Plano de aula: Carta opinativa

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano cuja habilidade-base é a EF09LI06

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: seis envelopes coloridos contendo um papel com a dica acerca do gênero textual que será lido na aula (context); carta opinativa impressa para leitura sugerida no input, cartas opinativas impressas para leituras sugeridas no output.

Textos input: https://docs.google.com/document/d/13ECKRv9QTDANxa4xEaMRWAQhXabwaoOzcJ-gJXUJRac/edit

Textos output: https://docs.google.com/document/d/1-LLHgzApF5YQWQ26Ms8IfyhrXl36ysmXxejrWGlViYg/edit

Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do gênero que será lido.

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, faça um jogo de adivinhação com os alunos. Peça a ajuda de seis alunos voluntários. Entregue para cada um deles um envelope contendo uma dica acerca do gênero discursivo que será lido durante a aula. Os seis alunos deverão se posicionar à frente da classe e cada um deles deverá ler a dica que está em seu envelope para que os demais colegas possam tentar adivinhar à qual gênero a dica se refere. A cada dica lida deve ser dado um tempo para que a classe dê suas respostas. Enquanto isso, você pode registrar no quadro as sugestões de respostas dos alunos. A ideia é que os alunos reflitam acerca da forma composicional, propósito comunicativo, público-alvo e veículo do gênero antes de fazer as leituras. Considerando que se tratam de gêneros que, provavelmente, os alunos não têm o hábito de leitura, sugerimos que você escreva no quadro os nomes destes (chronics, letters, editorials, essays, articles) para que os alunos tentem adivinhar, dentre aqueles que você escreveu, qual corresponde às pistas dadas pelos colegas.

Dicas (Tips) que estarão inseridas nos envelopes:

• It’s an argumentative/opinion text that can be found in newspapers and magazines, printed or online. (Espera-se que os alunos dêem respostas mais generalizadas essa informação por ser ela muito abrangente. Espera-se que eles respondam algo como: chronics; letters; editorials; essays; articles. Ao propor essa afirmação, os alunos poderão refletir acerca do tipo textual predominante no gênero que será lido e onde o gênero veicula)
  • The text brings information about the place and date in which it was written (Aqui os alunos, provavelmente, ficarão em dúvida entre: chronics, letters e editorials, mas certamente já excluirão essays e articles)
  • It refers to facts or situations that have recently happened, and newspapers and magazines published texts about them (Essa afirmação, certamente, ainda deixará os alunos em dúvida com relação aos gêneros: chronics, editorials e letters)
  • It is signed. The author identifies himself/herself. (Ao incluir essa informação, o gênero editorial ficará excluído, pois ele não é assinado por uma pessoa específica, mas representa a opinião do jornal ou revista como um todo. Dessa forma, os dois gêneros que caberão nessa afirmação serão: chronics e letters)
  • It has a definite interlocutor. It is written for specific people. (Essa informação possibilitará aos alunos pensar sobre o público-alvo do gênero que será lido. Considerando que eles estarão em dúvida sobre crônicas ou cartas, ao pensar em um interlocutor definido, é provável que eles descubram o gênero que será lido, pois as crônicas são escritas para o público-alvo do jornal ou revista em que elas veiculam (o que se trata de um público amplo) e não para uma pessoa específica, como no caso das cartas que são escritas para o editor. De qualquer forma, se eles ainda tiverem dúvida, a última dica resolverá o problema)
  • When writing this kind of text, the author intends to present his opinion/point of view about a fact, position himself about something, praise, complain, suggest changes (Aqui, espera-se que os alunos, então, identifiquem que o gênero discursivo que será lido nessa aula será a carta opinativa)

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos