Atividade para impressão - Editorial input
Plano de Aula
Plano de aula: Editorial - Diferenciar fatos e opiniões
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o terceiro (ING9_04UN08) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: editoriais impressos (sugeridas no input e output) para leitura em duplas e folha de atividades sugerida no output
Para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que eles realizem a proposta do plano 7 (ING9_04UN07) primeiro.
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula
Context
Tempo sugerido:8 minutos.
Propósito: Aquecer os alunos para a aula; levantar o conhecimento prévio deles acerca do gênero que será lido no input e output da aula.
Orientações: Leia o objetivo da aula para os alunos (constante no segundo slide do plano) e diga-lhes que durante esta aula eles farão a leitura de dois editoriais. Em seguida, de forma a construir com eles as características do gênero editorial, faça os seguintes questionamentos:
- Do you know what are the characteristics of an editorial? Espera-se que os alunos respondam algo como: it presents an accessible language; it refers to a fact that has recently happened; it is a subjective kind of text; it is an opinionative kind of text; it can be found in online and printed newspapers or magazines; it is generally not short; it is not signed as it represents the newspaper/magazine’s opinion and not the point of view of an only person.
- Who writes editorials? Why? (Espera-se que os alunos respondam algo como: although it is not signed an editorial is generally written by the newspaper/magazine editor or by columnists; they write these texts in order to influence people’s mind; persuade readers; call people’s attention to a reflexion about a theme; share the newspaper/magazine point of view about a subject)
Enquanto os alunos respondem aos questionamentos, sugerimos que você elabore no quadro ou em um slide um mind map e que vá completando o mind map com as informações dadas por eles e com outras adicionadas por você. Em seguida, peça para que os alunos anotem no caderno as informações do mind map, como forma de registro do conteúdo construído colaborativamente.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito:Ler um editorial identificando a tese principal e as marcas linguísticas que apontam para fatos e opiniões
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o modo como fatos e opiniões são apresentados no gênero editorial
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Projete o slide com as perguntas abaixo. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Em seguida, faça os questionamentos do slide oralmente. Após a discussão oral das respostas, mostre as sugestões de respostas trazidas no slide, de modo a sintetizar os apontamentos feitos pelos alunos.
Taking into consideration the genre characteristics, your background knowledge and the cognate words, skim the text in order to identify its main subject.
Espera-se que os alunos respondam algo como: the text is about Russia, that is the country which hosts the World Cup; the text approaches Russia’s social and political problems; it is about Russian foreign policies; racism and nationalism that disfigures Russian society; the international community tolerance with Russian problems.
Scan the text and find the newspaper’s opinion about Russia, the World Cup hosting country.
Espera-se que os alunos respondam algo como: The newspaper evaluates Russia as a racist country in which human rights are not respected; the country is considered an abuser of human rights.
Input
Tempo sugerido: continuação do input
What verbal resources were used to state the newspaper’s opinion?
Espera-se que os alunos respondam algo como: Figures of speech, especially metaphor and irony (Perhaps that is Mr Putin’s idea of satire, a nice twist on the old line of “a wolf in sheep’s clothing”- metaphor/ ...that disfigures Russian society, and which the authorities all too happily tolerate - irony); use of adjectives to express feelings, emotions, disappointments and to intensify ideas (The reality of Russian foreign policy is in such sharp, indeed grotesque, contrast to the civilised, cuddly image symbolised in Zabivaka, the friendly wolf adopted as the mascot of this championship) ; personal lexical choices to formulate statements (There is torture; harassment of religious minorities; violations of free trials and free speech; commonplace ill-treatment of refugees and migrants; domestic violence decriminalised and LGBT+ rights disregarded).
Input
Tempo sugerido: continuação do input
How are the facts presented in the text?
Espera-se que os alunos respondam algo como: the main topic of the text is presented in a different color of letter (in red) and works as a hyperlink (If nothing else, the Fifa World Cup in Russia proves conclusively that sport and politics, at least in certain hands, mix rather well) ; other people speech introduced by the use of indirect speech (As Boris Johnson pointed out some time ago, and wisely for a change, the celebrations in Moscow have uncomfortable echoes of the 1936 Berlin Olympics in their propaganda value)
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Ler um editorial identificando fatos e opiniões nele presentes, bem como os recursos linguísticos utilizados para introduzir fatos e opiniões no texto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os fatos e opiniões apresentados pelo jornal The Guardian e saibam reconhecer os recursos linguísticos que foram utilizados para introduzir os fatos e opiniões no texto.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Entregue uma cópia do texto completo para cada dupla. Depois, entregue para cada dupla a folha de atividades - linguistic notes - para que eles possam ler os recursos linguísticos nela elencados e buscar no texto fragmentos para exemplificar tais recursos. Calculamos 5 minutos para a leitura geral do texto, 10 minutos para preenchimento da folha de atividades e 5 minutos para partilha da leitura. Sugerimos alguns questionamentos para o momento de partilha:
What is the text talking about?
What is the newspaper’s opinion about public libraries?
What linguistic resources introduced facts in the text?
What linguistic resources introduced opinions in the text?
Para que os alunos façam a leitura do texto com objetivos previamente estabelecidos, sugerimos que você anote esses quatro questionamentos no quadro para que eles possam pensar acerca das respostas a serem dadas para cada um deles. Além disso, como forma de complementar o momento de partilha, você pode pedir aos alunos que respondam com os fragmentos que eles retiraram do texto. Alguns exemplos de questionamentos:
Can you give me an example of an opinion introduced by the use of metaphor?
Can you give me an example of a fact introduced by indirect speech?
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de editoriais, identificando fatos e opiniões neles veiculados
Orientações: Faça três questionamentos (você pode fazê-los oralmente e escrevê-los no quadro ou projetá-los no slide) e registre as respostas dadas pelos alunos, de uma maneira bem sintetizada.
Sugestões de perguntas:
What reading strategies did you use to read input and output editorials? ( Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: skimming, scanning, cognates, genre identification,background knowledge)
What linguistic resources introduced facts in the texts? (Aqui espera-se que os alunos respondam tomando como base a folha de atividades que eles preencheram. Espera-se que eles respondam algo como: facts were introduced by the use of statements in the simple present, simple past and present perfect tense; facts were introduced by the use of indirect speech).
What linguistic resources introduced opinions in the texts? (Espera-se que os alunos respondam algo como: opinions were mainly introduced by the use of metaphor, adjectives and adverbs).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
-Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é a terceira de cinco aulas sobre o gênero jornalístico. Para preparar os alunos, compartilhe o vídeo Facts vs Opinion (disponível aqui) e o texto do input (disponível aqui). Peça para assistirem ao vídeo, lerem o texto e identificarem o tipo de texto apresentado e as ideias contidas nele.
Input
Em um encontro síncrono, compartilhe com a turma o slide de input e conduza a discussão sobre o vídeo que assistiram, o editorial apresentado e os recursos persuasivos utilizados.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o handout (disponível aqui) com as perguntas. Utilize as instruções do output para explicar a atividade. Sugira aos alunos que completem a tabela, que pode ser enviada assincronamente através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, Whatsapp, messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar os estudantes a completar as tabelas e conversarem com eles sobre quais meios impressos costumam ler e quais editoriais acompanham. As informações obtidas pela pesquisa dos alunos podem ser compartilhadas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Editorial
- OUTPUT: Linguistic notes
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes