Atividade para impressão - Guessing game context
Plano de Aula
Plano de aula: Artigo de opinião
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN12) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: 5 envelopes coloridos para a atividade prevista no context; 1 folha impressa do guessing game para recortar e colocar nos envelopes; artigos impressos para as atividades previstas no input e no output da aula (20 cópias de cada); folha de atividades - linking game - devidamente recortada e embaralhada (20 cópias); 20 folhas de sulfite para organização da coluna de argumentos/evidências; 20 envelopes para guardar os recortes da folha de atividades; 4 folhas de sulfite coloridas para momento do feedback.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.
Orientações: No plano 7 (ING9_04UN07) trouxemos uma proposta de leitura de artigos de opinião e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 7, sugerimos que, nesse momento, você faça uma retomada do que foi trabalhado na referida unidade. Para isso, propomos a realização de um jogo rápido - guessing game- , através do qual os alunos deverão adivinhar qual o gênero que será lido na aula. Providencie alguns envelopes coloridos e peça a cinco alunos voluntários para participar da atividade. Escreva em cada envelope uma dica acerca do texto que será lido. Peça a cada aluno voluntário que leia a dica contida em seu envelope em voz alta e peça aos demais alunos que tentem adivinhar de que gênero se trata. Anote na lousa as sugestões de respostas do alunos, de forma bem sucinta.
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Ler um artigo de opinião identificando os principais argumentos do articulista acerca da temática discutida, bem como os exemplos/evidências que fundamentam os argumentos arrolados.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar as principais opiniões do articulista acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar esta opinião.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em um slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura coletiva.
- Skim the text and identify its main subject.
- The text is about the independence of Jamaica from the United Kingdom occurred in 1962. About this fact, the author gives his opinion. What statement(s) show his opinion about the fact?
- What examples does he give to explain his positioning?
Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos aos questionamentos propostos, acesse as guidelines for the teachers.
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Ler um artigo de opinião de modo a identificar os principais argumentos e as evidências que sustentam tais argumentos.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar quais os principais argumentos do artigo, bem como as evidências/exemplos que fundamentam estes argumentos.
Orientações: Para o output, dividimos as atividades de leitura em três momentos. No primeiro momento, os alunos deverão realizar a proposta do linking game, organizando uma tabela de argumentos e evidências do texto. Em seguida, haverá um momento de feedback oral, no qual você escolherá duplas aleatórias e pedirá aos alunos que façam a leitura em voz alta dos argumentos e evidências que eles organizaram no linking game. Por fim, os alunos receberão o texto integral - o artigo completo - e farão uma leitura silenciosa. Todas as atividades sugeridas para o output deverão ser realizadas em duplas ou trios.
Para mais informações acerca das atividades previstas no output, acesse as guidelines for the teachers.
Para acesso às respostas do linking game, acesse o linking game answer key.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de artigos de opinião identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.
Orientações: Elabore um cartaz ou um mural, de modo que seja possível a visualização por parte de todos os alunos. Neste cartaz, cole quatro folhas de sulfite coloridas (conforme mostra o slide acima) e escreva apenas o pronome interrogativo da pergunta que será feita como forma de feedback da aula. Chame por quatro alunos voluntários novamente (que não sejam, de preferência, os mesmos que participaram da atividade do context) e peça-lhes que escolham uma folha de sulfite e que leiam em voz alta a pergunta à qual o pronome relativo se refere. A pergunta completa deve estar escrita atrás da folha de sulfite. O aluno lê a pergunta e os demais colegas podem respondê-la oralmente, de modo a sintetizar o que foi aprendido na aula. Enquanto os alunos respondem, você pode registrar as respostas deles no mural ou cartaz que você preparou. As perguntas sugeridas são:
- Who writes opinion articles? Espera-se que os alunos respondam algo como: It is generally written by newspaper columnists, researchers or specialists.
- Why do people write this kind of text? Espera-se que os alunos respondam algo como: This text is written in order to influence people’s mind; call people’s attention about a theme; share the columnist’s point of view about a subject .
- Where were the articles we read today taken from? Espera-se que os alunos respondam algo como: They were taken from The Gleaner, a Jamaican newspaper.
- What kind of resources did the columnists use to base their arguments on? Espera-se que os alunos respondam algo como: They used evidences/examples to base their arguments on.
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
- Google Forms.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, Whatsapp.
- Murais para exposição de trabalhos, como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é a segunda de cinco aulas sobre argumentação dentro do gênero jornalístico. Para levantar conhecimentos prévios dos alunos, crie um questionário no Google Forms com o guessing game, disponível no plano. Analise as respostas. Elas te ajudarão a direcionar a aula para os tópicos que os alunos possuem mais dificuldade. Envie também o texto da aula, para que eles possam ler com calma. Prepare um encontro síncrono para conversar sobre a atividade e apresentar o input.
Input
Em um encontro síncrono, converse com a turma sobre a atividade de context e apresente o objetivo da aula. Em seguida, apresente o slide de input e siga as instruções para trabalhar o texto. Siga os guidelines para conduzir melhor a aula.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o handout com a atividade. Utilize o output para explicar a tarefa. Combine com os alunos de entregar o trabalho assincronamente, através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, Whatsapp, Messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Você pode adicionar essas palavras em um quadro, como o FlipGrid ou o Padlet, e pedir aos alunos para contribuírem com ideias embaixo de cada palavra. Converse sobre as respostas dadas por eles, as dificuldades e o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os alunos podem pedir às famílias que dêem sugestões de tópicos polêmicos e listar argumentos e evidências sobre os assuntos. Em seguida, podem documentar os bastidores da criação e compartilhar em murais, como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Opinion article
- OUTPUT: Linking game
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Débora Izé Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes