apresentação oral para a classe, de modo a responder os seguintes questionamentos:
What is the subject of the text? A essa pergunta, espera-se que os alunos respondam tomando como base o skimming que fizeram do texto.
What topic of the text is your group responsible for? Espera-se que os alunos digam o nome do tópico que ficou sob incumbência do grupo, como por exemplo: Our group is responsible for talking about ‘Who’s in the job now?’; We are responsible for talking about Bob Branch, a republican candidate, etc.
What is (are) the main argument(s) of this topic? Espera-se que os alunos façam a leitura das frases que foram destacadas na folha de reading notes como sendo os principais argumentos do tópico selecionado. Trata-se de uma leitura literal do recorte feito do texto.
In what evidences is(are) this(these) argument(s) based on? Espera-se que os alunos dêem exemplos retirados do texto que embasem os argumentos anteriormente apresentados. Novamente, eles deverão fazer a leitura em voz alta dos fragmentos retirados do texto.
Para mais informações acerca da atividade prevista no output, acesse as guidelines for the teachers e as reading notes answers’ key
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de editoriais identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.
Orientações: Encerre a sua aula escrevendo no quadro ou mostrando em um slide os quatro questionamentos sugeridos abaixo. Os alunos responderão aos questionamentos oralmente.
What have you learned today?. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read editorials; to identify the main arguments in each one of them; to identify the examples that base the arguments in the text.
What is the goal of an editorial? Espera-se que os alunos respondam retomando as características que foram elencadas durante o context. Espera-se que eles respondam algo como: to influence people’s mind; to persuade readers; to call people’s attention to a reflexion about a theme; to share the newspaper/magazine point of view about a subject.
How are arguments presented in editorials? Espera-se que os alunos respondam algo como: arguments are generally presented based on examples/evidences; main arguments generally brings examples; the magazine/newspaper’s opinion generally comes with examples to base them.
What reading strategies were used to read the texts? Espera-se que os alunos respondam algo como: skimming and scanning
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, Whatsapp.
- Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é a primeira de cinco aulas sobre argumentação dentro do gênero jornalístico. Para prepará-los, compartilhe com antecedência o texto (disponível aqui) do input e envie as perguntas do slide, para que os alunos analisem o editorial e levem as anotações para um encontro síncrono. Para ajudar nesta aula, você pode utilizar os guidelines for teachers (disponível aqui).
Input
Em um encontro síncrono, converse com a turma sobre o texto apresentado e as anotações feitas. Em seguida, compartilhe com a turma o output e explique o trabalho que deverão apresentar em um próximo encontro.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o texto (disponível aqui) e o handout (disponível aqui) com as instruções. Utilize o output para explicar a atividade. Sugira aos alunos que criem uma apresentação oral, que pode ser apresentada em um encontro síncrono ou enviada assincronamente através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, Whatsapp, messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar o aluno a criar a apresentação, seja na produção, na filmagem, na edição ou mesmo auxiliando na criação do roteiro. Os alunos podem documentar os bastidores da criação e compartilhá-las em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Editorial
- OUTPUT: Oral presentation
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Débora Izé Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes