Atividade para imprimir - Artigo input
Plano de Aula
Plano de aula: Artigo de opinião
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quinto (ING9_04UN15) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download do vídeo para apresentação no context; artigos impressos para leitura durante o input e output da aula; folha de atividades para realização da atividade de leitura em grupos proposta no output.
Vídeo context: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506
Texto input: aqui
Texto output: aqui
Folha de atividades: aqui
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Despertar a curiosidade dos alunos para o tema que será enfocado no artigo de opinião proposto para leitura durante o momento do input.
Orientações: Nesta unidade, optamos por fazer uma contextualização, destacando a temática do artigo de opinião proposto no input. Para isso, sugerimos que você mostre aos alunos o vídeo Inside the life of an instagram famous dog. O presente vídeo foi retirado da revista Newsweek e aparece na mesma página da crônica que foi selecionada para leitura no input. Para download do vídeo, acesse: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506. Trata-se de um vídeo legendado de 2’30. Antes de mostrar o vídeo, sugerimos que você faça uma breve introdução.
Today we are going to read two opinion articles. But before starting to read, I want you to watch this video. However, you have to watch it and think about what could be the main subject of the first opinion article you are going to read.
Mostre o vídeo completo aos alunos. Em seguida, faça os seguintes questionamentos:
Did you like the video? A resposta a esse questionamento pode variar, dependendo das preferências de cada aluno. Como se trata de uma pergunta direta, os alunos provavelmente responderão com short answers, tais como: yes, I did/ no, I didn’t. Porém, se você achar conveniente, peça a eles que justifiquem a resposta. Você pode perguntar algo como: Did you like the video? Why?
What is it about? Espera-se que os alunos respondam algo como: The video is about a dog who became famous in social networks.
What do you think will be the main subject of the first article we are going to read? Talvez os alunos não cheguem exatamente ao enfoque da artigo que será acerca dos ‘sentimentos’ dos cachorros. É importante apenas que eles identifiquem que o texto provavelmente falará sobre animais, em especial cachorros, e façam uso da estratégia de previsão (prediction) para formular hipóteses. Espera-se que eles respondam algo como: I think the text will be about dogs; The article will probably be about the friendship between dogs and human beings; Maybe it will approach dogs’ abilities, etc.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Ler um artigo de opinião identificando suas principais marcas argumentativas, bem como suas evidências
Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos dos autores acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.
Orientações: Para realização da atividade de leitura prevista durante o input, sugerimos que os alunos leiam o texto individualmente ou trabalhem em duplas. O texto foi retirado da revista Newsweek e publicado no dia 28/8/2018. A revista Newsweek é uma revista de notícias semanal norte-americana, publicada na cidade de Nova Iorque e distribuída para os Estados Unidos e também internacionalmente. Na atualidade é a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista Time em circulação e ganhos com publicidade. O artigo sugerido para leitura foi retirado da edição online e está localizado na seção Opinion. No que se refere ao leitor pressuposto da revista, como ela traz notícias nacionais e internacionais e aborda temáticas variadas, não podemos especificar em detalhes qual o perfil desse leitor. No entanto, Cardoso (2010), em seu artigo Aspectos discursivos da identificação do leitor em Newsweek, com base na seção de cartas ao editor da revista, busca traçar o perfil de seu público-alvo. Para maior aprofundamento acerca dessas questões, sugerimos a leitura do artigo na íntegra. O artigo está disponível em:www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/download/4525/4654
Peça aos alunos que leiam o artigo de modo a responder aos seguintes questionamentos:
- What are the authors talking about?
- What are the evidences for the arguments below?
“If you live with a dog you just know when it’s happy or miserable, don’t you? Of course you do”
“People have had a close bond with domesticated dogs for centuries”
“It’s not surprising then that dogs are now the most commonly used animal in therapy”
“But while there is no question that dogs are very good at understanding us, sadly the reverse is not always so true”
3) Why do you think there are some words/sentences underlined in the text?
Não é necessário que os alunos escrevam as respostas para as perguntas sugeridas. Esse momento de leitura prevê uma discussão oral acerca dos questionamentos propostos. Com o texto em mãos, os alunos podem sublinhar ou fazer anotações nele, mas as respostas serão dadas apenas oralmente. Projete num slide os questionamentos propostos acima e dê tempo para que os alunos encontrem as respostas no texto. Em seguida, faça as perguntas oralmente e peça a alunos voluntários para respondê-las. Para leitura das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos, acesse a guidelines for the teachers.
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Ler um artigo de opinião identificando suas principais marcas argumentativas, bem como suas evidências
Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos do autor acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.
Orientações: Para realização da atividade de leitura prevista durante o output, sugerimos que os alunos trabalhem em grupos de 4 ou 5 alunos. O texto foi retirado da revista americana Newsweek e publicado no dia 01/09/2018. O texto foi publicado na seção Opinion da edição online da revista. Distribua para cada aluno uma cópia do artigo completo e para cada grupo uma cópia da Collaborative reading activity. Os alunos não precisarão fazer a leitura do texto inteiro, mas cada grupo fará a leitura de um excerto e responderá a alguns questionamentos referentes ao excerto destacado. Após fazer a leitura do excerto e responder aos questionamentos na folha de atividades, cada grupo deverá fazer um apresentação oral para a classe. Durante a apresentação, os grupos farão a leitura das perguntas constantes na folha de atividades e apresentarão suas respostas. Sugerimos 12 minutos para a leitura do texto e preenchimento da folha de atividades e 8 minutos para as apresentações orais.
Para mais informações acerca da atividade a ser realizada durante o output, acesse as guidelines for the teachers. Para acesso à chave de respostas da Collaborative reading activity, acesse a Collaborative reading activity answers’ key.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de artigos de opinião identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.
Orientações: Mostre o slide com os questionamentos propostos. Leia as perguntas e peça alunos voluntários para respondê-las oralmente. Você não precisa anotar as respostas dadas pelos alunos. A ideia é fazer um feedback oral para sintetizar o que foi aprendido na aula.
- What genre was read during the class? Espera-se que os alunos respondam algo como: We read opinion articles.
- What was the main topic of the first text? Espera-se que os alunos respondam algo como: The first article was about dogs’ feelings; The text was about how dogs feel.
- What was the main topic of the second text? Espera-se que os alunos respondam algo como: The second article was about young people who are going to enter the workforce; It brings some pieces of advice for young people who intend to start working.
- What reading strategies did you use to read the texts? Espera-se que alunos tenham conhecimento das diversas estratégias de leitura utilizadas para ler textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: We used skimming, scanning, cognates identification, genre identification, background knowledge and prediction strategies.
- How were arguments presented in the opinion articles? Espera-se que os alunos respondam algo como: Main arguments were generally presented with examples.
- What kind of examples were used to base the arguments on in both articles? Talvez aqui os alunos tenham dificuldade em apresentar os tipos de evidências. Você pode pedir a eles que voltem aos textos e identifiquem o tipo de exemplo apresentado e ajudá-los a sintetizar essa resposta. Espera-se que os alunos respondam algo como: In the first text, the authors used scientific data and real life examples to base their statements on; In the second text the author used real life examples and some headlines to base his main arguments on.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Opinion article
- OUTPUT: Collaborative reading
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Débora Izé Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes