Plano de aula: Artigo de opinião

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN12) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: 5 envelopes coloridos para a atividade prevista no context; 1 folha impressa do guessing game para recortar e colocar nos envelopes; artigos impressos para as atividades previstas no input e no output da aula (20 cópias de cada); folha de atividades - linking game - devidamente recortada e embaralhada (20 cópias); 20 folhas de sulfite para organização da coluna de argumentos/evidências; 20 envelopes para guardar os recortes da folha de atividades; 4 folhas de sulfite coloridas para momento do feedback.

Guessing game

Texto input

Texto output

Linking game

Context

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.

Orientações: No plano 7 (ING9_04UN07) trouxemos uma proposta de leitura de artigos de opinião e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 7, sugerimos que, nesse momento, você faça uma retomada do que foi trabalhado na referida unidade. Para isso, propomos a realização de um jogo rápido - guessing game- , através do qual os alunos deverão adivinhar qual o gênero que será lido na aula. Providencie alguns envelopes coloridos e peça a cinco alunos voluntários para participar da atividade. Escreva em cada envelope uma dica acerca do texto que será lido. Peça a cada aluno voluntário que leia a dica contida em seu envelope em voz alta e peça aos demais alunos que tentem adivinhar de que gênero se trata. Anote na lousa as sugestões de respostas do alunos, de forma bem sucinta.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos