Plano de aula: Crítica de música

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este plano é o terceiro (ING9_04UN13) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download da música que será ouvida durante o context; críticas de música impressas para leitura durante o input e output (1 cópia por dupla); folha de atividades impressa para preenchimento (1 folha de atividades para cada dupla).

Música context: https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI

Texto input: aqui

Texto output: aqui

Folha de atividades: aqui

Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do gênero que será lido durante as atividades previstas no input e output da aula.

Orientações: Para essa aula propomos a leitura do gênero crítica de música. Como nos planos 9 (ING9_04UN09) e 10 (ING9_04UN10) foram feitas propostas de leitura de críticas - crítica de livro e crítica de filme, respectivamente - durante o momento do context não demos ênfase à forma composicional do gênero, pois tomamos como pressuposto o fato de que os alunos conhecem o gênero, sua forma composicional, objetivo, público-alvo, veículo, etc. Ao contrário, propomos um momento de warm-up. Os alunos ouvirão a uma música - que pode ser apresentada com legenda, já que se trata de um plano de leitura e não de compreensão oral - e, ao final da música, eles deverão adivinhar/prever qual o gênero que será lido na aula. A música escolhida é Mirrors, de Justin Timberlake (https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI) . A música faz parte do álbum The 20/20 experience, que será o álbum avaliado pelo crítico no texto do input. A música tem oito minutos, mas você pode mostrar apenas cinco ou seis minutos dela para os alunos. Sugerimos que você introduza a música dessa forma:

Before starting the reading activities we are going to do in this class, I’m going to play a song and I want you to think about the reasons that made me bring this song for you today. You don’t have to do any activity about the song. You are just going to listen to it for fun. Enjoy it!

After listening to the song, ask the class:

Did you like the song? Espera-se que os alunos respondam com short answers, que irão variar conforme a preferência musical de cada um.

Considering the song you’ve listened to, what kind of text do you think we are going to read during this class? Espera-se que os alunos consigam prever o gênero que será lido. Espera-se que eles respondam algo como: We are probably going to read a music review or maybe an album review.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos